Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Aditivos e Internet Móvel

Gastos de dados em aplicações gratuitas / não funcionamento das apps gratuitas

ClaudioR3
Ultra Visitante

Boa noite, meu tarifário é o Yorn X 500 MB.

a situação é um pouco complexa, mas tentarei explicar da melhor forma:

- tinha renovação de semanada no dia 13 de abril. Não tinha saldo, paguei uma pequena "multa", como de costume para continuar com as comunicações. No dia 14, aconteceu o mesmo. Nesse mesmo dia (14), carrego com 5 euros e, como de costume, a semanada saí do saldo. Nesse momento, perto das 14h, vejo que tenho 400 MB/500 disponíveis. Tudo normal até aí.

- Perto das 19h, recebo mensagem que estou perto de gastar todos os meus dados disponíveis. Achei estranho, porque apenas usei apps gratuitas (já sei da conversa das ligações externas e blá blá blá), mas aceitei. 

- Perto das 20h, recebo mensagem que gastei todos os dados e foi aplicada a taxa de 2€ (o normal), para ter mais 100 MB.

- Perto das 24h recebo mensagem que gastei todos esses 100 MB e mais outro pacote de 100 MB (e apenas tinha utilizado o instagram, sem carregar em ligações externas). Após isso, fico com um pacote de 50 MB para usar. Agora o mais estranho: após isso, fiquei sem conseguir ir ao instagram e facebook, aplicações que são gratuitas e não gastam aplicações. Apenas consigo utilizar o Messenger e Whatsapp. Além disso, no My Vodafone indica que tenho 50 MB disponíveis, deveria conseguir entrar, nem que seja para me comerem, estranhamente esses dados. 

Além de toda a estranheza que tenho dos dados gastos neste período de tempo tão pequeno (gasto 150 MB em meio dia, quando em 14 dias gasto 100 MB??), ainda não tenho acesso a aplicações gratuitas no meu tarifário, mesmo tendo dados disponíveis?? 

Sinceramente, algo se passa e peço esclarecimento para esta situação. Não sei se continuarei a ser vosso cliente depois desta situação, muito menos se me derem a resposta trivial de gastar dados com ligações externas das aplicações. Porque eu utilizo as aplicações sempre da mesma forma e nunca gasto tantos dados como em meio dia. O instagram e o facebook estão a funcionar como se funcionassem com gasto de dados... tenho 50 MB, segundo o My Vodafone, e nem o google consigo abrir...

Obrigado pela atenção.

Mostrar mais
21 RESPOSTAS 21
JoãoR_Vodafone
Moderador

Olá @ClaudioR3

Após análise da situação, não verificamos qualquer incoerência na contabilização dos dados móveis. 

As Apps incluídas no tarifário não estão a ser contabilizadas do pacote de 500Mb do tarifário, mas sim do pacote de 10GB exclusivos para as Apps. 

Alertamos que os Smartphones têm uma série de aplicações e serviços, não incluídos no tarifário e que se ligam automaticamente à Internet, gerando desconto do plafond mensal de dados do tarifário. 

Conforme funcionamento dos Smartphones, não é possível canalizar os dados para uma app, não tendo plafond do plano disponível algumas apps podem não funcionar apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário. Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações. 

Quando esgota os 100Mb dispoibilizados pela tarifa de internet móvel, é ativado automaticamente novo pacote extra de 50MB com custo de 1.05€.

Neste momento, verificamos que já consumiu 3 pacotes extra de 50MB. 

Como não tem saldo para novo pacote, não é possível o acesso. 

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Mostrar mais
ClaudioR3
Ultra Visitante

Olá,

então as "apps que não gastam nada" são enganosas, porque na verdade gastam de um pacote (mesmo que gigante). Interessante. 

Como lhe disse, quando foi activado o pacote de 100 MB, apenas usei o Instagram ("app grátis"). Como gastei mais de 100 MB nessa aplicação, mesmo nesse tráfego residual que falou? Estranho. Num mês, não gasto 500 MB. Ontem gastei mais de 100 MB. Ok.

Eu no MyVodafone tenho indicado que me faltam gastar 50 MB, porque não tenho acesso às aplicações na mesma?

Obrigado pela atenção.

Mostrar mais
JoãoR_Vodafone
Moderador

Olá @ClaudioR3

Não se trata de qualquer engano, estando as condições do tarifário públicas para consulta no site. Pode consultar, aqui

Como as condições indicam: 

"O tráfego gerado pelas apps Apple Music, Spotify, Facebook, Instagram, Snapchat, Facebook Messenger, Whatsapp, Skype, iMessage, FaceTime, Viber, Vodafone Call +, Message + e Pokémon GO está incluído no tarifário e por isso não é descontado do teu pacote de MB.
Algumas apps podem aceder a plataformas/serviços/sites de outros fornecedores e esse tráfego poderá ser descontado do pacote de dados do tarifário (exemplo: na app do Facebook não está incluído o tráfego de páginas web externas como vídeos no Vimeo, sites de notícias…). 
Não está incluído o tráfego de download das aplicações nem o tráfego realizado através de serviços de compressão de dados (Blackberry BIS, Onavo, KickBit...). Apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário. Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações. 
O tráfego gerado pelas apps incluídas no tarifário está sujeito a uma Política de Utilização Responsável, com um limite de 10GB/mês. Serás avisado por notificação Push da app My Vodafone quando gastares 80% do pacote de MB e quando o esgotares."

Para que os 50MB possam ser utilizados é necessário que seja cobrado o valor de 1.05€. Como não existe saldo, não é possível a utilização. 

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Mostrar mais
ClaudioR3
Ultra Visitante
Obrigado pela resposta, desde já.

Devido à política de ativacao automática dos pacotes de dados, que sempre aceitei quando achei que estaria tudo em conformidade, e devido a não me solucionarem este problema (porque a utilização dos dados no dia de ontem foi anormal na aplicação do Instagram e Facebook, basta constatar que usei as aplicações da mesma forma e num dia gasto mais que nos últimos 13 dias) irei mudar de operador e pedir a portabilidade deste número, assim como de toda a minha família.

Irei fazer esta alteração apenas no final da semana, para aproveitar a semanada que paguei está sexta-feira.

Está mudança será feita, visto eu ter a consciência que algo não funcionou na plenitude no dia de ontem sobre os dados e não me sinto nem protegido, nem cuidado pela operadora.

Obrigado por estes muitos anos de ligação, penso que de mais de 12 anos.
Mostrar mais
Mfcosta
Super Visitante
Ontem aconteceu-me uma situação semelhante, naveguei pelas apps gratuitas normalmente e gastei 150 MB assim do nada, e o mesmo aconteceu à minha namorada, exatamente durante a tarde. Até o My Vodafone me estava a gastar dados, simplesmente não faz sentido e é uma vergonha.
Mostrar mais
ClaudioR3
Ultra Visitante

Isto não é normal. Mas a Vodafone teima a não dar explicações sobre o assunto e falar apenas daquilo que é óbvio e que está nos regulamentos. A situação é claramente anormal. 

Mostrar mais
JoãoR_Vodafone
Moderador

Olá @Mfcosta

Para podermos verificar se existe algum erro, pedimos que nos indique o número em questão, juntamente com o PIN original ou PUK, por mensagem privada. 

Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Mostrar mais
davidsousa96
Novo Utilizador

Aconteceu-me exatamente a mesma coisa, aliás tinha em vigor um bónos ganho pela yorn shake it e o consumo de dados continuou a debitar-me no meu plafon. Na sexta feira à noite ganhei outro bónus de 3Gb de dados, quando dou por mim recebo uma mensagem da vodafone a dizer que me ativaram o aditivo extra de 100 mb. Perguntei o que se passou e porque não tive acesso ao bónus e a resposta que tive foi "A sua situação está em conformidade com o seu plano, Boa tarde e Obrigado" e a minha resposta foi "Muito bem, esperem por um pedido de portabilidade do meu número, Boa tarde e Obrigado"

Mostrar mais
Marta_Vodafone
Moderador

Olá @davidsousa96,

Indique-nos por mensagem privada o seu número de telefone e o PIN original, para validarmos a sua mensagem uma vez que aparentemente já foi devidamente esclarecido.

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais