Procurar no Forum:
Responder
Novo Utilizador
sergioarrais
Registado: ‎05-01-2012

Android e as MMS! APN Portugal

[ Editado ]

Quem comprou um telemóvel Android como eu, já se deparou certamente que na hora de enviar ou receber uma MMS que é taxado para a conseguir enviar ou receber.

Mas isto não era assim, certo? Certo. Se já pagamos a MMS porque teremos que pagar agora também o serviço de dados?
Bem, isto acontece porque a Vodafone, não está a configurar os telemóveis Android com o ponto de acesso das MMS, o ponto de acesso que suporta o envio e recebimento das MMS.

Sendo assim, quem quiser enviar ou receber MMS o seu telemóvel irá utilizar automáticamente  o ponto de acesso que a Vodafone configura que é NET2.vodafone.pt. Este ponto de acesso sim a Vodafone não se tem esquecido de configurar, pois não é gratuito, tendo o preço de 1€ por dia.

O ponto de acesso das MMS "Vodafone MMS" cujo o MMSC é http://mms/servlets/mms deverá então ser configurado por todos os utilizadores de telemóveis Android, de forma a conseguirem enviar e receber MMS sem pagarem o serviço de dados, pois este é o ponto de acesso original, e gratuito, como sempre foi, apenas não vem configurado, pois compreende-se que a Vodafone prefira o outro ponto de acesso pago, ou mesmo que utilizem um aditivo de Internet com mediocres MBs semanais ou mensais.

É de lamentar que a Vodafone não configure os telemóveis Android com o ponto de acesso das MMS, visto dar tanta atenção aos telemóveis com um monte de aplicações e outras configurações.

Mas é de lamentar ainda mais profundamente que isto não seja referido aos clientes, inclusive neste fórum onde vejo os membros da Vodafone a encaminhar os clientes para aditivos e soluções que são meramente soluções de interesse capitalista.

No entanto o TPC foi feito por outros, e encontram-no no link abaixo sob a forma de uma aplicação que se chama APN Portugal.

https://market.android.com/details?id=com.androidpt.apnportugal&feature=search_result#?t=W251bGwsMSw...

A aplicação é gratuita e configura o vosso telemóvel Android correctamente com o ponto de acesso das MMS para o envio e recebimento das MMS não ser taxado, como sempre foi.

Viva à Vodafon€!

Mensagem 1 de 4 (30.222 Visualizações)
Utiliza texto simples.
Contribuinte Junior
Muldy
Registado: ‎19-12-2010

Re: Android e as MMS! APN Portugal

Tanto quanto eu sei, a plataforma android necessita da ligação de dados para enviar MMS.

Não é tão linear quanto parece, eu também já usei a aplicação que sugeres, sem reultados práticos.

Já perdi muito tempo com este problema, e tanto quanto sei, é sempre preciso uma ligação de dados para enviar/receber MMS.

Gostava que provassem que estou enganado :smileytongue:

Mensagem 2 de 4 (30.185 Visualizações)
Utiliza texto simples.
cas27
Registado: ‎21-06-2011

Boas

É verdade que não está correto a cobrança duas taxas(envio MMS + dados) no envio de  mensagens multimédia de terminais com SO Android com tarifários diferentes e/ou para outras redes;

A APN Portugal já existe a algum tempo, já a utilizei e apenas verifiquei o pagamento do envio (0,42€);

Resultados práticos a não ser que seja apenas para o envio de MMS será bom, mas em todo o caso será necessário ir a definições e escolher a opção MMS e não a Internet+MMS e sempre que desejar ir à net por qualquer razão volta às definições e ativar a Internet, não é muito prático.

Mesmo que tenhamos a opção Internet+MMS ativada e não acedemos à net existem sempre aplicações no SO Android ou outro que automáticamente fazem atualizações, ou outras atividades em background através da internet e neste caso se não tivermos um aditivo lá vai €.

Mas antes de comprar um terminal com SO Android ou outro deveremos estar conscientes do que estamos a comprar e os custos que implica, acrescentado o fato de que vale ter um terminal destes se não pudermos tirar partido de todas as funcionalidades dentro e fora de casa.

Atenção que não estou a defender ninguém nem estou do lado x ou y, é apenas a minha humilde opinião.

cumps

images.jpg         android.jpg        ios.jpg      bb.jpg      win.jpg

forum vodafone user reviews

Mensagem 3 de 4 (30.179 Visualizações)
Utiliza texto simples.
Novo Utilizador
sergioarrais
Registado: ‎05-01-2012

[ Editado ]

Como o Cas27 refere, está comprovado que funciona, como de igual forma funciona comigo, pagamos o valor da MMS apenas.

"Resultados práticos a não ser que seja apenas para o envio de MMS será bom, mas em todo o caso será necessário ir a definições e escolher a opção MMS e não a Internet+MMS e sempre que desejar ir à net por qualquer razão volta às definições e ativar a Internet, não é muito prático."

-Clicar num botão para activar a internet ou desligar parece-me bastante prático, se alguém não o acha, pode sempre continuar a pagar 1€ sempre que quiser enviar ou receber uma MMS ou então aderir a um  aditivo se está disposto a pagar tarifários que oferecem uma relação preço/quantidade de dados, irrisórios.

"Mesmo que tenhamos a opção Internet+MMS ativada e não acedemos à net existem sempre aplicações no SO Android ou outro que automáticamente fazem atualizações, ou outras atividades em background através da internet e neste caso se não tivermos um aditivo lá vai €."

-Exacto por isso convém desactivar a internet. Qual é o cliente vodafone que quer perder 1€ diáriamente por causa dessas aplicações que se actualizam automáticamente? Por tal parece-me bastante prático ter o APN para ligar e desligar o serviço de dados da internet.

É simples, quem quiser enviar MMS sem pagar extras ou aderir a aditivos basta andar com o serviço de dados da internet desactivado. Se um dia quiser aceder à internet sem ser por wi-fi, basta activar o serviço de dados da Internet, e pronto, as actualizações de programas em background só serão feitas através do serviço de dados da Internet por tal não há que contrariar o lógico.

Aliás, mesmo que não queiram utilizar o APN ou configurar manualmente o ponto de acesso das MMS, podem verificar que se não tiverem saldo no telemóvel, mas um tarifário extravaganza ou outro que ofereça as MMS gratuitas conseguirão enviar ou receber MMS na mesma com o ponto de acesso da Internet, e não pagarão o serviço de dados, no entanto irão utilizá-lo e funcionará.

"Atenção que não estou a defender ninguém nem estou do lado x ou y, é apenas a minha humilde opinião."

- Eu estou, os clientes da Vodafone.

Mensagem 4 de 4 (30.169 Visualizações)
Utiliza texto simples.