cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Proteção contra SIM Swapping

joaobeltrao
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Sendo tão comum usar SMS como segundo fator de autenticação em muitos serviços, o que posso fazer para proteger o meu número de telemóvel contra "sim swapping"?

Ou seja - como posso garantir que ninguém pede uma segunda via do SIM com o meu número de telemóvel?

 

Há cada vez mais casos em que pessoas mal intencionadas, munidas de alguma informação pessoal sobre o seu alvo, convencem o operador móvel de que são o dono de determinado número de telemóvel e com a desculpa de que o SIM deixou de funcionar, ou o telemóvel foi perdido/roubado, convencem o apoio ao cliente a enviar uma segunda via do SIM para uma qualquer morada.

Eu gostava de saber se é possível ativar alguma proteção adicional, para que seja obrigatória uma deslocação a uma loja, com documentos oficiais de identificação, para que seja possível obter uma segunda via do SIM.

 

(O mesmo se aplica aos cenários de eSIM, naturalmente)

1 RESPOSTA 1

Thau_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @joaobeltrao,

 

Compreendemos a situação, no entanto, o envio de uma 2ª via de cartão SIM/eSIM para clientes consumo, apenas podem ser enviadas para a morada de faturação conforme registo do cliente. A solicitação numa loja física Vodafone, apenas poderá ser realizada pelo titular (mediante documento de identificação). Mesmo assim, caso pretenda, poderá utilizar de uma password de atendimento, desta forma qualquer assunto relacionado ao seu serviço apenas será tratado mediante a confirmação desta.

 

Para ativar uma password no seu serviço, será necessário o envio de um e-mail através do nosso formulário online. O pedido deverá ser assinado conforme documento de identificação e anexar cópia do mesmo.

 

Obrigada,

Thau_Vodafone