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Aditivos e Internet Móvel

Vodafone On +GB

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Novo Utilizador

 

“Este tarifário é ideal para quem precisa de internet durante todo o ano de forma intensiva, sem ter de se preocupar com os GB que consome.”

 

Ao ler este “pregão“ da Vodafone, fiquei convencido que seria o melhor tarifário para as minhas necessidades. Estava à espera, de como anunciado, poder utilizar a internet sem qualquer tipo de preocupação. Não podia estar mais enganado.

 

Passadas duas semanas de uso, a dizer maravilhas do serviço, a dura realidade abateu-se sobre mim. Afinal, a parte do “sem ter de se preocupar” não é totalmente verdadeira. Também não posso afirmar que é totalmente mentira, ninguém precisa de se preocupar com os dados consumidos se não os puder consumir. Num encapuzado limite de download, a Vodafone reduz a velocidade de navegação de tal forma, que é quase impossível ler um email.  A velocidade é tão baixa que estou a pensar processar a Vodafone por falta de fornecimento de serviço. Navegar como se tivesse um modem de 56k é o mesmo que não ter acesso à internet, acho que qualquer Juiz me daria razão neste assunto. 

 

Pelo que tenho vindo a ler no fórum, a Vodafone responde aos clientes sempre nos mesmos moldes. Passo a citar uma das frases escritas: “de forma a evitar que seja esgotada a capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança, bem como a qualidade de utilização do serviço, a Vodafone poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade."  

 

Agora pergunto: Mas esgotar a capacidade de qual rede? Que operacionalidade e segurança é que ficam afectadas? E onde se baseiam para justificar a falta de qualidade do serviço? Nunca tive qualquer problema com a utilização simultânea do 4G no meu hotspot e do 4G no meu telemóvel. Nem eu, nem as outras 20 pessoas que conheço só no meu prédio.

 

Poderiam agora dizer, com razão, que a qualidade do serviço só se mantém porque fazem esta gestão da rede. Certo. Mas então, não vendam serviços acima das vossas capacidades. Não é por eu gostar de ir ao ginásio levantar uns pesos, que vou tentar bater o record do mundo do arremesso. E mais, se durante duas semanas não há qualquer problema com a navegação, é muito estranho que, chegando a um determinado numero de GB, comecem a existir problemas com a rede.

 

“3.De modo a assegurar uma otimização da qualidade global na prestação do(s) Serviço(s) à generalidade dos Clientes, permitindo-lhes tirar o maior proveito possível da sua experiência enquanto utilizadores dos serviços, bem como a garantir a segurança da rede, a Vodafone reserva-se o direito de (i) monitorizar a performance e a qualidade do(s) serviço(s) e da rede, de modo a detetar eventuais falhas técnicas, erros de transmissão, ameaças e outras vulnerabilidades de segurança e (ii) aplicar medidas razoáveis de gestão de tráfego, não discriminatórias e proporcionadas, não exercendo qualquer controlo sobre o conteúdo da informação transmitida através da sua rede, nem mantendo tais medidas por mais tempo do que o necessário. Neste sentido, e de forma a permitir uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis com o objetivo de atingir maior rapidez e experiência reforçada na utilização de conteúdos, aplicações e serviços por parte do Cliente, poderão, por exemplo, ser utilizadas técnicas não discriminatórias de compressão de dados que reduzam a dimensão de um determinado ficheiro de dados sem, no entanto, alterar o seu conteúdo.”

 

Penso que seja este o artigo das “Condições de Oferta Internet Móvel para tablet/PC” que o moderador esteja a invocar. Vamos lá ver uma coisa. “…medidas razoáveis de gestão de tráfego…”, “…nem mantendo tais medidas por mais tempo do que o necessário”. Onde raio é que uma velocidade de navegação de há 20 anos atrás, ou ficar durante mais de meio mês sem poder navegar na internet, é uma medida razoável de gestão de tráfego ou o tempo necessário para assegurar as condições de qualidade do serviço?

 

Na verdade, pouco mais há a acrescentar ao que já foi escrito acerca do serviço Vodafone On +GB. Sou mais um cliente Vodafone, já dos antigos, insatisfeito com o serviço e com o modo como os clientes são tratados. Escrevo apenas para mostrar o meu descontentamento e alertar futuros possíveis clientes para o logro que é este serviço.

 

Como a única solução é terminar com o serviço, seguindo o ditado “se não gostas não comes”, é o que farei de seguida. Mais, não só terminarei com este, como com qualquer outro serviço que eu ou a minha família tenha ligado à Vodafone.

 

Cumprimentos,

Paulo Póvoa

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13 RESPOSTAS
Novo Utilizador
estou exactamente na mesma situação, baixaram me a velocidade de tal forma que é como diz...nem um email consigo abrir, nada mesmo! subrescrevo as suas palavras... ´´ não vendam serviços acima das vossas capacidades.´´
é uma tristeza agora sinceramente, á uma semana que não dou uso ao router porque simplesmente não serve para nada e vou ter que continuar a pagar um mau serviço, até quando pergunto eu?! ater acabar a fidelização?! será que tenho razões e motivos para cancelar o serviço?! porque quando assinei contrato não foi nas condiçoes que estou agora!
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Antigo Moderador

Olá @cmfv5179,

 

O tarifário Vodafone On +GB não tem limitações à utilização. 
O que pode acontecer, e essa é uma informação que faz sempre parte da discrição deste plano tarifário, é que a Vodafone poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança, bem como a qualidade de utilização do serviço. Estas medidas são tipicamente temporárias. 

 

Cumprimentos,

JoaoPP_Vodafone

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Contribuinte Junior

Olá @JoaoPP_Vodafone

 

Ao ler a sua resposta verifico que na primeira linha faz a seguinte afirmação: "O tarifário Vodafone On +GB não tem limitações à utilização.", porém, continua e diz: "O que pode acontecer, e essa é uma informação que faz sempre parte da discrição deste plano tarifário, é que a Vodafone poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança, bem como a qualidade de utilização do serviço.".

 

Assim a minha questão é se é pago um serviço sem limites quais os critérios usados para aplicar uma restrição de velocidade a um cliente do serviço, ou seja limitar-lhe a velocidade de acesso (Afinal parece que existe limites)

 

Como ficamos tem limite ou não tem limite, isto porque, aparentemente so é aplicada a restrição de velocidade quando um determinado limite de utilização é atingido?

Mais uma vez lhe pergunto afinal quais são os limites do ilimitado?

 

Aguardo uma resposta...

 

Cumprimentos.

Tjusto

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Visitante
Estou na mesma situação. Pior serviço que já vi estou com uma velocidade de 400kbs e nem o primeiro mes acabou do serviço e vou eu andar a pagar para ter essa velocidade?
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Novo Utilizador

400 KB = 4Mbps ou 400 kbps = 0,4Mbps?

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Novo Utilizador

Estas disparidades de informação são, no mínimo, inaceitáveis e estão a colocar em causa a imagem da Vodafone.

Refere que o serviço On +gb não tem limite de utilização? curioso. É que a mim, em loja, foi-me dito que tem uma aplicação de PUR nos 15 gb.

Isto tem sido uma situação recorrente nos últimos meses. Na loja dizem uma coisa, no SAC outra e (pelos vistos) aqui outra.

Não sei se têm ignorado a formação dos vossos colaboradores, ou se as empresas de trabalho temporário contratadas são piores do que normalmente já são. Seja qual for o caso, a Vodafone devia, rapidamente, repor o atendimento a que habituou os clientes nos últimos anos. A começar pela uniformização das respostas.

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Novo Utilizador

Estou na mesma situação. É uma completa falta de honestidade por parte da Vodafone.

Alguém sabe se perante esta situação (verificada com vário clientes) é legalmente possível quebrar este contrato com a Vodafone uma vez que não cumprerm com o que venderam?

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Visitante Junior

Boa tarde,

Legalmente é sempre possivel rebater o que eles dizem, agora se a lei tem um entendimento igual ao que nós defendemos isso é outro assunto, se tiveres um contrato relativamente recente podes tentar anular o mesmo, a mim propuseram-me isso por parte da Vodafone, o problema é que na concorrência também não tens grande opção sem a tal politica de PUR coisa que ninguém me consegue explicar o que é concretamente. Neste momento estou com uma velocidade de 0.20 Kbps nao sao Mbps, é uma vergonha.

Posso-te também dizer que relativamente a uma reclamação feita para a ANACOM a mesma foi patética, deixo aqui a mesma para quem quiser tirar as devidas conclusões:

 

A situação que descreve na sua reclamação será tida em consideração no exercício das nossas competências de regulação do mercado e fiscalização da atividade dos prestadores de serviços. A informação que nos é transmitida pelos utilizadores ajuda-nos a detetar e a corrigir comportamentos irregulares no mercado, bem como a identificar situações em que podemos vir a reforçar a proteção dos utilizadores.

Os resultados da nossa atuação, designadamente as medidas adotadas e as sanções aplicadas aos prestadores infratores, são divulgados ao público no Portal do Consumidor da ANACOM.

É importante que saiba, porém, que a ANACOM não tem competências para resolver conflitos individuais entre utilizadores e prestadores de serviços.

Se não consegue resolver a situação descrita junto do prestador de serviços, recomendamos que recorra aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo ou, tendo contratado o serviço em causa em representação de uma empresa ou enquanto utilizador profissional, aos Julgados de Paz. Estes meios de reação são mais rápidos e mais baratos do que os tribunais, com iguais garantias de segurança.

No Portal do Consumidor da ANACOM - em www.anacom-consumidor.com - encontra informação útil sobre os serviços de comunicações, bem como sobre o que pode fazer em caso de conflito com o seu prestador de serviços.

Se necessário, contacte-nos através do número gratuito 800 206 665.

 

Afinal a ANACOM serve para quê mesmo???

Sim é um regulador, que não regula nem actua porque simplesmente não pode resolver conflitos individuais, mas que na prática se resumem em centenas de consumidores insatisfeitos por pagarem, no meu caso 28 euros e terem um serviço de 0.20 Kbps.

Gostava de saber a opinião sobre o assunto do CEO Mário Vaz, ou de outro qualquer administrador.

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Novo Utilizador
A situação voltou ao normal?
A mim fizeram o mesmo mas nem avisam
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