cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Facturação de 0,28€ por utilização de APN "errada" em Vodafone ON 30GB

lpway
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Tenho verificado, desde que assinei contrato para ter internet móvel Vodafone GO 30GB, que nas facturas me aparece um valor de 0,28€ cobrado multiplas vezes:

 

28 ago 13:44 Sessão de Internet Móvel 97280 -
28 ago 13:48 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 13:58 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 14:08 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 14:18 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 15:26 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 15:36 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 15:46 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 16:27 Internet no Telemóvel 10 € 0,28
28 ago 16:36 Sessão de Internet Móvel 36864 -


Contactei o apoio ao cliente Vodafone e passados vários dias fui contactado de volta para me explicarem que este valor era cobrado por estar a usar o cartão de banda larga num telemóvel, quando respondi que o cartão de banda larga era para ser usado no equipamento que eu escolhesse sem que ninguém tenha nada a ver com isso execpto se tiver na "blacklist" retorquiram que por estar a usar num telemóvel as APNs estavam erradas e por isso, por usar a APN errada, era-me cobrado este valor.

 

Hoje, finalmente, consegui fazer um teste: apaguei todas as APNs do telemóvel, fiquei sem internet móvel e depois procedi à reposição automática, significa isto que o telemóvel pediu à rede uma actualização de APNs, para meu (não) espanto voltaram as mesmas APNs que tinha apagado uns segundos antes.

 

Ora... se estou a utilizar APNs erradas é porque a vodafone fornece APNs erradas, logo não tenho que pagar por isso. Se a Vodafone mantiver a sua posição agradeço que o façam também aqui no fórum e que expliquem detalhadamente em que se baseiam, se possível também com normas técnicas para que possamos todos perceber o que pode acontecer caso se utilize um cartão SIM de internet móvel num telemóvel e não no "equipamento adequado" como me foi dito. Enviei hoje um email de resposta para o 16912@vodafone.com, podem ver os meus dados pessoais através desse email às 21:18 de hoje.

5 RESPOSTAS 5

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @lpway

 

A utilização de um cartão de Internet Móvel Vodafone On ou Net Fixa (via 4G/3G) não é sugerida uma vez que o equipamento poderá efetuar ligações através de outras APN's, contudo para podermos confirmar as situações, envie-nos uma mensagem privada com o número de conta Vodafone associado bem como o nome completo do titular. 

 

Obrigado

BrunoF_Vodafone

Olá @BrunoF_Vodafone,

 

Já sei Bruno, também já disse isso no que escrevi anteriormente. Lamento informar mas não pode ser a operadora de rede a escolher o equipamento onde vou usar o cartão SIM, eu garanto que o equipamento cumpre as normas e a Vodafone tem que garantir o serviço contratado, tão simples quanto isto.

 

A questão aqui é, como me respondeu a Ana Cântara do serviço de apoio ao cliente - "Salientamos que um cartão de internet móvel utiliza diversas APN's e o tráfego incluído é apenas elegível para a utilização de apn's internet.vodafone.pt e net2.vodafone.pt, nao existindo desta forma qualquer taxação incorrecta." nada tenho contra esta afirmação, mas depois quando faço uma actualização de APNs no equipamento (o equipamento pede as definições de APN à rede) surgem 3 APNs diferentes: net2.vodafone.pt, wap.vodafone.pt e vas.vodafone.pt  sendo que só a primeira coincide: https://youtu.be/OkDg3Kn0lHo

 

Tendo a Vodafone conhecimento do serviço contratado e do equipamento em uso não se justifica que eu seja cobrado por uso de uma APN fornecida pela Vodafone, diferente da sugerida... pela Vodafone.

lpway
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Ainda não obtive uma resposta clara da Vodafone relativamente a este tema.

 

Estará em análise?

 

Cumprimentos

Anónimo
Não aplicável

Olá @lpway

 

A sua questão foi imediatamente respondida no momento em que nos enviou os dados por mensagem privada na passada quarta feira. Sugerimos que consulte a mensagem privada que enviámos nessa data.

 

Resumidamente, reiteramos a informação prestada anteriormente. A Vodafone não pode ser responsabilizada pela utilização de um serviço de Internet Móvel num telemóvel. Esta responsabilidade é sempre do utilizador que decide, por sua livre vontade, utilizar um cartão especifico e configurado para ser utilizado em equipamentos de Internet Móvel, num telemóvel, onde as configurações serão sempre diferentes.

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone

lpway
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Olá @Anónimo,

 

Passados estes meses tenho vindo a verificar a minha factura e os 0,28€ nunca mais apareceram desde que esta situação foi relatada. Que bom!

 

No entanto o equipamento continua o mesmo e não lhe fiz nenhuma alteração, é o equipamento a fazer a gestão das APNs sozinho. Dá que pensar.

 

Cumprimentos