cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Contabilização de dados duvidosa

MMB
Visitante Junior
Visitante Junior
Boa tarde,
Nos últimos meses (não consigo precisar a partir de quando, mas foi desde início de 2018), que eu e mais 3 familiares temos notado uma contabilização de dados anormal comparativamente a meses anteriores. A nossa utilização não alterou.
Os tarifários são todos Yorn X 500MB.
Sabemos que existem ligações dentro de aplicações como o Facebook que levam a consumo externo, e como tal temos cuidado. Também não alterámos os APN sendo o net2 em utilização.
Ainda assim, notamos consumos exagerados.
Por exemplo, tenho printscreens dos últimos dias em que noto que só a abrir o Messenger do Facebook consumiu dados.
O envio de um anexo com por exemplo 10MB pelo WhatsApp torna-se exactamente no consumo contabilizado pela App My Vodafone. Hoje aconteceu o mais ridículo em que a contagem encaixa com o consumo da própria APP My Vodafone. Acedi ao link para os Shakes e Notificações.

Posso enviar mais informações conforme o necessário, mas isto não faz sentido nem dá descanso nem ao utilizador ocasional de internet móvel. Temos comparação com um outro operador na família que tem funcionado bem, mas não gostaríamos de mudar para já, a menos que isto não se resolva. Por favor vejam o que se passa.
3 RESPOSTAS 3

Anónimo
Não aplicável

Olá @MMB,

 

A Yorn disponibiliza 10GB para utilização em Apps gratuitas. Esta informação pode ser consultada nas condições do tarifário.
O tráfego gerado pelas apps Apple Music, Spotify, Facebook, Instagram, Snapchat, Facebook Messenger, Whatsapp, Skype, iMessage, FaceTime, Viber, Vodafone Call +, Message + e Pokémon GO está incluído no tarifário e por isso não é descontado do teu pacote de MB.

No entanto, alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário.
Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, não tendo plafond do plano disponível algumas apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.
Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações. 

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

MMB
Visitante Junior
Visitante Junior
Olá Marta, Compreendo o que me está a transmitir e estou a par das aplicações que fazem parte do plafond de 10 GB. Também já me tinha ocorrido que actualizações de aplicações poderiam gerar uma incorrecta identificação de tráfego ou algo do género e compreendo o que me está a transmitir. Ainda assim, o que pretendo demonstrar é que na nossa utilização (na minha em particular uma vez que posso ver no momento os dados) tenho notado que a maioria, se não todo, o tráfego gerado pelas apps do plafond de 10GB é contabilizado. Os exemplos que escrevi são apenas alguns. Verifiquei 1-abrindo a app My Vodafone, 2-efectuando a acção numa app incluída, 3-abrindo novamente a My Vodafone: -Transferência de anexos no Whatsapp desconta dados (conversas não me foi possível perceber pois é texto e consome menos); -Conversas no Messenger do Facebook, com imagens anexas (sem links); -Spotify Premium, em que uma viagem foi um bom exemplo. (200MB de música foram 200MB descontados... com isto fiz uma chamada para o apoio a cliente em que me disseram para me deslocar a uma loja oficial) Ou seja, a informação que me está a transmitir até pode estar correcta, no entanto o tarifário assim não cumpre a sua função de parcialidade de apps, se, por exemplo, apenas 20% do tráfego da apps incluídas for capturado correctamente. Assim mais vale ter por exemplo um tarifário com 5GB neutros do que 500MB + 10GB actuais. Fui também consultar à página da My Vodafone a secção das "Última Comunicações" e verifiquei os dados entre dia 01 e 08/09/2018. O somatório total (incluindo entradas "Vodafone") dá 22070KB (+/-21.55MB) que se subtrairmos aos 500MB deveria deixar a sobrar 479MB. Neste momento tenho na app 466MB. (após isto foi activado um prémio Shake de 5GB) Não sei o que posso estar a ver mal, mas assim sendo vamos procurar alternativas.

MMB
Visitante Junior
Visitante Junior
Após situação reportada via loja, e via mensagem privada aqui no fórum a Vodafone confirmou que efectivamente se verificaram contabilizações erradas por múltiplas vezes. Creio que a Vodafone agiu bem nas respostas posteriores que teve, e creditou os valores que várias vezes foram descontados incorrectamente (€ e MBs) nos números onde tal se verificou. Infelizmente, continua a falhar no ponto fonte dos problemas, uma vez que a má contabilização continua a ocorrer... mais uma vez foi necessário ligar e demonstrar que coisas como Spotify Premium, anexos WhatsApp e Yorn Shakes (ligação da app MyVodafone) estavam a descontar tráfego dos 500MB neutros (Yorn X) em vez dos 10GBs de onde deveriam sair. Havendo/descobrindo um tarifário/operadora que permitam ter algum descanso de utilização por um preço razoável, mesmo para utilizadores moderados que é o nosso caso, teremos todo a vontade de mudar. Por exemplo, sei que é noutro país, mas é um óptimo exemplo de bons tarifários. A operadora GiffGaff do Reino Unido tem tarifário de 3GB NEUTROS e sem roaming real, por 10£. Se tivermos algo do género cá por preços de 12€ é um grande opção, pois a Vodafone não demonstra capacidade de manter a contabilização de aplicações em pacotes de dados separados. Um dos nossos familiares mudou para NOS WTF e não tem tido tais problemas. Pessoalmente não tenho tido descontos de €s a mais no meu tarifário, pois tenho usado maioritariamente um hotspot MEO de 3GB que serve para a minha utilização e sobra.