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Solução

Dados Móveis (Yorn X 1GB)

fsvaranda
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Bom dia,

Apesar de ter o tarifário yorn X (1GB), faço uma utilização cuidada dos dados móveis e tento sempre monitoriza-los. Como tal, e visto que tenho aplicações "gratuitas" (que são as que mais utilizo), reparei ontem (dia 4) que tenho cerca de 250MB utilizados este mês e não percebo como. Atendendo à utilização de dados móveis disponibilizada pela android (referente a este mês de NOV de 2018), tenho, por ordem decrescente de utilização:

- instagram - 150MB (supostamente gratuito)
- My vodafone - 50MB (supostamente gratuito)

- Spotify - 5 MB (supostamente gratuito) 

- Twitter - 3 MB (não gratuito)

- 3 MB Facebook (supostamente gratuito)

- 1,5 MB - Google Chrome (não gratuito)
- Outras aplicações com dados utilizados inferiores a 1 MB.

Como tal e calculando os dados totais de aplicações com "dados não gratuitos", a minha utilização deveria rondar aos 10MB max e encontra-se nos 250MB utilizados. Também sei que o facebook tem várias extensões agregadas e poderia eventualmente estar a gastar dados moveis pensado que estariam cobertos pelo pacote de aplicações "gratuitas" mas, como poderá comprovar numa das fotografias anexadas, não tenho nenhuma aplicação com tal gasto de dados móveis. Já os dados referentes à utilização no youtube, tenho 5 GB disponíveis.

Liguei para o 1214 para resolver a situação e a única indicação que me deram foi que a utilização de dados não tinha nenhuma anomalia e para eu ir a uma loja vodafone verificar se o meu telemóvel está a trabalhar corretamente, o que eu acho um absurdo uma vez que o telemóvel nunca teve problema nenhum, é relativamente recente e vocês têm acesso à minha utilização de dados e conseguem verificar que se trata de um problema vosso.

O mês passado acabei por ultrapassar o limite de dados móveis de 1 GB pois não estive tão em cima da situação e não os monitorizei como deveria mas atendendo à utilização mensal que costumo fazer diria que o limite de 1GB foi ultrapassado devido a este problema e não por utilização minha. 

Em suma, estou muito limitado ao uso de dados móveis e já paguei  chamada e 1 pacote de 100MB de dados móveis devido a um problema da vodafone. 

 

 

 

Aguardo resposta,

Francisco Varanda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 RESPOSTAS 7

fsvaranda
Novo Utilizador
Novo Utilizador

O upload de imagens não está a ser possível pelo que tentarei novamente mais tarde colocar aqui as fotos comprovativas daquilo que referi em cima. (erro: já carregou 5 fotografias nesta janela de 24horas)

Anónimo
Não aplicável

Olá fsvaranda,

A contagem feita pelo equipamento e a contagem feita pelo tarifário são distintas.

Estes contadores são pequenos aplicativos nos telefones que permitem ajudar o cliente a controlar os consumos que faz de dados. Para que consiga fazer uso das mesmas, deve adequar a contagem que é feita a alguns fatores correspondentes ao seu serviço móvel e à forma como ele funciona, para que este aplicativo possa dar alguma informação útil e não informação totalmente desfasada das condições aplicadas pelo operador.

Atenção que a informação que pode ser considerada correta é sempre a indicada pela Vodafone no My Vodafone, onde todas as regras e condições são respeitadas na apresentação da informação ao utilizador.
Ciclo de faturação/renovação dos contadores – Deve, dentro do possível, acertar a contagem que é feita pelo telefone, alterando o ciclo de renovação dos pacotes de dados no mesmo dia em que isso acontece no fornecedor de internet. 

Estes aplicativos desconhecem as regras de faturação do fornecedor de serviço. Se um plano é faturado em blocos de 1MB, o aplicativo só conta os dados que foram gastos e não um bloco de 1MB inteiro, que é o que aparece na fatura, e que é contado do lado do operador, tal como as regras do serviço do cliente.
A não contagem de alguns URL´s para efeito de acumulação nos consumos, exemplo o serviço de MMS que não acumula no consumo de dados (contagem Vodafone), mas que é contado pelo equipamento como mais dados gastos a enviar e receber informação. 

Processos de manutenção da ligação estão tipicamente excluídos de contagem do lado do operador, mas os contadores do telefone não sabendo dessa regra do lado do operador contam todo esse tráfego.

Relembramos que o acesso dos dados móveis deve ser feito através da apn net2. e que os link's abertos dentro das apps são contabilizados do plafond principal.

De forma a que possamos analisar o seu serviço, pedimos que através de mensagem privada no envie o seu número, nome e morada completos, caso este não esteja identificado, valide-nos o PIN original.


Obrigada,
Marta_Vodafone

Bom dia,
Pela aplicação my vodafone, é indicado que gastei 230 MB dos dados móveis o que não corresponde à utilização de dados móveis que realizei. Enviarei por mensagem privada os dados

Anónimo
Não aplicável

Respondemos à sua mensagem privada, pedimos que valide.

 

Obrigada,

Marta_Vodafone 

Tenho exactamente o mesmo problema. Tenho subscrito o Spotify Premium e detectei exactamente a mesma “fuga” de dados do plano geral em vez de serem descontados do plano das apps. Não usei aplicativos nem contadores. Apenas o contador da myvodafone antes e depois de usar o Spotify pela 4G.
Resumindo, há dados das apps que não estão a ser descontados do plano onde pertencem...

Boa noite, No meu caso foi com a utilização do instagram e facebook. Logo após ter reportado a situação aqui no fórum e após ter entrado em contacto com a linha de apoio da vodafone, o problema ficou resolvido em menos de 24h (apesar de não me ter sido comunicada nenhuma alteração ou resolução do problema em questão). Não deixa de ser revoltante o facto de termos de ser nós clientes a cobrir o custo de 1 chamada para a linha de apoio da vodafone para resolver um problema cuja culpa é única e exclusivamente da operadora. No entanto, aconselho-o a entrar em contacto com a vodafone de modo a que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível uma vez que está a pagar por um serviço e este não estar a corresponder ao expectado. Cumprimentos.

Anónimo
Não aplicável

Olá @davidjoferreira

 

Para podermos verificar se existe alguma incoerência no consumo de dados, indique-nos por mensagem privada o seu número de telefone, nome do titular e morada completa.

 

Para tal, basta aceder ao perfil de um dos moderadores e clicar em "Enviar uma mensagem privada". Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone.

 

Recordamos que deve ter a apn net2 devidamente ativa no seu equipamento para a correta contabilização dos consumos.

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone