cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Cobrança ABUSIVA (!!!) em chamadas na linha de apoio ao cliente

Daniel-Gachi
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Bom dia,
No passado mês de setembro de 2020, efectuei uma série de tentativas de Contacto telefónico a partir do meu número móvel (rede NOS) para o serviço de apoio ao cliente para rescindir um contrato de internet fixa e eventualmente lá consegui falar com o assistente. É com grande espanto que reparei, ao receber a fatura relativa ao mês de setembro, que a Vodafone me estava a cobrar nada mais nada menos que 57,72€.

Pois bem, estes 57,72€ devem-se essencialmente ao tempo que eu tive em espera para ser antendido por um assitentente e decompõem-se da esguinte forma:

Dia 04/09 (Primeiro dia de contacto): Tive de efetuar 5 chamadas até ser atendido e só à 6 tentiva é que lá fui atendido. Neste dia foi-me faturado um total de 11,736€ ao qual temos de acrescer o IVA à taxa legal em vigor (23%), fazendo um total de 14,435€. Neste primeiro contacto, o objetivo era dar indicação que não pretendia renovar o meu contrato de NET fixa (que terminava no final do mês de setembro de 2020). Foi-me dada a informação (na minha sexta tentativa a ligar para a linha de apoio) que seria enviado, para o meu e-mail, um formulário para ser preenchido e submetido no site da vodafone de modo a dar inicio ao processo de término do contracto. Como o operador que me atendeu não foi competente na sua tarefa, não recebi formulário nenhum e no dia 11/09 tive de efetuar uma nova chamada para perceber o que se passava.

Dia 11/09 (Segundo dia de contacto); Nova tenativa de contacto e à terceira chamada lá me atende um assistente que diz que me disse que as questões relativas a contratos era com outra linha para a qual eu supostamente ia ser trasnferido e não fui. A chamada caiu e só ai foram 9,517€ (valor já com IVA). Nesse mesmo dia voltei a fazer nova chamada e lá fui atendido por um assitente, que me enviou para outra linha onde me foi explicado extamente o mesmo que me haviam dito no dia 04/09, aquando do 1º contacto. O assitente disse-me que me ia enviar o tal formulário e que eu apenas teria de preencher e depois submeter no site da vodafone. Imaginem só o que aconteceu?? Pois é, mais uma vez o formulário nunca chegou ao meu e-mail e neste dia foram-me cobrados um total de 28,885€ para estar mais uma vez à espera na linha de atendimento e não ter o meu problema resolvido.

Dia 13/09 (Terceiro dia de contato): Nova tentativa de contacto para tentar perceber onde raio andava o formulário que nunca chegava ao meu e-mail. Volto a ligar, curiosamente fui atendido logo na 1ª chamada, e desta vez, uma senhora compreensiva que me atendeu, reconheceu a falha dos colegas nas chamadas anteriores e informou-me que o fomrmulário que é necessário preencher está disponível no site da vodafone e que essa informação me deveria ter sido passada logo no 1º contacto. Pois bem, entre tempo de espera e tempo a falar com o assitente, neste dia foram-me cobrados mais 14,399€, para chegar ao final da chamada e perceber que afinal bastavam 30 segundos para ter sido explicado o que esta senhora me explicou.

 

Resumo da história, tenho uma fatura de 57,72€ (valor com IVA incluído) para pagar por 11 chamadas que efetuei em 3 dias diferentes com a vodafone, quando uma das chamadas deveria ter sido suficiente para me darem a simples informação que apenas tinha de ir ao Site, preencher o formulário e estava o assunto resolvido.

É inadmissível e incompreensivél a falta de competência exitente nas linha de atendimento, as informaçõs são na grande maioria dos casos dadas de forma errada e os clientes é que tem que abancar com os custos, sendo que neste caso, pareceu-me mais uma tentativa da vodafone em extrair mais algum dinheiro uma vez que iriam perder um cliente de NET Fixa. O valor que me estão a cobrar pelas chamadas que tive de efetuar para terminar o contrato de NET fixa que tinha dava-me para pagar mais 3 meses de NET. 

É completamente inadmissível cobrarem valores astronónicos só por uma pessoa estar a ouvir uma música enquanto espera; é inadmissível serem dadas informações erradas aos clientes; e é inadmissível ter de efetuar 11 chamadas para resolver um simples problema.

 

Posto isto acima descrito, espero que reflitam sobre a situação e no limite que me cobrem apenas uma chamada, porque se tive de ligar 11 vezes foi por incompetência da vodafone e não por culpa minha, logo, não tenho de pagar o valor total que me cobraram.

A minha fatura será debitada da minha conta bancária no dia 29 de outubro de 2020, por isso se desta vez conseguirem ser eficazes ainda podem enviar a comunicação à minha operadora para retificar a fatura e não efetuar a cobrança. Caso sejam lentos como foram quando tenti cancelar o contrato, então talvez no final de preencher este formulário 11 vezes ou se calhar mais, tenham de proceder vocês mesmos ao reembolso.

Se pretenderem, uma vez que não é possível anexar documentos nestas caixas de comentários e para proteger os meus dados pessoais, posso envaiar-vos a minha fatura detalhada com as comunicações que referi em cima e com o valor exato que vocês me cobraram em cada uma das chamadas.

 

Fico a agurdar uma reposta breve da vossa parte.

 

Com os melhores cumprimentos, Daniel Gachineiro.

 

 

1 RESPOSTA 1

Rodolf_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @Daniel-Gachi,

 

Todos os dias a Vodafone trabalha com o objetivo de melhorar os produtos e serviços prestados, obtendo assim a fidelização e satisfação dos nossos Clientes. Os assistentes Vodafone recebem formação, de forma a prestar um serviço de excelência, com o objetivo de ajudar o Cliente em todas as suas questões.

 

O custo da chamada para o serviço de apoio a Clientes é público e está disponível para consulta no site.

Contudo, a Vodafone disponibiliza outros meios de contacto como o nosso chat: https://tobi.vodafone.pt/ Fórum ou através de email: http://vfpt.pt/rsociais6, sendo estes gratuitos.

 

Para que possamos analisar a situação reportada, envie-nos os seguintes dados por mensagem privada:

 

- Número de conta Vodafone

- Nome completo do titular

- Morada completa

- Fatura da sua operadora móvel

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone