Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Assistência, Manuais e Acessórios

ligações ao router e posterior troca por smart router

SOLUCIONADO
Ir para a Solução
Barbara85
Ultra Visitante

Boa tarde. Pretendo colocar o router actual numa divisão mais central da minha casa de modo a ter uma melhor cobertura da rede wifi. a minha primeira questão é:

Para que os equipamentos funcionem todos como estão actualmente, todos os cabos do ONT/box precisam de estar ligados directamente ao router ou posso passar um cabo do router para um switch e depois ligar a box/outros computadores?

Pretendo trocar, mais tarde, para o smart router, que pelo que li já é ont, posso trocar apenas de router mantendo a instalação que pretendo fazer ao colocar o router numa divisão mais central ou depois vai ser necessário ter o smart router perto da entrada da fibra?

Mostrar mais
7 RESPOSTAS 7
Anónimo
Não aplicável

Olá @Barbara85

Solicitámos esclarecimentos internamente, assim que possível daremos feedback.

Obrigado

BrunoC_Vodafone

Mostrar mais
Anónimo
Não aplicável

Olá @Barbara85

A Vodafone apenas assegura o funcionamento dos serviços se as ligações entre ONT e o router forem diretas, não passando por qualquer outro equipamento.

Se o objetivo passa por melhorar a cobertura Wi-Fi, poderá manter os equipamentos sem os alterar de posicionamento, adquirindo um repetidor de sinal ou mudar apenas o posicionamento do router,  necessitando de passar um cabo de rede com a extensão necessária para o manter ligado ao ONT.

Visto que pretende posteriormente migrar para o Smart Router, que é um equipamento único (ONT + Router integrado),  poderá solicitar a colocação do mesmo num local mais benéfico à propagação da rede Wi-Fi, Nesse sentido, caso seja necessário alterar posicionamento da tomada de fibra, é aplicado o custo de uma nova instalação.

Obrigado

BrunoC_Vodafone

Mostrar mais
Barbara85
Ultra Visitante

passar apenas um cabo para o ont? então e depois a box? tenho de passar dois cabos, certo?

Já me adiantei e já fiz isso, já coloquei o router noutro local, com 2 cabos, um para a box e outro para o ont. em relação á questão do smart router, a minhs dúvida mantem-se. não pretendo alterar a localização de mais equipamento nenhum, apenas a do router. Posso simplesmente trocar o router pelo outro mantendo as ligações ou preciso de o ter perto da fibra que como já referi, não pretendo trocar de lugar.

Mostrar mais
BrunoF_Vodafone
Moderador

@Barbara85

Colocando o Smart Router, será necessário que o equipamento fique junto da tomada de fibra ótica.

A única possibilidade que existe de o colocar noutra divisão, implica a mudança da tomada de fibra para junto da localização desejada, com custos inerentes a essa intervenção.

Obrigado

BrunoF_Vodafone

Mostrar mais
Barbara85
Ultra Visitante

Só mais uma questão. a Parte da vodafone só assegurar o funcionamento entre equipamentos ligados directamente ao router não quer dizer que não funcione, certo?

É que eu liguei um router antigo (nem foi um switch) da tp-link e a box funcionou normalmente.

Mostrar mais
JoãoR_Vodafone
Moderador

Olá @Barbara85,

Apenas conseguimos assegurar o funcionamento dos serviços se as ligações entre ONT e o router forem diretas, não passando por qualquer outro equipamento.

Não conseguimos indicar se de outra forma irá conseguir. 

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Mostrar mais
Barbara85
Ultra Visitante

Como eu venho a referir desde a primeira mensagem, a minha questão é entre ligar a box directamente ao router, ou se posso ligar a box a um switch/router e depois ligar ao router principal da vodafone. ou seja:

ont-> router-> switch-> box

Mostrar mais