cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Dados móveis extra disponibilizados (100 MB), custando 1,99 €, sem os ter solicitado!

jclrr
Visitante Junior
Visitante Junior

Boa noite,

 

Hoje, dia 18/02/2022, às 21:52, e sem sequer estar a utilizar o meu telemóvel, além de o ter ligado ao Wi-Fi de casa, com ligação à internet, e não é a da Vodafone, recebi 1 SMS a indicar o seguinte:

 

100 MB de dados móveis extra disponibilizados por 1,99eur, válidos por 5 dias.

 

Não tendo solicitado nada, além de estar com o Wi-Fi ligado, e tendo inclusive  tirado para todas as aplicações a utilização dos dados móveis, além de ter barrado no telemóvel a opção de permitir dados móveis, queria saber qual o motivo para esta disponibilização indevida, dado não a ter requerido, e exijo que me sejam repostos os 1,99 € do meu cartão pré-pago, dado não ter solicitado, além de não ir usar os 100 MB que me foram atribuídos sem eu estar a utilizar o telemóvel, basta usar o meu Wi-Fi de casa com ligação à internet!

 

Aguardo vossa resposta e acção para o problema reportado.

 

Caso necessitem de mais dados, não hesitem em contactar.

4 RESPOSTAS 4

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá jclrr

 

Mesmo com o wi-fi ligado, algumas apps, serviços ou mesmo o sistema operativo, podem efetuar a ligação de dados móveis automaticamente para a sincronização ou atualização

 

A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede. 


Como condição comum a todos os tarifários pré-pagos, quando é esgotado o plafond mensal do tarifário ou não tem tarifário ou aditivo com dados móveis incluídos, é aplicada automaticamente a tarifa de internet móvel, quando existe acesso aos dados móveis, não sendo possível o seu cancelamento.

 

tarifa de internet móvel tem um custo de 1.99€ e oferece um pacote de 100MB válidos por 5 dias. 

 

Caso esgote os MB incluídos antes dos 5 dias, é automaticamente ativado um pacote extra de 50MB com um custo de €1,05.

 

Esta informação está também presente nas condições do seu plano.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

Olá @BrunoF_Vodaf… ,


Boa tarde, mas peço desculpa dizer, mas a sua resposta não tem nenhum sentido.


Pelo que diz, todos os utilizadores, mesmo que não tenham feito qualquer solicitação de dados móveis, estariam sempre lixados por a Vodafone lhes estarem sempre a tirar algum dinheiro, através da disponibilização de dados extra móveis, e assim sendo, continuo a não perceber como é que a Vodafone ainda tem clientes!


Quando comprei o meu novo telemóvel, de início também me foi enviado o mesmo SMS, e isto porque pura e simplesmente, não tinha feito nenhuma configuração no telemóvel, para desligar o uso de dados móveis em todas as APPs, e só algumas agora é que acedem via Wi-Fi, não são todas, dado não precisar, e aí, aceitei o gasto e segui em frente.


No dia 18/02/2022, e sem estar a mexer no telemóvel, fiquei deveras surpreendido com o SMS que recebi e com o valor que me foi tirado do meu cartão pré-pago, e por isso é que coloquei aqui este tópico, mas confesso que não gostei do suporte por vós prestado, via fórum, e assim, só me restavam 2 opções:


1 - Pedir para barrar o acesso a dados móveis extra para aceder à internet

2 - Deixar de ser cliente da Vodafone


Deixo só aqui 1 pergunta: se eu estivesse numa situação aflita, e nessa altura, tivesse recebido o SMS que recebi no dia 18/02/2022, e ao terem-me tirado 1,99 €, ficasse sem saldo no meu cartão para fazer 1 telefonema, a Vodafone assumia a responsabilidade? Escusam de responder, dado já saber a resposta que terá bastante irresponsabilidade vossa...


Dado o vosso suporte, via fórum, não resolveu a situação, tive que me deslocar no dia 19/02/2022 a 1 loja da Vodafone, no Centro Comercial Vasco da Gama, tendo resolvido a situação, ou seja, foram-me devolvidos os 1,99 € que erradamente me tiraram, além de me terem também mostrado 1 hipótese que não sabia para evitar gastar dados móveis, lá consegui o que queria, pena foi vocês através daqui não fizessem nada, mas bastava dizer isso na resposta, que eu compreendia e não fazia esta resposta, mas dado o que disseram, não me restou outra alternativa.

 

Podem encerrar este problema, não através da solução que deram através do fórum, mas e sim, pelo apoio que a loja da Vodafone no Centro Comercial Vasco da Gama me providenciou, e que evitou fazer 1 das 2 alternativas que acima mencionei.

 

Cumprimentos.

Olá @jclrr

 

Desde já, lamentamos a sua insatisfação.

 

Recordamos que esta tarifa apenas é aplicada quando existe, de facto, a ligação.Estas ligações podem ser feitas diretamente pelo equipamento, devido a atualizações, sincronizações de apps, serviços e sistema operativo. Alertamos, neste sentido, que existem várias aplicações que consomem dados mesmo quando não está a utilizar o telemóvel, pois fazem constantes atualizações e originam o envio de notificações.

 

Uma vez que foram identificadas situações em que dispositivos registados em 4G, apesar de terem dos Dados Móveis desligados no terminal, enviam tráfego para a rede, recomendamos que utilize a APN http://net2.vodafone.pt em vez de http://internet.vodafone.pt pois esta última apresenta mais susceptibilidade a este comportamento. Para configurar a APN corretamente, pode consultar os manuais online: https://manuaisonline.vodafone.pt/, selecionando a marca e modelo do seu equipamento, em seguida "Conectividade" e clicando em "Configure o telefone para Internet".

 

Na página de detalhes do seu tarifário na secção "Como funciona", abaixo de "Internet no telemóvel", está explícita esta condição, de que pode aceder à Internet no telemóvel em qualquer altura (em Portugal e no EEE), aplicando-se a Tarifa Internet Móvel. Uma vez que o Vodafone Direto não inclui nenhum planfond de dados móveis, a menos que seja adicionado um aditivo, caso seja realizado um acesso, será ativada a tarifa de internet móvel.

 

Agradecemos a sua compreensão.

 

Obrigada,

Susan_Vodafone

Olá @Susan_Vodafone 

 

Boa tarde e agradeço a sua informação, em especial, a questão dos APNs, mas acontece que tenho ambos configurados no meu telemóvel, embora o que está seleccionado, é o que vocês recomendam, tendo o nome de Vodafone Net2, mas e repetindo-me, isso já veio no cartão, dado ter feito a passagem para 1 Nano SIM, não tive que fazer nada, além também e infelizmente, o meu modelo de telemóvel não estar nos manuais online, dado não o ter comprado através da Vodafone.

 

Também nem sequer consigo, caso quisesse, apagar o 2º APN.

 

Cumprimentos.