Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Net Voz

Fibra Rural (DST) Router

Super Visitante

Olá bom dia,

 

venho expor por este meio o meu descontentamento, não em relação a qualidade de serviço, alias nem posso ter desagrado visto que só tenho o serviço instalado a 1 dia, mas sim em relação ao facto de me ter sido explicado que em zonas de Fibra Rural o novo Smart Router da Vodafone não ser compatível com esta linha.

 

Tudo bem, o novo Smart Router não é compatível com a linha DST como explicado, mas será necessária a instalação com um router tão antigo como o Technicolor TG784n? Antes de ser Vodafone Fibra, ou seja a 2 dias, era MEO Adsl, e por meu espanto o meu antigo router ADSL era o Technicolor TG784n, o que também me foi explicado que seria diferente pois o sinal não chegaria mais por linha telefónica mas sim por fibra, mas isto já eu tinha percebido, e apenas notei que seria para enganar o pobre coitado que não percebe muito disto. A resposta da qual eu ando atrás é o porque de nós, e quando digo nós, todos aqueles em Fibra Rural sem acesso as mesmas vantagens da Fibra dita normal, temos de pagar exatamente os mesmos valores que aqueles que têm mais vantagens que nós?

 

No meu ponto de vista para nós pagarmos o valor exatamente igual, a Vodafone devia ter-se dado pelo menos ao trabalho de implementarem um Router recente que aceita-se conexões 802.11 ac que traria a nova tecnologia de 5Ghz que suporta as ligações até 1300MB/s, e que têm um maior abrangimento pela casa, e 450MB/s em 2.4Ghz, coisa que o atual router não aceita, ou seja de que me adianta a mim ter uma placa de wireless que puxa 1 GB se a rolha no router é de 65 MB? Mas não, tive que me manter por esta tecnologia desatualizada, que a meu ver esta muito bem para quem tem o ADSL, como eu tinha, mas quem paga o serviço fibra como qualquer outro cliente está a pagar deveria pelo menos ter direito se não ao Smart Router, a um Router atual, e desenhado para esta rede, um Router que justifique o facto de estarmos a pagar exatamente o mesmo preço que todos os outros.

 

Reparem que eu não me queixei de velocidades por cabo, sim velocidade por cabo é bastante boa e queixas poucas, mas também tem as suas limitações devido a desatualização do Router, mas vejamos que aqui em caso somos 4 e eu sou o único que usa o cabo, porque tenho o router ao meu lado, mas o resto queria usar uma velocidade superior e não pode, as placas wifi aceitam, mas o router não. Só me manifesto pela desigualdade, porque se investirem na rede DST, que na minha zona é alugada, como investem na outra os clientes já mais terão razões de se queixar!

 

Por esta mesma razão atribuiu um ponto negativo ao serviço Vodafone Fibra Rural (DST) pois é a única operadora que pratica esta filosofia com este tipo de zonas!

 

 

Sem mais,

Obrigado.

Mostrar mais
57 RESPOSTAS 57
Moderador

Olá @pedro639,

 

Lamentamos pela insatisfação causada. Para que possamos verificar essa situação, pedimos que nos refiras por mensagem privada, o NIF associado ao serviço.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais
Super Visitante

Olá boa tarde,

 

começo por mostrar novamente o meu descontentamento, primeiramente por ter o serviço instalado apenas a 1 dia e já ser a segunda reclamação que faço aos serviços Vodafone.

 

Deixo então aqui um pequeno "background" para que se fique a perceber melhor o caso. Eu contratei o serviço a uns dias e foi-me instalado ontem a tarde, no contacto com o comercial pela linha de telemarkting, ficou acordado 200mb/100mb (Download/Upload) pelo que ainda só tenho 100mb/100mb, mas isto deve-se ao facto de a portabilidade do numero móvel ainda não ter sido efetuada, o que nos irá levar a outra questão mais a frente.

 

Conhecidos os factos vamos então a dita reclamação. Após a instalação do serviço fiz alguns testes de velocidade e aparentemente tudo estava corretamente instalado e pronto a usar, sem nenhuma duvida, tendo em causa alguma discrepância nas velocidades ao que eu assumi que fosse devido ao facto de a instalação ter acabado de ser feita. Hoje, passado 24h da instalação, refiz imensos testes a linha e deparei-me com velocidades absurdas, e quando me refiro a absurdas são literalmente velocidades de 600kb/s de Download e 11,5Mb/s de upload, isto deixou-me em alerta, a velocidade de download é exatamente igual a que eu tinha quando ADSL a uns dias atrás, sendo que a velocidade de Upload se mostra como 11,5Mb/s o que não sei se é suposto ser assim ou é suposto atingir mesmo os 90Mb/s pelo menos.

 

Deixo aqui provas irrefutáveis para acompanharem aquilo que eu atesto nesta presente queixa, para que das duas uma, ou resolvam o problema ou tentar de qualquer forma a rescisão contratual pelo seu incumprimento:

 

Testes de velocidade

Os seguintes testes foram efectuados no site speedtest.net

 

PING: 11ms

Download: 93.98Mb/s

Upload: 94.91Mb/s

O gráfico apresenta oscilações no download e constancia no upload

Imagem: https://1drv.ms/i/s!AmTZJls_Fa5IkRHI3jfVtDtSQd4b

1 - Servidor Vodafone Porto

 

PING: 23ms

Download: 57.44Mb/s

Upload: 95.13Mb/s

O gráfico apresenta oscilações no download e constancia no upload

Imagem: https://1drv.ms/i/s!AmTZJls_Fa5IkRUYWmtPDTToF3VN

2 - Servidor NOS Porto

 

PING: 17ms

Download: 92.00Mb/s

Upload: 94.99Mb/s

O gráfico apresenta oscilações no download e constancia no upload

Imagem: https://1drv.ms/i/s!AmTZJls_Fa5IkRQexhyLHWK-VOrQ

3 - Servidor Vodafone Lisboa

 

PING: 16ms

Download: 86.57Mb/s

Upload: 95.12Mb/s

O gráfico apresenta oscilações no download e constancia no upload

Imagem: https://1drv.ms/i/s!AmTZJls_Fa5IkRY3e-hOdJHMmfTc

4 - Servidor NOS Lisboa

 

PING: 18ms

Download: 25.85Mb/s

Upload: 95.15Mb/s

O gráfico apresenta oscilações no download e constancia no upload

Imagem: https://1drv.ms/i/s!AmTZJls_Fa5IkRNFRmGh6tXSweZ8

5 - Servidor MEO Lisboa

 

PING: 12ms

Download: 96.3Mb/s

Upload: 94.5Mb/s

Imagem: https://1drv.ms/i/s!AmTZJls_Fa5IkRc34X-bKZh4TVz2

6 - Servidor speedtest-po.vodafone.pt

 

Por fim, ANACOM netmede.pt

PING: 17ms

Download: 36.3Mb/s

Upload: 98.3Mb/s

Imagem: https://1drv.ms/b/s!AmTZJls_Fa5IkQLlVCLzBUImK4Kb

7 - Servidor netmede.pt

 

Velocidade média de DOWNLOAD: 69.21Mb/s

Velocidade mèdia de UPLOAD: 95.44Mb/s

 

Como se verifica assima, algo de errado se passa com o Download, estas oscilações não são normais.

 

 

Testes de Upload e Download "Manuais"

Os seguintes testes foram efectuados no site ftp.dlptest.com

 

Nas duas seguintes imagens vai poder ver-se o Upload e o Download de um ficheiro de testes de 100Mb/s:

UPLOAD (velocidade de 11.5Mb/s constantes)

Upload - ftp.dlptest.com.PNG

* - em 12 segundos o ficheiro está praticamente na fase final de carremento para o servidor.

 

Como eu disse, até qui... Nada mal visto que na ADSL so conseguia fazer 200Kb/s de Upload, mas mesmo assim não sei se é normal ou se deveria ser mais.

 

 

DOWNLOAD (velocidade de 673Kb/s oscilantes, entre os 500Kb/s e os 950Kb/s)

Download - ftp.dlptest.com.PNG

* - em 14 segundos o ficheiro ainda mal foi baixado do servidor

 

Aqui como disse, algo de errado, até com ADSL conseguia mais download!

 

 

Tenho colegas com Vodafone instalada noutra residência assim como outro serviço de outra operadora, nos quais irei efetuar testes para comprar a estes.

 

Fecho esta reclamação com a exigência como recente cliente de uma resolução rápida ou posteriores esclarecimentos em relação ao assunto, não é de todo minha intenção cancelar ou fazer queixa por incumprimento contratual, mas se no fim de cada mês sou obrigado a cumprir a minha parte, exijo que a operadora cumpra a parte dela sendo, como já disse noutro tópico, igual com todos os clientes, isto referindo que no caso de haver realmente discrepâncias entre o meu serviço e outro, FIBRA, que o preço seja reconsiderado pois eu estou a pagar como qualquer outro utilizador que tem a sua FIBRA e velocidades e funcionalidades normais, referente a isto poderá ler-se mais em: http://forum.vodafone.pt/t5/Net-Voz/Fibra-Rural-DST-Router/

 

 

Sem mais,

Obrigado

 

 

P.S - Moderadores do fórum peçam-me lá o NIF por mensagem privada, visto que aqui não se resolve nada, e isto tem que ser "reportado" ao vosso apoio técnico.

Mostrar mais
Super Visitante

Olá boa tarde,

 

NIF enviado, postarei quando houver resposta, isto serve como referencia não só para outros atuais clientes, mas sim para novos clientes também, para que saibam o que fazer e o tempo que a Vodafone leva para resolver assuntos aos seus clientes.

 

 

Sem mais,

Obrigado.

Mostrar mais
Moderador

Olá @pedro639,

 

A situação está encaminhada internamente, assim que seja possível serás contactado pela a área responsável pela análise.

 

Agradecemos a tua disponibilidade para aguardar.

 

Obrigada

Ana_Vodafone

Mostrar mais
Super Visitante

Olá boa noite,

 

recebida a informação de reencaminhamento interno, postarei quando houver resposta, isto serve como referencia não só para outros atuais clientes, mas sim para novos clientes também, para que saibam o que fazer e o tempo que a Vodafone leva para resolver assuntos aos seus clientes.

 

 

Sem mais,

Obrigado.

Mostrar mais
Ultra Sábio

Não percebi o que está de errado com a tua velocidade...
Nos speedtests tem praticamente a velocidade contratada.
Com uma internet de 100mbps consegues sacar no máximo dos máximos a 12.5mb/s.
Segundo o ficheiro de testes que colocaste, parece-me estar tudo correto.

Não percebo também como é que dizes que ADSL era mais rápida, quando pelos testes que colocaste é completamente impossivel uma ADSL ter essas velocidades.

Verifica se não estás a confundir megabits com megabytes sendo que 1 megabit é 0.125 megabytes.

A tua conecção é de 100Megabits atualmente, passado a 200 após a ativação do bundle 4P.

A maneira mais fácil de calcular a velocidade máxima de download é:

VelocidadeContratada : 8 = Velocidade em megabytes

Ou então:

VelocidadeContratada x 0.125 = Velocidade em megabytes.

 

Espero ter ajudado.

 

PS: Já agora, a Vodafone também só garante a velocidade por cabo devido aos diversos fatores que poderão enfraquecer o Wi-Fi.

Oscilações em speedtests são normais visto que são servidores diferentes.

 

Mostrar mais
Super Visitante

Olá boa noite,

 

@LockjaW, caso não tenha reparado, as oscilações são enormes, só em alguns servidores é que as velocidades chegam os 90 e pouco Mbps pois esta varia entre os 25 e os 90 olhando para tudo, e se vir os gráficos!

 

E mesmo olhando para as velocidades nos speedtests e diga que não ha nada de errado, relembro que a velocidade de 11.5Mbps é de UPLOAD pois a de velocidade de 673Kbps refere-se ao DOWNLOAD.

 

Compreendo o que está a dizer em relação aos calculos da velocidade, mas 12.5Mbps de DOWNLOAD sim, justificam-se, agora com que justificação aparecem apenas 673Kbps? E se me disser que tem a ver com o servidor eu digo-lhe então que ja fiz testes em mais de 50 servidores diferentes e a velocidade de DOWNLOAD nunca passou os 1.5Mbps, isto em servidores onde eu já vi velocidades bastante superiores.

 

 

Sem mais,

Obrigado.

Mostrar mais
Super Contribuinte

Longe de mim estar a defender a vodafone...

 

mas não percebo essa paranoia do router... se nao gostas compras um e trocas

Esperas que a vodafone se mexa???

 

http://beta.speedtest.net/result/6549557860

Meu resultado para uma zona rural com fibra da vodafone

 

e sim... estou contente com a velocidade mas descontente com os 32€ desde que acabou a fidelização

32€ só para Net de 50 megas é talvez uns euros acima dos saudosos 22€ que paguei durante 24 meses.

Mostrar mais
Highlighted
Super Visitante

Olá boa tarde,

 

@VivaLos15GB, é exatamente nisso que estou a pensar, em adquirir um router e mandar este diretamente para a sucata Smiley muito feliz

 

A minha "paranoia" não foi o facto de eu ter isto ou aquilo, mas sim deve-se ao facto de eu estar a pagar exatamente o mesmo valor que um cliente com as ultimas tecnologias deles, falando do exemplo do router e também pegando nos canais de televisão sem necessidade de BOX, e ainda estou a ver a situação da BOX 4K que penso que também não veio incluída e foi contratada, o caso aqui, e estando a repetir, não se trata de uma birra mas sim o facto de eles terem de informar cliente que no caso de ele se localizar numa zona de Fibra Rural ter condições diferenciadas do resto e a criação de tabelas e preçários específicos direcionadas a estas diferenças.

 

Não procuro litígios apenas soluções.

 

Por ultimo deixo a minha preocupação em relação a sua conexão, acho mesmo muito estranho até mesmo com Fibra Rural so ter essa velocidade, pois essas velocidades são normais por exemplo na Fibra instalada pela NOS, onde o cabo nem Fibra é mas sim coaxial. Deveria então tentar uma negociação com a Vodafone e procurar um patamar de conforto tanto para si como para a operadora.

 

 

Sem mais,

Obrigado.

Mostrar mais