Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Aditivos e Internet Móvel

Aditivos internet activados sem consentimento.

Visitante Junior

Bom dia, 

O que me leva a vir aqui reclamar é o facto de achar que é um acto abusivo, desta e de outras operadoras activarem automáticamente os aditivos de internet sem que o cliente o solicite.

O que se passou comigo, passa-se com a generalidade das pessoas com dados móveis. Quando o plafon contratado acaba é automáticamente activado um aditivo, que no meu endenter, tem um preço elevadissimo. 

Segundo a Vodafone não é possível desactivar esse serviço, mas é possivel activar um aditivo sem o consentimento do próprio utilizador, estranho!!!

Dizem também que, o utilizador é avisado por uma mensagem da app my Vodafone que atingiu os 80%, comigo nunca aconteceu.

Mais estranho é que se  um tarifário pré-pago, e não tiveres saldo disponivel, o aditivo não é activado. Pergunto eu, se neste caso o serviço não é automaticamente activado, porque é que num serviço onde pagas ao fim do mês é? Simples, porque eles sabem que no fim vais ter mesmo de pagar. Dado isto pergunto, é assim tão complicado arranjarem forma de ser o cliente a solicitar o aditivo? Não será esta prática abusiva? Na minha opinião sim. 

Mostrar mais
8 RESPOSTAS 8
Antigo Moderador

Olá @Filipemfp

Ao esgotares o tráfego disponível no tarifário, é ativada a tarifa base de acesso. Esta é uma característica de todos os tarifários Vodafone. Nos números pré-pagos, uma vez que o pagamento é efetuado assim que a ativação é feita, caso não exista saldo suficiente, não é procedida a operação, ao contrário dos tarifários pós-pagos, onde o pagamento é efetuado no fim do ciclo.

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais
Highlighted
Visitante Junior

Muito bem explicado João, é uma caracteristica comum em todos os tarifários, mas não devia. O cliente deveria ter o direito de escolher se queria ou não activar o dito aditivo, vejamos o meu caso, eu ultrapassei o meu plafon e foi-me accionado um plafon extra de 200MB por 2.99€, mas caso eu quisesse/pudesse, poderia escolher por 3€ adiquirir mais 500MB, mas não, a vodafone sente-se no direito de activar automáticamente esse aditivo. Isso não é correcto meu caro João. Se tenho essa opção de escolha na app da vodafone, porque é que não me activaram o aditivo dos 500MB em vez dos 200MB???

Mostrar mais
Ultra Sábio

@Filipemfp O que é correto ou não, não interessa.

Quem decide as condições dos tarifários é o operador.

Da próxima lês as condições antes de aderir senão qualquer dia vendes a alma ao diabo.

Mostrar mais
Visitante Junior

Espera, não entendi.
"O que é correcto ou não, não interessa"
Esta não entendi, sinceramente preocupa-me este tipo de comentários.
Permite-me discordar, se não é correcto, não deveria ser praticado, ponto final. Se o é, é com a conivência de todos nós e de quem regula este tipo de serviços.
Confesso que não li porque parto do principio que a Vodafone é uma empresa séria e que não pratica este tipo de "trapalhice", mas agora confesso que vou passar a ter mais cuidado, terei também de ter mais tempo, pois o texto normalmente é grande e com aquelas letrinha convém levar uma lupa ou óculos de aumento, ou então peço ao vendedor que leia. Talvez não seja pior.

Uma observção @LockjaW, conforme o João escreve, é uma caracteristica comum em todos os tarifários da vodafone, logo não há grande escolha. 

Mostrar mais
Moderador

Olá @Filipemfp

A renovação automática do pacote de dados, é uma condição do tarifário RED, podendo confirmar esta informação aqui. Como referido: "Uma vez esgotado o pacote de dados, e para que possa continuar a aceder à internet, ativamos automaticamente um pacote de 200 MB por €2,99. Este pacote fica disponível até ao final do corrente ciclo de faturação. Quando esgotar este pacote é ativado outro pacote de 200 MB por mais €2,99."

Relembramos que quando o Cliente adere a um tarifário, está a aceitar todas as suas condições. 

A Vodafone disponibiliza ainda ao Cliente, formas para que este consulte a quantidade de dados já utilizada, como por exemplo, o My Vodafone. 

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Mostrar mais
Visitante Junior

Bom dia @JoãoR_Vodafone,

Eu sei que a renovação automática é uma condição do tarifário RED e não só, como já foi dito aqui, é de todos e não só deste.

Já que insistem nesse aspecto, gostava que me explicassem, porque é que activam um aditivo de 200MB por 2,99€ se o cliente tem a sua disposição, e neste caso, se quiser, um pacote extra de 500MB por 3€, isto é, o cliente pode optar por COMPRAR por mais 0,01€ 300MB, isto não é um aburdo???

Eu sei que ao assinar, que estou a concordar com as condições, mas o facto de assinar, não quer dizer que concorde com elas todas, o que eu quero dizer é que discordo completamente com esta "trafulhice", só isso.

Eu até posso ser um tipo distraído e nem me apreceber que estou a ultrapassar o limite, e como já disse anterimente, a mim nunca me aconteceu ser avisado pela app de que estou atingir os 80% do meu limite, conforme voçês dizem nas ditas condições que o cliente aceita.

Até nisso de a vodafone disponibilizar formas de o cliente consultar a quantidade de dados utilizada está mal, porque a aplicação não faz uma actualização instantânia, ou estarei errado?

Mostrar mais
Antigo Moderador

Olá @Filipemfp

A ativação de 200MB por €2,99 é uma característica do próprio tarifário, após ter esgotado o seu plafond, pelo que os 500MB por €3 é um Aditivo de Internet que o cliente pode subscrever.

Relativamente à App, esta é atualizada quando é terminada a ligação de dados, contudo caso esteja uma ligação a decorrer, a informação apresentada poderá não estar correta, uma vez que está a ocorrer transferência de dados nesse preciso momento.

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais
Visitante Junior

Olá @João_Vodafone,

Tá viste que esta conversa não me vai levar a lado nenhum. 

Aquilo que escreve não faz sentido nenhum, sem o cliente o querer, voçês cobram ao cliente 2.99€ por uns míseros 200MB, mas se o cliente quiser pode comprar o mesmo aditido por apenas mais 0,01 € os 500MB.

Isso é querer fazer o cliente de otário, deixem-se de tretas, onde é que isto tem lógica, digam lá. 

Tem alguma lógica, o cliente não se pareceber e passar 1kb que seja, está logo a pagar mais 2,99€, quando, caso pretenda, pode comprar pelo mesmo valor mais do dobro que aquilo que voçês dizem ser uma caractristica do tarifário. Não me lixem....

Mostrar mais