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Solução

Reclamação pública

MarioATAlberto
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Para que seja do conhecimento geral publico a seguinte situação. Enviei à Vodafone o texto que segue:

Ontem, na loja da Vodafone em Braga, adquiri um telefone fixo. Em conversa com a funcionária, muito simpática e prestável, teci alguns comentários à política do Clube Viva para as quais não encontro qualquer logica.

Fica o apontamento. Primeiro e antes de tudo o mais um desconto é um desconto e em lado algum existe uma obrigação de o fazer. O que a Vodafone faz é por atenção ao cliente. No entanto devo dizer que não encontro qualquer logica numa acumulação de pontos (os meus 2900 demoraram quase 2 anos a conseguir) para depois se obter um desconto mínimo (é uma questão de opinião e esta é a minha) e ainda ficar fidelizado por 18 meses. Não percebo a lógica, mas compreendo que são as regras.

Voltando ao dia de ontem. Tecido o comentário de que iria ficar fidelizado por 18 meses para adquirir o equipamento, fui informado que tal não correspondia à verdade e que os equipamentos fixos, tal como os acessórios, não têm tal obrigatoriedade. Fiquei surpreso, estando a iniciar uma fidelização por 24 meses, a verdade é que os 18 meses não me afectariam, no entanto foi agradável sabe-lo.

Foi com estranheza que nesse mesmo dia recebi um sms num equipamento do contrato (9....) a dizer exactamente o oposto. Isto é, que tendo adquirido um equipamento electronico estava efectivamente fidelizado por 18 meses.

Recorri à página web da Vodafone e aí refere que somente os acessórios estão dispensados da fidelização.

Não preciso descrever que me senti traído e a lidar com gente de pouca confiança.

Assim, hoje mesmo procedi à devolução do equipamento. Mais uma vez fui atendido por um funcionário simpático e que me ajudou com a situação. Este assegurou-me que a informação da colega estava correcta e que o envio do sms se trata de um “bug” do sistema. Na minha opinião este tipo de questões resolve-se, e não se deixa andar.

Não querendo por em causa a honestidade dos V/funcionários, a verdade é que neste momento não sei em quem acreditar e daí ter mantido a intenção de devolver o equipamento.

Mais pretendo desvincular-me do Clube Viva já que, pelo supra, de pouco ou nada me serve.

Sei que basta que não utilize os pontos mas ficaria muito mais sossegado que houvesse um efectivo corte de acesso a esse serviços.

 

Penso ser claro que existe um problema que deve ser esclarecido(se calhar sou só eu).

E a tudo isto a Vodafone responde:

 Estimado Cliente,

No seguimento do seu email, o qual mereceu toda a nossa atenção, serve o presente para prestar os devidos esclarecimentos.

Desde já lamentamos pelo sucedido, e insatisfação com o processo em causa. Informamos que o pedido de desativação do acesso ao clube viva não é possível. Todos os clientes Vodafone identificados são automaticamente membros do Clube Viva, pelo que não temos como remover esse mesmo acesso sendo um cliente identificado. Se não pretende ter acesso, basta não utilizar os pontos.
 
Caso seja necessário algum esclarecimento adicional, por favor, contacte-nos através dos meios indicados abaixo.
 
- vodafone.pt/contactos
- 911 691 200 (taxação à tarifa rede móvel Vodafone, conforme o seu tarifário). Disponível todos os dias, 24h por dia.
- 16 9 12 (serviço de atendimento automático gratuito, atendimento personalizado com taxação à tarifa rede Vodafone, conforme o seu tarifário, fora dos minutos incluídos, até um máximo de €0,95, IVA incluído. Outras redes: €0,5095 por minuto). Disponível todos os dias, 24h por dia.
- Mais informações em vodafone.pt


Com os melhores cumprimentos,
 

 

 

Ana Faria
Serviço de Apoio a Clientes
Vodafone Portugal

 

Alguém encontra resposta ao problema inicial (a fidelização, ou não, na aquisição de equipamentos, o facto de 4 fontes darem informações opostas e, a acreditar em duas delas, existir um problema identificado e que a Vodafone nada faz para corrigir).

 

Sim, eu sei que para não beneficiar dos pontos basta não os usar mas não deveria ser opção minha integrar o programa Clube Viva? Se se trata de uma "benesse" não deveria ter o direito a precindir dela de uma forma definitiva? Porque é que a Vodafone pode dizer que dá uma benesse da qual gozam x clientes se há clientes que a não querem mas não se podem livrar dela?

3 RESPOSTAS 3

Thau_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @MarioATAlberto,

 

Agradecemos o seu contacto e desde já lamentamos a sua insatisfação.

 

Apresentamos as nossas desculpas pelo SMS recebido a informar de um Contrato de Permanência na aquisição de um equipamento fixo, uma vez que a compra de um Vodafone Dect com pontos Clube Viva não implica numa fidelização.

 

Reiteramos que o pedido de desativação do acesso ao Clube Viva não é possível, uma vez que todos os clientes Vodafone identificados automaticamente acumulam pontos para o Programa Clube Viva.

 

Mantemo-nos totalmente disponíveis, para ajudar a esclarecer qualquer questão Vodafone.

 

Obrigada,
Thau_Vodafone

Meu caro

Se for a https://www.vodafone.pt/info/termos-condicoes/clube-viva.html e ler a parte do compromisso de permanencia (Compromisso de Permanência
Ao efetuar a compra com pontos Clube Viva (à exceção dos acessórios), subscreverá um período contratual de 18 meses na rede Vodafone com o número do serviço que associa a essa compra.
Durante este período, não poderá adquirir equipamentos da oferta Clube Viva ou a Prestações. Apenas poderá usar os seus pontos para a compra de acessórios, equipamentos Tv Net Voz (com exceção do Huawei F362), reduções de preço na subscrição de canais premium ou aluguer de filmes do videoclube (subscrição de canais e videoclube, não disponível para clientes empresariais).
Caso tenha outros serviços sem compromisso de permanência associados à mesma conta, poderá usar os pontos para a compra de equipamentos no Clube Viva.
O período contratual inicia-se na data de submissão da encomenda.
A contagem do compromisso de permanência é suspensa em caso de desativação temporária do número.
Quando há alteração do Tarifário e/ou número, o compromisso de permanência mantém-se.
Os compromissos de permanência ficam automaticamente associados ao nº que efetuar a encomenda, incluindo na aquisição de equipamentos de Internet Móvel e de Voz Fixa.) vai ver que não diz o que refere

Se adicionar a isso um SMS que diz exactamente o oposto do que o Sr. refere diga-me, por favor, em que pé fica um cliente que não tem os seus conhecimentos internos.

Recebi um mail a pedir para marcar a situação como resolvida mas ainda não vi uma resposta satisfatória. Vou tê-la?