Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Aditivos e Internet Móvel

Vodafone On +GB

Highlighted
Novo Utilizador

“Este tarifário é ideal para quem precisa de internet durante todo o ano de forma intensiva, sem ter de se preocupar com os GB que consome.”

Ao ler este “pregão“ da Vodafone, fiquei convencido que seria o melhor tarifário para as minhas necessidades. Estava à espera, de como anunciado, poder utilizar a internet sem qualquer tipo de preocupação. Não podia estar mais enganado.

Passadas duas semanas de uso, a dizer maravilhas do serviço, a dura realidade abateu-se sobre mim. Afinal, a parte do “sem ter de se preocupar” não é totalmente verdadeira. Também não posso afirmar que é totalmente mentira, ninguém precisa de se preocupar com os dados consumidos se não os puder consumir. Num encapuzado limite de download, a Vodafone reduz a velocidade de navegação de tal forma, que é quase impossível ler um email.  A velocidade é tão baixa que estou a pensar processar a Vodafone por falta de fornecimento de serviço. Navegar como se tivesse um modem de 56k é o mesmo que não ter acesso à internet, acho que qualquer Juiz me daria razão neste assunto. 

Pelo que tenho vindo a ler no fórum, a Vodafone responde aos clientes sempre nos mesmos moldes. Passo a citar uma das frases escritas: “de forma a evitar que seja esgotada a capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança, bem como a qualidade de utilização do serviço, a Vodafone poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade."  

Agora pergunto: Mas esgotar a capacidade de qual rede? Que operacionalidade e segurança é que ficam afectadas? E onde se baseiam para justificar a falta de qualidade do serviço? Nunca tive qualquer problema com a utilização simultânea do 4G no meu hotspot e do 4G no meu telemóvel. Nem eu, nem as outras 20 pessoas que conheço só no meu prédio.

Poderiam agora dizer, com razão, que a qualidade do serviço só se mantém porque fazem esta gestão da rede. Certo. Mas então, não vendam serviços acima das vossas capacidades. Não é por eu gostar de ir ao ginásio levantar uns pesos, que vou tentar bater o record do mundo do arremesso. E mais, se durante duas semanas não há qualquer problema com a navegação, é muito estranho que, chegando a um determinado numero de GB, comecem a existir problemas com a rede.

“3.De modo a assegurar uma otimização da qualidade global na prestação do(s) Serviço(s) à generalidade dos Clientes, permitindo-lhes tirar o maior proveito possível da sua experiência enquanto utilizadores dos serviços, bem como a garantir a segurança da rede, a Vodafone reserva-se o direito de (i) monitorizar a performance e a qualidade do(s) serviço(s) e da rede, de modo a detetar eventuais falhas técnicas, erros de transmissão, ameaças e outras vulnerabilidades de segurança e (ii) aplicar medidas razoáveis de gestão de tráfego, não discriminatórias e proporcionadas, não exercendo qualquer controlo sobre o conteúdo da informação transmitida através da sua rede, nem mantendo tais medidas por mais tempo do que o necessário. Neste sentido, e de forma a permitir uma utilização mais eficiente dos recursos disponíveis com o objetivo de atingir maior rapidez e experiência reforçada na utilização de conteúdos, aplicações e serviços por parte do Cliente, poderão, por exemplo, ser utilizadas técnicas não discriminatórias de compressão de dados que reduzam a dimensão de um determinado ficheiro de dados sem, no entanto, alterar o seu conteúdo.”

Penso que seja este o artigo das “Condições de Oferta Internet Móvel para tablet/PC” que o moderador esteja a invocar. Vamos lá ver uma coisa. “…medidas razoáveis de gestão de tráfego…”, “…nem mantendo tais medidas por mais tempo do que o necessário”. Onde raio é que uma velocidade de navegação de há 20 anos atrás, ou ficar durante mais de meio mês sem poder navegar na internet, é uma medida razoável de gestão de tráfego ou o tempo necessário para assegurar as condições de qualidade do serviço?

Na verdade, pouco mais há a acrescentar ao que já foi escrito acerca do serviço Vodafone On +GB. Sou mais um cliente Vodafone, já dos antigos, insatisfeito com o serviço e com o modo como os clientes são tratados. Escrevo apenas para mostrar o meu descontentamento e alertar futuros possíveis clientes para o logro que é este serviço.

Como a única solução é terminar com o serviço, seguindo o ditado “se não gostas não comes”, é o que farei de seguida. Mais, não só terminarei com este, como com qualquer outro serviço que eu ou a minha família tenha ligado à Vodafone.

Cumprimentos,

Paulo Póvoa

Mostrar mais
13 RESPOSTAS
Novo Utilizador
estou exactamente na mesma situação, baixaram me a velocidade de tal forma que é como diz...nem um email consigo abrir, nada mesmo! subrescrevo as suas palavras... ´´ não vendam serviços acima das vossas capacidades.´´
é uma tristeza agora sinceramente, á uma semana que não dou uso ao router porque simplesmente não serve para nada e vou ter que continuar a pagar um mau serviço, até quando pergunto eu?! ater acabar a fidelização?! será que tenho razões e motivos para cancelar o serviço?! porque quando assinei contrato não foi nas condiçoes que estou agora!
Mostrar mais
Antigo Moderador

Olá @cmfv5179,

O tarifário Vodafone On +GB não tem limitações à utilização. 
O que pode acontecer, e essa é uma informação que faz sempre parte da discrição deste plano tarifário, é que a Vodafone poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança, bem como a qualidade de utilização do serviço. Estas medidas são tipicamente temporárias. 

Cumprimentos,

JoaoPP_Vodafone

Mostrar mais
Contribuinte Junior

Olá @JoaoPP_Vodafone

Ao ler a sua resposta verifico que na primeira linha faz a seguinte afirmação: "O tarifário Vodafone On +GB não tem limitações à utilização.", porém, continua e diz: "O que pode acontecer, e essa é uma informação que faz sempre parte da discrição deste plano tarifário, é que a Vodafone poderá adotar medidas excecionais de restrição da velocidade de forma a evitar o esgotamento da capacidade da rede, assegurar a sua operacionalidade e segurança, bem como a qualidade de utilização do serviço.".

Assim a minha questão é se é pago um serviço sem limites quais os critérios usados para aplicar uma restrição de velocidade a um cliente do serviço, ou seja limitar-lhe a velocidade de acesso (Afinal parece que existe limites)

Como ficamos tem limite ou não tem limite, isto porque, aparentemente so é aplicada a restrição de velocidade quando um determinado limite de utilização é atingido?

Mais uma vez lhe pergunto afinal quais são os limites do ilimitado?

Aguardo uma resposta...

Cumprimentos.

Tjusto

Mostrar mais
Visitante
Estou na mesma situação. Pior serviço que já vi estou com uma velocidade de 400kbs e nem o primeiro mes acabou do serviço e vou eu andar a pagar para ter essa velocidade?
Mostrar mais
Novo Utilizador

400 KB = 4Mbps ou 400 kbps = 0,4Mbps?

Mostrar mais
Novo Utilizador

Estas disparidades de informação são, no mínimo, inaceitáveis e estão a colocar em causa a imagem da Vodafone.

Refere que o serviço On +gb não tem limite de utilização? curioso. É que a mim, em loja, foi-me dito que tem uma aplicação de PUR nos 15 gb.

Isto tem sido uma situação recorrente nos últimos meses. Na loja dizem uma coisa, no SAC outra e (pelos vistos) aqui outra.

Não sei se têm ignorado a formação dos vossos colaboradores, ou se as empresas de trabalho temporário contratadas são piores do que normalmente já são. Seja qual for o caso, a Vodafone devia, rapidamente, repor o atendimento a que habituou os clientes nos últimos anos. A começar pela uniformização das respostas.

Mostrar mais
Novo Utilizador

Estou na mesma situação. É uma completa falta de honestidade por parte da Vodafone.

Alguém sabe se perante esta situação (verificada com vário clientes) é legalmente possível quebrar este contrato com a Vodafone uma vez que não cumprerm com o que venderam?

Mostrar mais
Visitante Junior

Boa tarde,

Legalmente é sempre possivel rebater o que eles dizem, agora se a lei tem um entendimento igual ao que nós defendemos isso é outro assunto, se tiveres um contrato relativamente recente podes tentar anular o mesmo, a mim propuseram-me isso por parte da Vodafone, o problema é que na concorrência também não tens grande opção sem a tal politica de PUR coisa que ninguém me consegue explicar o que é concretamente. Neste momento estou com uma velocidade de 0.20 Kbps nao sao Mbps, é uma vergonha.

Posso-te também dizer que relativamente a uma reclamação feita para a ANACOM a mesma foi patética, deixo aqui a mesma para quem quiser tirar as devidas conclusões:

A situação que descreve na sua reclamação será tida em consideração no exercício das nossas competências de regulação do mercado e fiscalização da atividade dos prestadores de serviços. A informação que nos é transmitida pelos utilizadores ajuda-nos a detetar e a corrigir comportamentos irregulares no mercado, bem como a identificar situações em que podemos vir a reforçar a proteção dos utilizadores.

Os resultados da nossa atuação, designadamente as medidas adotadas e as sanções aplicadas aos prestadores infratores, são divulgados ao público no Portal do Consumidor da ANACOM.

É importante que saiba, porém, que a ANACOM não tem competências para resolver conflitos individuais entre utilizadores e prestadores de serviços.

Se não consegue resolver a situação descrita junto do prestador de serviços, recomendamos que recorra aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo ou, tendo contratado o serviço em causa em representação de uma empresa ou enquanto utilizador profissional, aos Julgados de Paz. Estes meios de reação são mais rápidos e mais baratos do que os tribunais, com iguais garantias de segurança.

No Portal do Consumidor da ANACOM - em www.anacom-consumidor.com - encontra informação útil sobre os serviços de comunicações, bem como sobre o que pode fazer em caso de conflito com o seu prestador de serviços.

Se necessário, contacte-nos através do número gratuito 800 206 665.

Afinal a ANACOM serve para quê mesmo???

Sim é um regulador, que não regula nem actua porque simplesmente não pode resolver conflitos individuais, mas que na prática se resumem em centenas de consumidores insatisfeitos por pagarem, no meu caso 28 euros e terem um serviço de 0.20 Kbps.

Gostava de saber a opinião sobre o assunto do CEO Mário Vaz, ou de outro qualquer administrador.

Mostrar mais
Novo Utilizador
A situação voltou ao normal?
A mim fizeram o mesmo mas nem avisam
Mostrar mais
Utilizadores mais votados