cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Reclamação - Consumo de dados inexplicável

Miguel2293
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa noite, 

 
Venho por este meio fazer uma reclamação devido à taxação abusiva e inexplicável de dados móveis que aconteceu hoje, por volta das 18h da tarde e que levou à ativação automática e não consentida do pacote extra de 200 MB de dados móveis por 2.99€ e que, no meu tarifário atual, foi me dito que não é possivel cancelar. 
 
Nas últimas duas semanas (particularmente após o dia 15 de Março), e como os senhores podem facilmente ver, tenho tido um consumo de dados móveis no meu telemóvel extremamente controlado e reduzido visto que estaria a perto de esgotar o meu pacote de dados (3 Gb). 
 
Hoje por volta das 17h45 da tarde verifiquei com utilização da aplicação My Vodafone que ainda teria cerca de 93 a 95 Mb de dados por utilizar. Por volta das 18h05, sem utilização dos dados, esses mesmos 93/95 Mb foram "consumidos" e foi me ativado automaticamente o pacote extra de dados. 
 
Este consumo de dados como referi é completamente inexplicável visto que não houve qualquer utilização de dados e de aplicações e eu considero que foi um erro e um aproveitamento da Vodafone em cobrar um serviço que não era necessário nem foi requisitado. 
Hoje em dia o controlo dos dados pode ser feito também no telemóvel e nem o próprio registou esse mesmo consumo de dados móveis que me foram retirados. 
Não só não foi registado como a própria Vodafone não me enviou nenhuma SMS a avisar nem do consumo excessivo e já a baixo dos 100 Mb disponíveis nem de que o pacote extra foi ativo, como é procedimento e imagino que automático.
Reparei no sucedido porque por acaso a aplicação My Vodafone actualizou e notei no sucedido. 
 
Desloquei-me à vossa loja no Fórum Almada e não me foi dada qualquer solução ou explicação para este problema.
 
Em suma:
- Foi me taxado um consumo de dados que não existiu. 
- Foi me ativado e cobrado um serviço (automático) que não foi requisitado.
- Não houve qualquer aviso sobre o consumo de dados ou que o serviço seria ativado.
- Não me foi dada qualquer justificação para o sucedido.
- Não me foi dada qualquer solução para o problema.
- Só me foi dada uma solução para evitar que voltasse a acontecer o mesmo e, para benefício da Vodafone, inclui uma atualização de tarifário e consequentemente o preço. 
 
Cumprimentos, 
Miguel Lourenço
5 RESPOSTAS 5

BrunoF_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Miguel2293

 

Os equipamentos poderão efetuar várias ligações automaticamente para a sincronização de Apps e serviços ou atualizações. Esses consumos poderão ser mais altos que o habitual. A Vodafone apenas regista o consumo efetuado pelo equipamento, o qual pode ser consultado em My Vodafone (em um computador) » Ultimas comunicações., sendo possível confirmar o volume consumido nas respetivas datas e horas.

 

De acordo com as condições do tarifário, ao esgotar o plafond de dados, os acessos serão taxados automaticamente pela tarifa Extra de Internet.

 

Obrigado

Brunof_Vodafone

Bom dia,

O seu colega em loja deu me várias possíveis explicações. Vocês certamente me irão dar outras,
A que o senhor me deu não é plausível visto que me encontrava no trabalho e com ligação wi fi e que o momento em que os dados "desapareceram" foi muito limitado no tempo.

Como referi, felizmente para o utilizador, os smartphones hoje em dia permitem controlar os dados móveis gastos pelos aplicações e dão nos exactamente qual a aplicação que os gastou e a quantidade.
A quantidade de dados que o meu telemóvel registou ontem nem sequer é compatível com os que me foram retirados.
Irei verificar assim que possível no My Vodafone o consumo de dados como disse. Mas não me parece que haverá uma justificação para o sucedido que eu vá aceitar. A aplicação da My Vodafone irá registar isso mas o smartphone não?
Coincidentemente isto só aconteceu depois de ficar com menos de 100 Mb para utilizar? Não acredito nesse tipo de coincidências muito menos quando houve outras falhas da Vodafone que vocês decidiram ignorar na resposta.

Sou cliente da Vodafone há mais de 15 anos. Já várias vezes eu activei o aditivo intencionalmente e por necessidade. Já sei o procedimento da Vodafone quando isso acontece.
Sou uma pessoa que controla bastante o consumo para tentar não ativar aditivos, agora ainda mais com a informação que os smartphones nos dão. Nunca me tinha acontecido uma situação semelhante não é agora que aceitarei uma justificação dessas para um "erro" vosso.

Anónimo
Não aplicável

Olá @Miguel2293,

 

A contagem feita pelo equipamento e a contagem feita pelo tarifário são distintas.

 

Os contadores dos telefones são pequenos aplicativos que permitem ajudar o cliente a controlar os consumos que faz de dados. Para que consiga fazer uso das mesmas, deve adequar a contagem que é feita a alguns fatores correspondentes ao seu serviço móvel e à forma como ele funciona, para que esses aplicativos possam dar alguma informação útil e não informação totalmente desfasada das condições aplicadas pelo operador.

 

Estes aplicativos desconhecem as regras de faturação do fornecedor de serviço.

 

Se um plano é faturado em blocos de 1MB, o aplicativo só conta os dados que foram gastos e não um bloco de 1MB inteiro, que é o que aparece na fatura, e que é contado do lado do operador, tal como as regras do serviço do cliente.
A não contagem de alguns URL´s para efeito de acumulação nos consumos, exemplo o serviço de MMS que não acumula no consumo de dados (contagem Vodafone), mas que é contado pelo equipamento como mais dados gastos a enviar e receber informação. 

Os processos de manutenção da ligação estão tipicamente excluídos de contagem do lado do operador, mas os contadores do telefone não sabendo dessa regra do lado do operador contam todo esse tráfego.

 

A informação que pode ser considerada correta é sempre a indicada pela Vodafone na App My Vodafone, onde todas as regras e condições são respeitadas na apresentação da informação ao utilizador.

 

Relembramos que existem várias situações que podem gerar consumos de dados sem o conhecimento dos utilizadores e que, como tal, geram consumos superiores aos expectáveis. Como por exemplo, atualizações automáticas, aplicações de sincronização/backup de informação ou mails presos na Outbox da conta de mail. 

 

Para a contabilização correta de consumos o acesso dos dados móveis deve ser feito através da apn net2. e que os links abertos dentro das apps são contabilizados do plafond principal.

 

Obrigada

SaraM_Vodafone
 

Concordo plenamente.
De facto o registo é tão distinto que o meu telemóvel tende a registar consumos mais elevados que os da Vodafone.
Aliás, no passado dia 15 quando tive de facto um consumo muito mais elevado que o normal foi através de um limite de utilização de dados que eu próprio impus no telemóvel que me impediu de consumir todo o meu pacote de dados.
Enquanto o meu telemóvel registou um consumo aparentemente de 3 GB que era o limite mensal imposto e automaticamente bloqueou os dados e me enviou um aviso, na aplicação da My Vodafone ainda me sobravam cerca de 200 Mb e nem a Vodafone me enviou qualquer aviso sobre o consumo (excessivo) e prestes a atingir o limite do pacote.
Portanto esse argumento também o consigo facilmente contrariar.

Os dispositivos também nos mostram quando estão a ser feitas atualizações, sincronizaçoes etc e volto a referir, o Wi Fi estava ligado na altura não justificando sequer o consumo de dados móveis.

Agradecia que não voltassem a ignorar o facto de nem o vosso próprio sistema enviar as típicas SMS a referir que o pacote estaria perto do fim ou que seria ativado o serviço. Algo que demonstrei em loja ontem e até o vosso colaborador verificou e achou "estranho".

Mais uma vez refiro, podem me dar as justificações que quiserem. Até agora nenhuma é aceitável tendo em conta o historial que tenho e a utilização que estaria a ter na altura.

Quase 2 semanas a ter consumos de meia dúzia de Mb por dia e por acaso, no dia em que fico com menos de 100 Mb ainda disponíveis os que sobram desaparecem numa questão de minutos se tanto numa altura em que teria até o Wi Fi ligado.
Volto a frisar. O vosso sistema nem sequer lançou as notificações que é vossa prática lançarem.

Anónimo
Não aplicável

As mensagens são disponibilizada por SMS ou notificação push no My Vodafone. Estas são enviadas ou ativadas quando termina a sua sessão de dados. Poderá recebe-las com algum delay.

 

Porém, como indica não as ter recebido, indique-nos por mensagem privada o número, nome completo do titular, morada e código-postal. Se não estiver identificado, PIN original ou PUK.

 

Obrigada

SaraM_Vodafone