cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Cobranças pós fim de contrato

Larissabezerra
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Meu nome é Larissa Bezerra, conta Vodafone *****. No fim de Janeiro de 2020 um gestor de clientes/contas me apresentou os serviços de uma outra operadora. No mês de março, mais precisamente, no dia 05 de Março de 2020, finalizaria a fidelização do meu contrato com a Vodafone. Após aceitar a oferta do gestor, o mesmo entraria em contato com a Vodafone para denunciar fim de contrato e enviar todos os documentos necessários (realizado no dia 20 de Fevereiro de 2020).

Após o sucedido, o gestor me informou que havia enviado os documentos e que estava tudo certo com a anulação contrato. Como o contrato finalizou no dia 05 de março, e pela lógica das faturas e data de cobrança das mesmas, ainda recebi uma cobrança da Vodafone em abril, referente aos serviços utilizados do dia 09 de fevereiro a 08 de março. Eu fiz a portabilidade dos dois números associados a minha conta da Vodafone, assim como dos serviços de internet e tv, na segunda semana de fevereiro, ou seja, já em fevereiro não estava mais utilizando nenhum serviço da Vodafone, mas isso foi por escolha minha, mesmo sabendo que eu iria pagar pelos serviços até o fim do contrato. O número de telemóvel extra associado a minha conta teria finalização apenas em abril, e devido eu ter finalizado o uso do serviços em fevereiro, paguei na fatura do dia 09 de fevereiro ao dia 08 de março, uma “Penalidade por Incumprimento Contratual” no valor de € 20,00.

Após receber a cobrança do dia 09 de fevereiro ao dia 08 de março por débito direto e sem receber nenhuma fatura por email, entrei em contato com a Vodafone por telefone para obter explicações do valor altíssimo cobrado e além do mais solicitar as faturas que desde dezembro de 2019 não me foram mais enviadas por email. Fiquei dois dias tentando resolver o problema por telefone, um dos dias o sistema da Vodafone não estava funcionando e os funcionários pediam que eu retornasse “mais tarde”, e por cada ligação eu paguei e não me foi solucionado nada. No dia seguinte, na última tentativa que fiz , após ser passada por diversos funcionários e pagar por minuto de ligação, me foi informado que meu contrato não tinha sido finalizado por falta de documentação, disseram ainda, que enviaram um SMS, a solicitar novo envio de documentação. Em momento algum eu recebi esse SMS, muito menos o gestor de clientes me avisou sobre essa situação, não recebi nenhum email formal solicitando os documentos, nem mesmo uma notificação por email ou telefone de que eu tinha solicitado a cessação de contrato. Não sei como uma operadora tão grande e séria como a Vodafone diz ser, trabalha com SMS como meio formal de informar e fazer importantes solicitações, como a de um documento que estava em falta. Por fim, não recebi nenhuma informação sobre os documentos faltantes, e não tive como saber que meu contrato seguia ativo, MESMO QUE TENHA SIDO SOLICITADO NO DIA 20 DE FEVEREIRO A ANULAÇÃO.

Depois de todos gastos que obtive falando por telefone com a Vodafone, fui à loja tentar resolver e pôr fim ao contrato. O funcionário me informou que no mês de maio ainda viria mais ou menos € 15,00 referente ainda a “Penalidade Incumprimento Contratual”. Agora no mês de maio, fui à loja da Vodafone para pagar o valor anterior informado pelo funcionário, e me foi informado que o valor que eu tenho que pagar em maio é de €43,63 pelo uso de TvNetVoz+Móvel do dia 09 de abril ao dia 08 de maio. Como referi anteriormente, NÃO USO OS SERVIÇOS DA VODAFONE DESDE FEVEREIRO E O CONTRATO FOI FINALIZADO NO INÍCIO DE MARÇO. OU SEJA, SOLICITO JÁ A ANULAÇÃO DESSA COBRANÇA, EXTREMAMENTE INDEVIDA, POR SERVIÇOS QUE NUNCA FORAM USADOS NEM PERMITIDOS A COBRANÇA. Ainda mais, tem uma cobrança em atraso de € 56,90, que no dia 13 de abril me foi cobrado, mas felizmente eu já tinha cancelado o débito direto para a Vodafone e foi negada pelo meu banco. Não sei de onde foi tirado essa cobrança, por uso de não sei qual serviço. Não recebi nenhuma fatura online, nem nenhuma explicação do porquê desse valor que está em atraso, na fatura está escrito “o montante em atraso não está incluído no valor deste mês e deve ser pago à parte para evitar a suspensão do serviço”, QUAL SERVIÇO? AQUELE EM QUE FOI PEDIDO ANULAÇÃO EM 20 DE FEVEREIRO E QUE NÃO TEVE MAIS USO DESDE MARÇO?

Peço a anulação dessas últimas duas cobranças indevidas, que estão sendo COBRADAS por algum serviço que eu nunca utilizei e que foi pedido anulação em fevereiro e finalizado em loja novamente em abril. Só para deixar claro, mesmo que faltasse documentos para anulação definitiva do contrato, não foi utilizado mais nenhum serviço após o mês de fevereiro, e que o máximo que eu irei pagar é o valor de mais ou menos €15,00, referente a  “Penalidade Incumprimento Contratual” do número extra, que me foi informado no mês de abril que eu necessitaria pagar no mês de maio.

1 RESPOSTA 1

Anónimo
Não aplicável

Olá @Larissabezerra,

 

Compreendemos a lamentamos a sua insatisfação, contudo, o Forum não é o meio de reclamação de acordo com os Termos e Condições do Forum, conforme  ponto 25 deste, para efetuar qualquer reclamação ou colocar dúvidas específicas, os utilizadores deverão utilizar o serviço de apoio aos clientes disponibilizado pela Vodafone para o efeito, como por exemplo o nosso site.

 

Editámos o seu post de forma a retirar um dado confidencial, colocado publicamente. Estes dados devem ser sempre enviados por mensagem privada para a sua segurança.  

 

Os pedidos de desativação têm de ser preenchidos e assinados pelo titular do serviço e entregues num dos canais oficias da Vodafone sendo da responsabilidade deste garantir que toda a informação se encontra em vigor. E, sim, a Vodafone pode informar por via SMS.

 

Quando existe um contrato a decorrer e o contrato é terminado antes do fim da fidelização será aplicada a multa por incumprimentos contratual sendo que, esta é apenas emitida após a desativação dos respetivos serviços e não por deixar de utilizá-los. A não utilização dos serviços é uma opção do Cliente.

 

Caso pretenda informações sobre os valores, indique-nos por mensagem privada, o número de conta, nome e morada completos.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone