Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Huawei

Variação na velocidade download em wifi

Visitante Junior
Boa Noite Tenho o serviço da Vodafone desde à três semanas. O serviço contratado em termos de net é o fibra até 400 mb. Se ligar o computador por cabo ao router , é maravilha. Normalmente até ultrapassa os 400 mb (hoje por exemplo tinha 421 mb medidos no speedtest.net). Em wifi a situação é outra. Tem dias em que é muito bom. 330/360 mb na mesma sala onde está o router. 260/280 numa sala ao lado. Isto para mim é bom e se fosse sempre assim eu não estaria aqui a reportar a situação. O problema é que sem que eu altere nada em casa ou nas configurações do computador ou do router, dum momento para o outro as velocidades descem para 50/60 mb na sala onde esta o router e para 30/40 mb na sala do lado. E se da primeira vez reiniciei o router e o problema desapareceu agora já estou desde à dois dias com essa velocidades mais baixas e apesar de ontem ter falado com o apoio ao cliente e eles terem dito que tinham alterado qualquer coisa lá e terem reiniciado o router o facto é que continua tudo na mesma. Aqui a questão não se é ou não possível ter boas velocidades de download por wifi aqui em caso porque eu já vi que é possível. A questão é manter uma estabilidade nessas velocidades de download. Aceito que pode haver pequenas variações devido a factores externos mas não acho normal passar de 330/360 mb para 50/60 mb quando aqui do meu lado não houve nenhuma alteração que o justifique. Alguém tem uma ideia do que é que possa provocar isto?
Mostrar mais
10 RESPOSTAS 10
Moderador

Olá @Smokey

A Vodafone apenas garante as velocidades contratadas quando a ligação é feita por cabo. Utilizando o Wi-Fi, existem diversos fatores que podem ter influência na qualidade e dispersão do sinal, como a localização do router, a arquitectura da casa e o número de utilizadores em simultâneo.

Qualquer dificuldade que denote com o serviço seja na Tv, Voz ou internet, poderá contactar o apoio técnico - 16913.

Alternativamente, podemos encaminhar a situação junto do apoio técnico, necessitando apenas que nos indique o número de conta Vodafone e um contacto, por mensagem privada. 

Posteriormente, será contactada em 48 horas. 

Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".   

Obrigado

JoãoR_Vodafone

Mostrar mais
Contribuinte Junior

Tenta alterar as definições de encriptação Wireless para apenas Chaveprepartilhada WPA2 e modo de encriptação AES.

Se possível, realizar uma pesquisa dos routers wireless que poderão haver na vizinhança e em que canal estão configurados, e passar para um canal menos saturado. Geralmente o 1, o 6 ou o 12.

Verificar também se nas opções avançadas está seleccionada a opção de largura de banda do canal em 40 MHz e fazer testes a partir daí.

Também aconselho a, no caso de ter a rede 5Ghz ligada, dar-lhe um nome de rede diferente, que a identifique como 5Ghz. Neste caso, vais reparar que vais ter menos qualidade de sinal distante do router, mas quando próximo maior velocidade. Para distâncias maiores, o ideal é usar a rede 2,4 Ghz. Eu acho que para o uso normal o ideal é a 2,4 Ghz. Só se tira proveito da rede 5Ghz estando relativamente próximo do router e sem obstáculos. E julgo que por predefinição, a rede 5Ghz fica com o mesmo nome da rede 2,4, o que torna difícil perceber a qual se está conectado...

Mostrar mais
Visitante Junior

"A Vodafone apenas garante as velocidades contratadas quando a ligação é feita por cabo. Utilizando o Wi-Fi, existem diversos fatores que podem ter influência na qualidade e dispersão do sinal, como a localização do router, a arquitectura da casa e o número de utilizadores em simultâneo."

O meu problema não é não ter velocidade suficiente no wi-fi. O que eu acho que não está bem é a variação da força ou intensidade do sinal.

Nem de propósito posso relatar a diferença de ontem à noite por volta das 22 horas para hoje às 14 horas.

Ontem - 22 horas - velocidade de download - 33,27 mbps

Hoje -    14 horas - Velocidade de download - 246,50 mbps.

Isto não me parece normal e não considero que possa encaixar nos chamados "diversos fatores que podem ter influência na qualidade e dispersão do sinal" que a Vodafone tem utilizado para me responder, quando de ontem para hoje eu não alterei absolutamente nada nem na arquitetura da casa nem no meu computador nem na localização dos equipamentos(router numa sala e computador numa outra sala ao lado separadas por uma parede).

Será que isto para a Vodafone é uma situação normal e aceitavel? Será que é isto o tão propagandeado super wi-fi com o novo router cheio de novas e fantasticas capacidades?

Mostrar mais
Antigo Moderador

Olá @Smokey

De facto a velocidade de internet poderá variar de acordo com todos os fatores mencionados e que foram utilizados em respostas anteriores. 

Contudo de forma a podermos analisar a sua questão, pedimos que nos indique através de mensagem privada, o número de conta associado ao serviço Vodafone. 

Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".   

Obrigado, 
André_Vodafone

Mostrar mais
Highlighted
Visitante Junior

Bom dia

Já fui contactado pelo serviço de apoio ao cliente. Tudo continua na mesma.

A resposta continua a ser : "A Vodafone apenas garante as velocidades contratadas quando a ligação é feita por cabo. Utilizando o Wi-Fi, existem diversos fatores que podem ter influência na qualidade e dispersão do sinal, como a localização do router, a arquitectura da casa e o número de utilizadores em simultâneo."

E as variações na velocidade de download continuam a acontecer e eu continuo a ter dias/horas em que tenho entre 220 e 280 mbts e dias/horas em que tenho 30 a 60 mbts de velocidade de download.

Nos factores externos que são referidos pela Vodafone está a localização do router, a arquitectura da casa e o número de utilizadores em simultâneo.Estes eu posso garantir que não sofrem alteração, pois nos momentos em que eu faço as leituras de velocidade o router está sempre na mesma localização, a arquitetura da casa não muda

e o numero de utilizadores e box´s de televisão ligadas são sempre os mesmos apesar de noutras alturas poderem ser mais. Até a localização e posição do computador em que faço a leitura é a mesma para garantir as mesmas condiçoes de teste. A partir da ultima chamada passei a utilizar o medidor de velocidade da Vodafone aconselhado pelo tecnico do apoio a cliente mas coincidencia ou talvez não as leituras são coincidentes com os testes que tenhos realizado no speedtest.net .

Ok. Para a Vodafone uma amplitude de variação de 200 mbts é normal.

Para mim e outras pessoas que tenho contactado não é.

Será que a Vodafone me pode dizer quais os factores externos(para alem dos acima mencionados) que podem provocar este problema?

Talvez assim eu consiga tentar identificar qual é o que está a afetar a minha ligação de wi-fi.

Continuo a achar estranho que esse/s fator/es externo/s só afetem o wi-fi da Vodafone pois até aqui eu com uma ligação da MEO até 200 MB tinha,em condições exatamente iguais de teste,cerca de 120 mbts de velocidade de download. A variação era entre os 100 e os 130 mbts. Isto eu compreedo e aceito.

Fico mais uma vez a aguardar resposta.

Mostrar mais
Moderador

Olá @Smokey,

Compreendemos a sua mensagem, mas como indicado anteriormente existem fatores que podem fazer com que o serviço oscile como:

• a distância entre o equipamento (Smartphone, PC/ MAC, etc…) e o router;
  • Interferências/ obstáculos pelo caminho;
  • Norma da ligação e frequência Wi-Fi.

Desta forma, o que sugerimos é um repetidor de sinal e neste caso, temos disponível o Super Wi-Fi que pode consultar aqui.

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais
Visitante Junior

Bom dia Marta
Olhando para a resposta que me deu fico com a ideia que não leu nenhuma das mensagens que publiquei incluindo aquela a que me respondeu. Isto porquê?
As razões que deu para a oscilação do serviço foram:
- a distância entre o equipamento (Smartphone, PC/ MAC, etc…) e o router;
- Interferências/ obstáculos pelo caminho;
- Norma da ligação e frequência Wi-Fi.
O que eu disse na mensagem a que me respondeu :
" nos momentos em que eu faço as leituras de velocidade, o router está sempre na mesma localização, a arquitectura da casa não muda e o numero de utilizadores e box´s de televisão ligadas são sempre os mesmos apesar de noutras alturas poderem ser mais. Até a localização e posição do computador em que faço a leitura é a mesma para garantir as mesmas condições de teste."
Continuo a dizer que o que está errado não é eu ter pouco sinal ou o sinal não chegar a alguma divisão da casa. Pelas velocidades que eu consigo ter em determinadas horas ou dias fica provado que o sinal consegue chegar muito bem à maior parte das divisões da casa. E para as divisões que não chegava eu contratei com a Vodafone o Super Wi-Fi e tenho um repetidor que faz com o sinal lá chegue sem problema. E mesmo tendo o repetidor as três luzes verdes acesas ( quer dizer que está a uma distancia do router que lhe permite receber o sinal sem problema) , quando a velocidade de download baixa , acontece o mesmo se estiver ligado ao repetidor em vez de estar ligado ao router. Isto apesar de se manterem acesas a três barras de luz.
Para mim , e visto que não vejo qualquer alteração das condições aqui dentro de casa o problema só pode ter duas explicações :

ou é um problema do router apesar de este ser o segundo router desde que tenho o serviço (à um mês).
ou então tem a ver com a qualidade do vosso serviço e isso eu acho inaceitável.
Já contactei alguém para vir aqui a casa para me tentar ajudar com este problema. Vou ver o que ele me pode dizer.
De qualquer modo não vou descansar enquanto não tiver o problema resolvido ou até que me dêem uma razão para isto acontecer.

Para que vá ficando um registo eis algumas das medições que tenho feito : 

DATA              HORA        VALOR DOWNLOAD em Mbts

28/10            12.25                131.65

28/10            21.28                289.04

29/10            07.09                225.28

29/10            13.42                103.67

29/10            20.14                  38.88

30/10            07.24                  39.60

30/10            23.28                  40.23

31/10            07.19                266.90

31/10            19.19                143.50

01/11            09.30                132.00

01/11            23.07                162.67

Mostrar mais
Antigo Moderador

Olá @Smokey

A situação exposta foi já alvo de análise pelo nosso suporte técnico, não tendo sido detectada qualquer anomalia. Reiteramos que apenas consegue as velocidades máximas por cabo. Através de Wi-Fi, as variações que reporta são naturais, tendo em conta as características de uma rede wireless.

Obrigado

BrunoC_Vodafone

Mostrar mais
Visitante Junior

Boa Tarde BrunoC

Concordo e aceito que a vodafone apenas garanta as velocidades maximas através de uma ligação por cabo, mas não posso concordar nem ser obrigado a aceitar como normal que numa ligação por wi-fi eu tenha uma velocidade de download de mais de 280 mbts e passadas umas horas já só tenha 30 mbts e depois 140 mbts e por aí fora.

Há realmente uma quantidade de factores que podem ter influência na velocidade de download numa ligação wireless, Eu tenho o exemplo aqui em casa. Numa area da casa o sinal de wi-fi chega com facilidade. Noutra area da casa não. E nem é pela distancia em metros mas será pelas paredes ou outra coisa qualquer. Mas para isso existem os repetidores. Foi assim que eu resolvi o problema. 

Uma coisa é os factores externos , como vocês lhes chamam, afectarem a capacidade do sinal de wi-fi chegar a determinado ponto da casa.

Outra coisa é em determinados momentos o sinal chegar lá com toda a facilidade e força e noutros momentos chegar lá bastante mais fraco. E isto sem que tenha existido qualquer alteração nas condições de funcionamento ou de teste.

Duas coisas que gostaria de dizer:

1º - Não é por vocês dizerem repetidamente que esta situação é normal que isso, é, ou passa a ser verdade.

2º - Já o pedi e volto a pedir que a Vodafone me diga quais são os factores externos que podem provocar uma situação destas visto que aqueles que enunciaram até agora não poderem ser os causadores desta variação da velocidade de download já que se esses factores não se alteram não há razão para que a velocidade se altere.

Mostrar mais