cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

SMS - Suspeita de Phishing

ClaudiaLF
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa Tarde,

 

Acabei de receber um SMS do nº 04008282354 contendo a seguinte mensagem:

"091*******, foi marcado http://giki.co/hKRk". (os asteriscos referem-se ao meu nº de telemóvel)

 

Não respondi à mensagem nem cliquei no link, pois supeito tratar-se de phishing.

Agradeço que analisem este SMS e que me comuniquem se poderá haver consequências e se há mais alguma medida que deverei tomar para garantir a segurança da minha rede.

 

Obrigada

7 RESPOSTAS 7

Anónimo
Não aplicável

Olá @ClaudiaLF,

 

A Vodafone lamenta que esteja a ser incomodado com estas comunicações. Informamos que não sendo serviços Vodafone é impossível facultar-lhe informações ou bloquear a receção destes SMS.

 

No entanto, podemos recomendar-lhe no sentido de o ajudar a lidar com a situação:

 

 - Não responda a mensagens/atenda chamadas se desconhece o remetente;
 - Em caso algum deverá facultar os seus dados pessoais;

 - Não aceda aos link's indicados nos SMS.

 

 

Poderemos, ainda, proceder excecionalmente à troca de cartão gratuita. Caso a situação persista sugerimos apresentar queixa nas autoridades competentes.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

fbatista
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Recebi hoje uma mensagem de um numero de telefone 934426806 com o seguinte conteudo:

 

Aviso Montepio-APP: Seu utilizador e Pin foram desactivados. Efectue sua activavao, ja aceda (URL bit.ly)

 

Muito cuidado com este tipo de tentativas de phishing. Foi a primeira vez que me deparei com esta tentativa de ataque, e como nao sei qual o meio que devo usar para reportar isto, Vou deixar aqui um alerta, pode ser que alguem na vodafone com poderes para tal possa bloquear o numero ou qualquer coisa do genero.

 

Para os utilizadores do forum, e' o aviso basico, sempre que receberem links em que seja necessario informacao sensivel, tenham sempre em atencao de que estao a aceder ao site correcto!

Anónimo
Não aplicável

Olá @fbatista

 

A Vodafone lamenta que esteja a ser incomodado com estas comunicações. Informamos que não sendo serviços Vodafone é impossível facultar-lhe informações ou bloquear a receção destes SMS.

 

No entanto, podemos recomendar-lhe no sentido de o ajudar a lidar com a situação:

 

 - Não responda a mensagens/atenda chamadas se desconhece o remetente;
 - Em caso algum deverá facultar os seus dados pessoais;

 - Não aceda aos link's indicados nos SMS.

 

Poderemos, ainda, proceder excecionalmente à troca de cartão gratuita. Caso a situação persista sugerimos apresentar queixa nas autoridades competentes.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Também recebi e verifiquei quais são os domínios e sei onde estão hospedados, não sei se é permitido publicar aqui mas já fiz queixa na hospedagem onde esses sites de phishing estão hospedados, sugiro que façam o mesmo. Envio por privado os nomes ou digo aqui se for permitido.

pmvgcc
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Neste preciso momento recebi essa mensagem.  Vai agora para o lixo.

Iva1
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Tive hoje um problema similar. Recebi do número PT1570 a seguinte mensagem: “A sua encomenda foi enviada (telefone 11). Confirme o endereco de entrega aqui: https://s.prdtlnk.com/X3bGQ7d “.
Como estou à espera, efetivamente, de uma encomenda dos CTT, tive o infeliz impulso de clicar no link, que me direcionou para um site com publicidade enganosa, relacionada com a oferta de um iPhone. Tinha um quiz para responder, sob a premissa de ser a vencedora do prémio. Como cliquei no link, vou ter problemas? Vai sair na fatura? Como resolvo a situação? Já tentei enviar a msg “SAIR”, mas falha sempre o envio.
Grata desde já.

Olá @Iva1,

Clicar no link não quer necessariamente dizer que tenha algo ativo.
Como não respondeu a nenhum questionário é possível que não tenha nada ativo ou subscrito, até porque ao enviar a SMS de "SAIR" dá erro.

 

Obrigado

Prag_Vodafone