Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

My Vodafone

Reclamação

Highlighted
Novo Utilizador

Boa noite,

No passado dia 18 de Dezembro adquiri um smartphone Samsung A20 numa loja Vodafone em Viseu. Passado cerca de dois meses o equipamento avariou. O telemóvel acusava estar a carregar quando não estava ligado à eletricidade e quando estava realmente ligado não carregava. Estando dentro da garantia, dirigi-me à loja onde comprei o smartphone para ser reparado. Uma semana mais tarde, recebi o equipamento de volta sem qualquer nota nos Danos Verificados e com as seguintes operações realizadas discriminadas na Ordem de Reparação:
- Equipamento reparado
- Substituição da fita de ligação interna
- Substituição do cabo de dados
- Substituição do carregador
- Substituição do conetor de carga
- Atualização do software do equipamento

O telemóvel, de facto, retornou reparado. Contudo, após precisamente um mês (a 14/03/2020), o equipamento voltou a acusar o mesmo problema. Deixei o telemóvel na loja para ser enviado de novo para reparação. E no dia 18 recebi uma chamada com o orçamento deste segundo arranjo, o qual recusei, visto que o telemóvel ainda se encontra dentro da garantia. Ontem, dia 23, voltei à loja da Vodafone para tentar resolver esta questão.

O relatório técnico do arranjo tem apontado nos Danos Verificados que o “Conetor de carga (Sub.) do equipamento apresenta vestígios de humidade”. A questão que se debate é como é que nesta segunda instância (em que o telemóvel foi usado apenas durante um mês – de 14/02 a 14/03) foi detetado um motivo tão claro para a avaria, quando no primeiro arranjo não existiam danos verificados. A definição desta súbita razão de ser do problema é particularmente curiosa quando a avaria é exatamente a mesma que foi indicada no mês de Fevereiro.

O relatório técnico traz anexadas algumas fotografias que mostram apenas um conetor de carga danificado. Coincidentemente ou não, estas imagens tornam difícil a identificação do smartphone. Além disso, independentemente de ser ou não o equipamento que adquiri, não tenho garantias que durante a primeira reparação efetuada o conetor de carga original não tenha sido substituído por um em pior estado.

É de realçar a informação jurídica que se encontra em rodapé da Ordem de Reparação:
“As reparações estão abrangidas por um período de garantia definida pelo fabricante desde que o equipamento não seja adulterado. Estão excluídos desta garantia as baterias, pilhas, consumíveis e acessórios de desgaste rápido. Em caso de nova avaria no período de garantia de reparação, e nas situações em que esta ocorra pela mesma razão e/ou sintoma acima mencionados, o Cliente terá direito a nova intervenção sem custos. Esta garantia não cobre outras avarias mesmo que apresentem características idênticas às reparadas anteriormente.”

Como já referi, o sintoma por mim indicado é o mesmo, pelo que terei direito a nova intervenção sem custos. Pagar este arranjo também não me garante que o problema não reapareça. E, na eventualidade de tal acontecer, é-me incocebível continuar a pagar arranjos mensais por um problema que não tem origem no uso indevido do equipamento. Ademais, parece-me que os interessados no pagamento do orçamento definido se estejam a salvaguardar na última frase desta nota jurídica, através da identificação de uma causa que nunca tinha sido detetada, ou sequer mencionada, anteriormente.

Posto isto, e tendo em conta que ao ter recusado fazer qualquer pagamento o segundo arranjo foi negado, peço uma devolução do valor pago pelo smartphone ou a troca por um equipamento novo. 

Com os melhores cumprimentos,

Adília Santos

P.S. Todos os documentos trocados durante este processo encontram-se no seguinte link https://drive.google.com/open?id=1s7rWqUct6NK8X6lmc3x4mGwykoZ7rGi7 pois não consegui fazer o upload das imagens nesta mensagem.
P.S.S.  Já liguei para todos os contactos disponíveis na página de suporte ao cliente e foi-me dito que não saberiam como ajudar. Já fui à loja física onde adquiri o equipamento e onde fiz reclamação. Mais tarde, foi-me enviada uma mensagem solicitando que eu reforçasse a reclamação através de https://www.vodafone.pt/ajuda/contactos/formulario.html. para onde enviei dois emails e me disseram para reenviar a minha "questão" para os contactos disponibilizados no site. 

Mostrar mais
1 RESPOSTA 1
Highlighted
Moderador

Olá @AdíliaSantos,

O Forum não é o meio de reclamação de acordo com os Termos e Condições do Forum, conforme  ponto 25 deste, para efetuar qualquer reclamação ou colocar dúvidas específicas, os utilizadores deverão utilizar o serviço de apoio aos clientes disponibilizado pela Vodafone para o efeito, como por exemplo o nosso site.

Para efeitos de devolução de equipamentos o mesmo é feito num prazo de 4 ou 14 dias consecutivos, dependendo do canal por onde foi vendido.

O Cliente tem 2 anos de garantia, ficando ao critério do Fabricante fixar um prazo superior. Esta pode ativada as vezes que forem necessárias.

A Vodafone disponibiliza todo o processo de logística associado ao processo de reparação de equipamentos terminais, bem como a reparação dos mesmos, recorrendo para tal, a entidades externas certificadas pelos fabricantes dos respectivos equipamentos.

As reparações só serão realizadas ao abrigo da garantia se forem apresentados todos os documentos exigidos para o efeito pelo fabricante. Não obstante tal facto não estão cobertas pela garantia situações de deficiências causadas por acidente, uso anormal, imprudência e desrespeito pelas normas de utilização do manual de instruções, sendo que, nestes casos, os custos da reparação do equipamento correm por conta do Cliente.

Desta forma, mantendo-se qualquer dificuldade com o equipamento é necessário a deslocação a uma loja com assistência técnica.

Pode optar pelo nosso serviço Reparação no Momento - disponível em algumas lojas Vodafone: Action Store (Lisboa), Action Store (Porto), Rua da Ranha (Porto) - que lhe dá a possibilidade de reparar seu equipamento no próprio dia.
Pode dirigir-se a uma loja Vodafone com o serviço de Assistência Técnica.
Caso esteja numa localidade sem serviço de Assistência Técnica ou não tenha possibilidades de se dirigir a uma das nossas Lojas, pode recorrer ao serviço de Assistência Técnica Postal (disponível gratuitamente nas estações dos CTT). O equipamento reparado é entregue na morada solicitada.

Tendo também efetuado uma reclamação interna, terá de aguardar que o departamento responsável a contacte.

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais