cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Cobrança indevida(?) durante a utilização dos dados móveis em roaming

katharina24
Novo Utilizador
Novo Utilizador

O meu tarifário é Yorn X 1gb que tem 4,21 gb disponíveis em roaming. Estou a viver na Letónia há mais de seis meses e nunca me foi cobrado dinheiro por utilizar os dados móveis (à exceção de quando atinjo o limite) e há três semanas para cá que a Vodafone decidiu cobrar-me dinheiro por utilizar os dados móveis, apesar de nunca ter atingido os limites de dados móveis em roaming. Da primeira vez que me cobraram (no dia 19/09) tinha apenas alguns centimos no meu saldo, por isso a VDF apenas me retirou esse dinheiro que tinha. Da segunda vez (29/09), numa viagem à Estónia, retiraram-me 2,02 euros. Nessas duas vezes recebi uma mensagem a dizer "Este acesso à internet tem o custo de 0,246 EUR/mb". No entanto, quando viajo para outro país na mensagem que normalmento recebo diz que o custo dos dados móveis após atinjir o limite de 4,21gb é de 0,0055 eur/mb. Por isso não percebo, porque é que me estão a cobrar um valor totalmente diferente; não percebo porque é que me estão a cobrar esta quantia, quando tenho 4,21gb incluídos no tarifário e quando eu não atingi o meu limite de dados; e, também, não percebo porque é que não me avisaram com antecedência acerca desta cobrança.
Para além disso, quando consulto as minhas últimas comunicações do mês de setembro na app MyVDF, apenas a segunda cobrança de saldo aparece na lista de últimas comunicações.
Nas imagens seguintes é possível ver as mensagens que a VDF me enviou e a quantia que a VDF me cubrou.

NasScreenshot_20190930-173427.pngScreenshot_20190930-173505.pngScreenshot_20190930-174248.png

1 RESPOSTA 1

JoãoR_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @katharina24

 

Chamamos à atenção para as condições do Yorn X em Roaming, que pode consultar no site

 

Estas indicam o seguinte: "No Espaço Económico Europeu (EEE), que inclui os países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega, as comunicações de voz, sms, mms e videochamadas efetuadas são taxadas de acordo com o tarifário em Portugal para outras redes nacionais e as comunicações recebidas são gratuitas. 

 

O consumo de dados em roaming no Espaço Economico Europeu fica sujeito a uma Politica de Utilização Responsável (PUR).

Atualmente, no tarifário Yorn X 1GB a PUR é de 4,21GB, no tarifário Yorn X 5GB, a PUR é de 6,10GB e no tarifário Yorn X 10GB, a PUR é de 7,62GB.

 

Caso o consumo em roaming e presença no Espaço Economico Europeu sejam superiores ao consumo e presença em Portugal e noutros países fora do EEE (>50%), nos últimos 4 meses, a Yorn reserva-se ao direito de aplicar as seguintes sobretaxas (sem IVA) em roaming no EEE:
- €0,032/min, para chamadas efetuadas, com taxação aos 30 segundos iniciais e depois ao segundo.
- €0,01/SMS, para cada SMS enviado
- €0,0045/MB, para utilização de dados, com taxação ao KB.

 

Caso sejam aplicadas as sobretaxas acima indicadas, as tarifas máximas aplicáveis (sem IVA) de roaming são:
- €0,19/min, para chamadas efetuadas, com taxação aos 30 segundos iniciais e depois ao segundo
- €0,06/SMS, para cada SMS enviado
- €0,20/MB, para utilização de dados, com taxação ao KB."

 

Obrigado, 

JoãoR_Vodafone