Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Aditivos e Internet Móvel

Debito de dados moveis elevadissimo à meia noite

Highlighted
Novo Utilizador

Boa noite

Já fui utilizador de varias operadoras moveis e com a evolução dos smartphones e da tecnologia tenho vindo a aumentar o plafond de dados moveis cada vez que mudo de operadora. Assinei pela Vodafone à poucos meses tendo agora contratado 6gb de dados. Algo que até aqui me chegava e sobejava na operadora anterior. Acontece que, desde que sou Vodafone, raros tem sido os meses em que nao me é ativado um Aditivo extra de internet pois os 6gb nao me chegam ate ao fim do ciclo. Nao faço nenhuma utilização diferente (facebook, istagram, Gmail, spotify e google) mas mesmo assim a net consome se...

Consultando a app MyVodafone, verifico que regularmente e sempre as 00h00 é me debitado 100-200-300mb, o que me fez alterar as definições de atualizações, icloud, copia de segurança etc. e até desligar os dados antes de ir dormir. Acontece que os tais debitos de centenas de mb surgem na mesma e sempre à mesma hora. O que me leva a reportar o caso à vodafone ( e que pela segunda vez está a ser analizado) e tambem a pesquizar pela net sobre alguma possivel solução. E eis que reparo num padrão curioso: desde 2011 que há registo de clientes da vodafone com debitos "estranhos" e injustificados de dados moveis, a utilização de dados moveis mesmo quando estes se encontram desligados nos seus equipamentos, de debitos de dados excessivo às 00h00 e o mais curioso da quantidade de clientes insatisfeitos com a ativação automatica do aditivo de internet e consequente debito de 1,99euros ou de 2,99euros. Infelizmente nao encontrei ate ao momento uma solução para o problema ou mesmo uma justificação plausivel pois a historia de app a correr em segundo plano, o 4g bla bla bla nao cola pois o equipamento é o mesmo para a MEO NOS e agora vodafone e nunca tive este consumo de dados. 

Fico com a duvida se não haverá uma negligencia consciente por parte da VODAFONE nestas situações a fim de aumentarem um pouco mais a fatura final do cliente.

Fico a aguardar pela segunda analise do problema. 

Mostrar mais
3 RESPOSTAS 3
Moderador

Olá @supermariogomes,

 

A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento\serviço do Cliente através de Rede.

 

Como condição comum a todos os tarifários pós-pagos, sempre que é esgotado o plafond mensal do tarifário, é ativado novo pacote de 200MB por 2.99€, não sendo possível o cancelamento deste. Esta funcionalidade está presente nos termos e condições do seu tarifário.


Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, 

Em outras situações, como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações ou app's em segundo plano.

Esclarecemos também que, como característica dos Smartphones, existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Deve desativar o 4G para além dos dados móveis de modo a evitar estas situações.

 

Relembramos também que, a Vodafone disponibiliza a app My Vodafone para controlo de dados.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais
Novo Utilizador
Ok Marta
Agradeço a sua resposta formatada e descontextualizada. Reparou certamente no facto de anterioremente com outras operadoras este problema não ocorrer. Terá reparado também que desde 2011 há registo de inúmeros clientes com o mesmo problema. E certamente leu o volume de dados debitados que dificilmente se explicam por atualizações de app ou outro tipo de ações em segundo plano com os dados desligados.
Não acha estranho haver tantos clientes a queixarem e em alguns casos de débitos na ordem 8gb numa semana quando não alteraram a sua utilização ou mesmo tinham os dados desligados?
Mostrar mais
Moderador

A Vodafone responde apenas e só por situações da Vodafone, assuntos de outras operadoras é nos completamente alheias e caso de pendência devem ser verificaos com estas 

 

A nossa resposta tem por base os fatores que podem influenciar consumos à parte daqueles que o Cliente já faz e isto é sim, uma situação que ocorre pois de outra forma não seria possível aplicar a taxação.

 

Em todo o caso, indique-nos por mensagem privada, o número de telefone, nome e morada completos.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais