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Solução

Dados Moveis | Contabilização Errada

This4You
Visitante Junior
Visitante Junior

Boa tarde,

 

Antes de mais, quero deixar claro que tenho noção da existência dos 10GB, associados ao trafego gratuito das apps, e tenho forma de comprovar ( prints ) que poderei fazer via mensagem privada.

 

"O tráfego gerado pelas apps Apple Music, Spotify, Facebook, Instagram, Snapchat, Facebook Messenger, Whatsapp, Skype, iMessage, FaceTime, Viber, Vodafone Call +, Message + e Pokémon GO está incluído no tarifário e por isso não é descontado do teu pacote de MB."

 

Tenho o Tarifario Yorn x 500mB, que inclui as apps referidas em cima dentro do 10gb. Tenho sempre a opção de poupança de dados activa no telefone de modo a preservar ao maximo os 500mb para o mês, apenas deixando as apps que estão incluidas no pacote ( spotify, whatsapp e messenger).

 

Reparei que na primeira semana deste mês tinha gasto 80% do meu pacote, o que me fez pré-definir a data inicial do contador de dados do telefone a como (9-jan, hoje) de modo a descobrir exactamente o que era descontado do meu pacote de 500mb.

 

As 00:00 do dia de hoje tinha 70MB, depois da comuta diaria para o trabalho, apenas com spotify e uso parcial do instagram, no final da manha tinha 0mb no meu pacote. ( Notar que estas aplicações estão incluidas no meu pacote de 500mb, mas desconta dos 10gb) 

 

Resumindo, é dia 9 e já estou sem dados moveis utilizando apps "gratuitas" que renovam em 23 dias e quero que este problema seja resolvido. ( poderei enviar os referidos prints via mensagem privada

 

Quero frizar que todos os problemas que tive na vodafone foram resolvidos com rapidez e eficiência por parte da equipa, deixando claro o meu apego pela equipa e serviço por detrás da vodafone, mas se este problema for recorrente, serei obrigado a mudar de operadora.

 

Obrigado,

Diogo Martins

 

 

18 RESPOSTAS 18

Anónimo
Não aplicável

Olá @This4You,

 

A contagem feita pelo equipamento e a contagem feita pelo tarifário são distintas.

Estes contadores são pequenos aplicativos nos telefones que permitem ajudar o Cliente a controlar os consumos de dados. Para que consiga fazer uso das mesmas, deve adequar a contagem que é feita a alguns fatores correspondentes ao seu serviço móvel e à forma como ele funciona, para que este aplicativo possa dar alguma informação útil e não informação totalmente desfasada das condições aplicadas pelo operador.

Estes aplicativos desconhecem as regras de faturação do fornecedor de serviço. Se um plano é faturado em blocos de 1MB, o aplicativo só conta os dados que foram gastos e não um bloco de 1MB inteiro, que é o que aparece na fatura, e que é contado do lado do operador, tal como as regras do serviço do cliente.

Processos de manutenção da ligação estão tipicamente excluídos de contagem do lado do operador, mas os contadores do telefone não sabendo dessa regra e contam todo esse tráfego.

A não contagem de alguns URL´s para efeito de acumulação nos consumos, exemplo o serviço de MMS que não acumula no consumo de dados (contagem Vodafone), mas que é contado pelo equipamento como mais dados gastos a enviar e receber informação. 

A informação que pode ser considerada correta é sempre a indicada pelo My Vodafone, onde todas as regras e condições são respeitadas na apresentação da informação ao utilizador. Ciclo de faturação/renovação dos contadores – Deve, dentro do possível, acertar a contagem que é feita pelo telefone, alterando o ciclo de renovação dos pacotes de dados no mesmo dia em que isso acontece no fornecedor de internet. 

 

A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede, pelo que tendo existindo essa taxação, é porque o seu equipamento fez ligação via dados móveis. 

Alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário.
Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, não tendo plafond do plano disponível algumas apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.
Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

This4You
Visitante Junior
Visitante Junior

"A contagem feita pelo equipamento e a contagem feita pelo tarifário são distintas"

 

Obrigado Marta, mas eu tenho perfeita consciencia de que o contador do equipamento é diferente do contagem feita feita pela app da vodafone "My Vodafone". A questão é, porque é que o Spotify está a contabilizar dados do meu pacote apesar de ainda ter trafego gratuito ( dentro dos 10gb ).

 

Não deveria ter que de voltar a referir que tenho perfeita noção da existencia de applicações a correr em background ( mas estas consome cerca de 10kb por dia se tanto), e o modo poupança dados é possivel remover esta actividade secundária.

 

 

 

Anónimo
Não aplicável

Apenas é contabilizado a streaming de música no Spotify, toda a restante utilização é descontada do plafond principal. Além desta app, nas restantes aplicações, como indicámos na mensagem anterior, "poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário.
Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações.".

 

Não verificamos qualquer erro na contabilização, no entanto encaminhámos para uma análise mais interna.

A área em questão irá acompanhar e verificar o seu consumo e caso detete algum erro\incoerência será efetuada a correção.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

This4You
Visitante Junior
Visitante Junior

"Apenas é contabilizado a streaming de música no Spotify" " A área em questão irá acompanhar e verificar o seu consumo e caso detete algum erro\incoerência será efetuada a correção."

Marta, este problema tenho sentido nos ultimos meses, mas este mes tem excessivo para quem tem apenas 500mb e usa apps gratuitas no pacote. Garanto que estaria a perder o meu tempo e o seu neste assunto caso achasse redundante e desnecessario, sendo utilizador vosso á mais de 1 ano e apenas ultimanente tenho sentido excasses nos dados moveis, ou seja, alguma coisa deve de estar errada. Agradeço, no entanto,  a sua cooperação e que tenha encaminhado para uma analise interna.

 

Em baixo deixo um link para uma pasta google drive com 3 imagens para perceber o meu lado e onde quero chegar ( erros no carregamento das imagens no forum não me deixa outra opção)

 

Tendo o spotify gratuito, a unica duvida que teria seria referente a anuncios mas não é o caso visto que oiço apenas podcasts.

 

https://drive.google.com/open?id=1MmsX5GJyt_FzJU6oJLlkBygsZ-gPwLPI

 

Volto a repetir, dia 9 de janeiro, fiz "reset" no contador do telefone para apenas servir de medidor de que apps estavam a ser consumidas nesse dia, e mediante esse valor, comparar na app do "my vodafone".

 

 

This4You
Visitante Junior
Visitante Junior

Tenho visto mais pessoas neste forum com este problema, um utilizador MMB, titulo "

Re: Contabilização de dados duvidosa "

 

Este tipo de topicos tem me ajudado a perceber que não é o meu problema mas sim da vodafone.

O que ainda mais me supreende é existir já pessoas com soluções e ainda existir problemas.

 

"Olá Marta, Compreendo o que me está a transmitir e estou a par das aplicações que fazem parte do plafond de 10 GB. Também já me tinha ocorrido que actualizações de aplicações poderiam gerar uma incorrecta identificação de tráfego ou algo do género e compreendo o que me está a transmitir. Ainda assim, o que pretendo demonstrar é que na nossa utilização (na minha em particular uma vez que posso ver no momento os dados) tenho notado que a maioria, se não todo, o tráfego gerado pelas apps do plafond de 10GB é contabilizado. Os exemplos que escrevi são apenas alguns. Verifiquei 1-abrindo a app My Vodafone, 2-efectuando a acção numa app incluída, 3-abrindo novamente a My Vodafone: -Transferência de anexos no Whatsapp desconta dados (conversas não me foi possível perceber pois é texto e consome menos); -Conversas no Messenger do Facebook, com imagens anexas (sem links); -Spotify Premium, em que uma viagem foi um bom exemplo. (200MB de música foram 200MB descontados... com isto fiz uma chamada para o apoio a cliente em que me disseram para me deslocar a uma loja oficial) Ou seja, a informação que me está a transmitir até pode estar correcta, no entanto o tarifário assim não cumpre a sua função de parcialidade de apps, se, por exemplo, apenas 20% do tráfego da apps incluídas for capturado correctamente. Assim mais vale ter por exemplo um tarifário com 5GB neutros do que 500MB + 10GB actuais. Fui também consultar à página da My Vodafone a secção das "Última Comunicações" e verifiquei os dados entre dia 01 e 08/09/2018. O somatório total (incluindo entradas "Vodafone") dá 22070KB (+/-21.55MB) que se subtrairmos aos 500MB deveria deixar a sobrar 479MB. Neste momento tenho na app 466MB. (após isto foi activado um prémio Shake de 5GB) Não sei o que posso estar a ver mal, mas assim sendo vamos procurar alternativas. "

 

 

 

aproveitando este tópico

também estou com um problema semelhante, acabei de adicionar o music pass do tarifário vodafone you

e daquilo que verifiquei a usar a app spotify, dos cerca de 170 mb em streaming de musica (nada de actualizações ou tretas do genero), cerca de 100 mb foram descontadas no plafond das apps gratuitas e cerca de 70 gastos no plafond do tarifário que é de 1 GB. Ora esta divisão de trafego não faz qualquer sentido, como tal gostaria que rectificassem esta situação.

 

Obrigado

Olá @MotorBreath

 

Envie-nos uma mensagem privada com o número de telefone, juntamente com nome e morada do titular para podermos verificar. Caso o número não esteja identificado, necessitamos do PIN original ou PUK.


Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".   


Obrigado
JoãoR_Vodafone

Boa noite, @JoãoR_Vodafone

 

Visto que o meu problema continua sem resolução, da mesma forma como a Utilizador em cima, irei enviar-lhe uma mensagem privada.

Eu estou com o mesmo problema as app que gastam dados do plafond são o Spotify e o Netflix estas duas app a mim e a mais dois amigos em telefones diferentes com o mesmo tarifário neste caso tenho yornx 1 GB, ando desde que fiz este tarifário a tentar resolver este problema e ninguém resolve , por duas vezes que fui a loja onde confirmei em conjunto com os colaboradores o consumo desses dados " onde foi concordado com os colaboradores que esses dados estavam a ser descontados do meu plafond de 1 GB" mesmo assim a situação tem sido inúmeras vezes reportada e reclamada e ninguém resolve da parte da Vodafone a resposta é sempre a mesma que me vai analisar os consumos de dados e após 48 h ligam a dizer que não notaram nada de anormal nos consumos eu oiso cerca de 3 a 4 músicas em striming do Spotify e lá vão 100mb a vida , conclusão após tanto tempo ninguém sequer identifica o problema quanto mais o resolve ,não me deixa alternativa a mim e a mais dois amigos com a mesma situação em mudar de operadora , da última vez que recebi uma chamada com a suposta conclusao do meu problema a colaboradora ainda diz " poderá sempre trocar para o tarifário superior Yorn x5gb " onde lhe perguntei porquê ?! Visto ter 10gb para gastar nestas aplicações nomeadamente Spotify . Deu me a entender com isto de me querer mandar areia prós olhos . Mais digo que tenho as chamadas todas gravadas com a Vodafone no meu dispositivo