Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Huawei

Atualização EMUI 9.1 Mate 20 Lite

Novo Utilizador

Hoje recebi um contacto de uma operadora de CallCenter da Vodafone no decorrer da minha reclamação no livro de reclamações.

Indicaram que a Huawei fez chegar a atualização à vodafone no dia 25 de junho e que a estão a disponibilizar faseadamente.  Isto para mim é música, mas enfim.

Também indicou que, segundo informações da equipa técnica, seria possível forçar a atualização através de uma query (....perguntei como isso era feito mas a operadora não soube dizer. Remeteu para a linha de apoio técnica.....). Alguem faz a menor ideia do que isso seja?

Mostrar mais
Ultra Contribuinte
Olá,
Faltam me palavras para descrever a assistente.
Nada a ver o que ela mandou fazer, como é que vais actualizar um produto com uma ROM que a Vodafone não lançou ainda? Segundo eles está a ser enviada de forma faseada (Não sei se acredito), se não chegou ao equipamento então não há forma de actualizar, isto é básico.
Os Huawei têm update Via OTA normal e pelo HiCare (sendo que pelo HiCare pode instalar a ROM oficial da Huawei e matar a garantia da Vodafone, não sei se perderá ou não), todo o resto é inventar.
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

Mostrar mais
Novo Utilizador
Estou a ver que a resposta que levaste foi a mesma que a minha e apesar disso... Continuamos na mesma. Não faço a porra da ideia como é feita nova query e se foi disponibilizada dia 25 acho que em 2 semanas já deveria chegar às pessoas... Enfim. Nunca pensei que isto acontecesse mas estamos sempre a aprender e este será o último telemóvel que comprarei através da Vodafone.
Mostrar mais
Novo Utilizador
Mais uma vez recebemos respostas erradas e enganosas. A atualização foi disponibilizada meses atrás. Obviamente que as operadoras são sempre as primeiras a receber, mesmo antes do cliente final. Algum moderador sabe indicar como é feita essa query? Ou isso foi treta para ganhar tempo? Terei de fazer uma reclamação sobre esta reclamação? (Felizmente o livro de reclamações online permite isso). Sobre as atualizações pelo menu das Definições ou pelo programa HiCare - penso que a aplicação esteja também bloqueada para não o fazer. Não existem atualizações nessa aplicação. De qualquer das formas, é uma via oficial de atualização, pelo que nunca poderá trazer problemas de garantias. Para além disso, a Rom é custom da Vodafone. Se o permitem, é porque é legal.
Mostrar mais
Ultra Contribuinte
@RazacxD, se deres uma passada pelo tópico do Huawei Mate 20 Pro, o utilizador lá refere que não recebeu ainda a actualização do EMUI 9.1 (Que já saiu à muito para aquele equipamento), mas que via HiCare a actualização aparece disponível para ser feita. Ou seja, sendo que não é da Vodafone mas sim da Huawei se avançar vai perder a garantia (ou pode perder). Isto porque a própria Vodafone já disse e diz à muito tempo que os equipamentos sem a ROM Vodafone perdem garantia.
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

Mostrar mais
Novo Utilizador
Boa tarde, tenho uma pessoa amiga que já recebeu a atualização e tem um Huawei P20Lite... No YouTube já está o vídeo sobre a att para o EMUI 9.1,e eu ainda estou à espera.... Tenho um PSmart2019 e estou à espera da att porque acredito que resolva alguns bugs que surgiram após a ultima att... Por favor libertem a att
Mostrar mais
Visitante

Este topico é para o Mate 20 Lite, que é um dispositivo diferente. Mas, para todos os efeitos, a culpa é da Vodafone, tanto num como noutro.

 

Quanto à explicação que a operadora da Vodafone refere, não existe nenhuma "query" para forçar a atualização, nem nunca existiu. A Huawei fornece as atualizações oficiais por batchs baseados no IMEI - é assim que é feita nos dispostiivos desbloqueados.

No caso da Vodafone, deve ser algum "botão" numa sala escura que alguém pressiona, mas até agora ninguém o pressionou. Resumindo: a única culpada por não termos atualização é a falta de resposta da Vodafone...

 

Alias, até ao momento não existe nenhuma versão aprovada da Vodafone sobre uma ROM EMUI 9.0.1 ou 9.1 destinada ao Mate 20 Lite, portanto mais uma informação falsa. Isso pode ser visto através do uso da aplicação "Firmware Finder for Huawei" - disponível para Android e PC. Enquanto operadoras como a Altice já possuem a atualização oficializada, não existe nenhuma versão aprovada por parte da Vodafone, logo está ai mais uma informação inválida da empresa....

Mostrar mais
Ultra Contribuinte
Bem dito @djprmf.
Aliás, a Altice é a NOS não precisam aprovar nada pois vendem tudo desbloqueado, assim a resposta nas actualizações é imediata visto esta ser da responsabilidade da Huawei.
Eu não quis dizer assim tão directamente que não existe nenhuma query 😂, mas já que o fizeste, não vale a pena andarmos realmente a alimentar falsas informações.

Agora, deixaste me chocado quando disseste não haver qualquer aprovação por parte da Vodafone para o EMUI 9.01 e 9.1 😔
Isso é completamente chocante a meu ver, há muitos equipamentos comprados à Vodafone que nem sabem se irão receber alguma actualização.
É triste.

@AlvaroLeite, é preciso ver se esse Huawei P 20 Lite era um equipamento Vodafone (comprado à Vodafone) ou não. Pois já saiu o EMUI 9.1 sim para o P 20 Lite mas apenas tenho conhecimento que tenha sido para os desbloqueados.
Quanto ao P Smart 2019 se este foi comprado à Vodafone pode demorar ainda bastante até receber alguma actualização.
Até porque a Vodafone prioriza os topos de gama tal como a Huawei (embora a Huawei actualize também os de gama media/alta).
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

Mostrar mais
Visitante

@pedrorios 

Pelo menos a nível dessa aplicação não existe nenhuma ROM da Vodafone nesse sentido, e normalmente essa lista todas as roms com um ou dois dias de discrepância no máximo... A ROM personalizada e aprovada da Altice estava disponivel na listagem semanas antes de começar a ser fornecida, portanto....

 

O mesmo se aplica noutras operadoras internacionais (pelos comentários que se vai lendo no XDA-Developers), logo é seguro dizer que, se não está lá nessa app, não está sequer aprovada ou "pronta para fornecer".

Mostrar mais
Visitante

Esta é a resposta oficial da Vodafone às reclamações apresentadas - de forma similar ao que muitos aqui têm vindo a indicar:tugatech-2019-07-12-4206aa52-3bf4-4f00-9afa-15ac107d4fed

 

O "query" que suponho estarem aqui a referir é basicamente o processo de atualização do Android, onde os utilizadores têm de pesquisar por "novas atualizações" no sistema OTA do proprio sistema. É um termo que nbunca ouvi sequer na indústria, e lido com isto diariamente. Portanto é no mínimo estranho referirem ao sistema OTA do Android como query...

 

Seja como for, a resposta oficial é que a atualização para EMUI 9 (9.0.1) encontra-se a ser distribuída sobre fases, e será fornecida aos clientes dentro dos "próximos dias". Quanto tempo isso será, ninguém sabe...

 

Quanto ao fornecimento de pacotes de atualização, a empresa continua a manter a postura de que "não têm culpa", em como não são responsáveis pelo fornecimento dos mesmos. No entanto, o pacote de atualização que se encontra fornecido em todos os Mate 20 Lite está especificamente referido como sendo da Vodafone - surge nas definições do Android > Sobre o telemovel > Versão personalizada. Este pacote é fornecido pela Vodafone e do controlo da mesma, pelo que é da inteira responsabilidade da mesma.

O dispositivo não é atualizado enquanto este pacote também não o for. Ou seja, a Vodafone pode até nem ser a responsável por fornecer a atualização oficial do sistema, mas é responsável pelo pacote de personalização do mesmo - e consequentemente, se esta não o atualiza para as versões mais recentes, o sistema operativo também não...

 

Por fim, achei também curioso como não existe uma forma direta de responder aos emails que são recebidos sobre as reclamações, o que surge como uma nota minima no final das mensagens.tugatech-2019-07-12-138bbbcd-dc82-406b-8157-db3b218b7eb7

O email em questão será "VodafoneReclama@vodafone.com", pelo que deveria ser perfeitamente válido para receber uma respostra a reclamações. Mas a empresa opta antes por direcionar essas questões para outros meios. Nada contra, apenas complica o processo em geral.

Mostrar mais