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Exmos,
Sabendo recentemente por fontes fidedignas que a EMUI 9.1 já foi lançada para o Mate 20 Lite, pretendia saber por quanto mais tempo vão obrigar os assinantes da Vodafone a esperar por esta atualização?
Hoje recebi um contacto de uma operadora de CallCenter da Vodafone no decorrer da minha reclamação no livro de reclamações.
Indicaram que a Huawei fez chegar a atualização à vodafone no dia 25 de junho e que a estão a disponibilizar faseadamente. Isto para mim é música, mas enfim.
Também indicou que, segundo informações da equipa técnica, seria possível forçar a atualização através de uma query (....perguntei como isso era feito mas a operadora não soube dizer. Remeteu para a linha de apoio técnica.....). Alguem faz a menor ideia do que isso seja?
Este topico é para o Mate 20 Lite, que é um dispositivo diferente. Mas, para todos os efeitos, a culpa é da Vodafone, tanto num como noutro.
Quanto à explicação que a operadora da Vodafone refere, não existe nenhuma "query" para forçar a atualização, nem nunca existiu. A Huawei fornece as atualizações oficiais por batchs baseados no IMEI - é assim que é feita nos dispostiivos desbloqueados.
No caso da Vodafone, deve ser algum "botão" numa sala escura que alguém pressiona, mas até agora ninguém o pressionou. Resumindo: a única culpada por não termos atualização é a falta de resposta da Vodafone...
Alias, até ao momento não existe nenhuma versão aprovada da Vodafone sobre uma ROM EMUI 9.0.1 ou 9.1 destinada ao Mate 20 Lite, portanto mais uma informação falsa. Isso pode ser visto através do uso da aplicação "Firmware Finder for Huawei" - disponível para Android e PC. Enquanto operadoras como a Altice já possuem a atualização oficializada, não existe nenhuma versão aprovada por parte da Vodafone, logo está ai mais uma informação inválida da empresa....
Pelo menos a nível dessa aplicação não existe nenhuma ROM da Vodafone nesse sentido, e normalmente essa lista todas as roms com um ou dois dias de discrepância no máximo... A ROM personalizada e aprovada da Altice estava disponivel na listagem semanas antes de começar a ser fornecida, portanto....
O mesmo se aplica noutras operadoras internacionais (pelos comentários que se vai lendo no XDA-Developers), logo é seguro dizer que, se não está lá nessa app, não está sequer aprovada ou "pronta para fornecer".
Esta é a resposta oficial da Vodafone às reclamações apresentadas - de forma similar ao que muitos aqui têm vindo a indicar:
O "query" que suponho estarem aqui a referir é basicamente o processo de atualização do Android, onde os utilizadores têm de pesquisar por "novas atualizações" no sistema OTA do proprio sistema. É um termo que nbunca ouvi sequer na indústria, e lido com isto diariamente. Portanto é no mínimo estranho referirem ao sistema OTA do Android como query...
Seja como for, a resposta oficial é que a atualização para EMUI 9 (9.0.1) encontra-se a ser distribuída sobre fases, e será fornecida aos clientes dentro dos "próximos dias". Quanto tempo isso será, ninguém sabe...
Quanto ao fornecimento de pacotes de atualização, a empresa continua a manter a postura de que "não têm culpa", em como não são responsáveis pelo fornecimento dos mesmos. No entanto, o pacote de atualização que se encontra fornecido em todos os Mate 20 Lite está especificamente referido como sendo da Vodafone - surge nas definições do Android > Sobre o telemovel > Versão personalizada. Este pacote é fornecido pela Vodafone e do controlo da mesma, pelo que é da inteira responsabilidade da mesma.
O dispositivo não é atualizado enquanto este pacote também não o for. Ou seja, a Vodafone pode até nem ser a responsável por fornecer a atualização oficial do sistema, mas é responsável pelo pacote de personalização do mesmo - e consequentemente, se esta não o atualiza para as versões mais recentes, o sistema operativo também não...
Por fim, achei também curioso como não existe uma forma direta de responder aos emails que são recebidos sobre as reclamações, o que surge como uma nota minima no final das mensagens.
O email em questão será "VodafoneReclama@vodafone.com", pelo que deveria ser perfeitamente válido para receber uma respostra a reclamações. Mas a empresa opta antes por direcionar essas questões para outros meios. Nada contra, apenas complica o processo em geral.