cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Bem-vindos à nova Comunidade

Lançamento da melhorada Comunidade Vodafone. Para mais informações aceder aqui.

1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Fibra Rural (DST) Router

pedro639
Super Visitante
Super Visitante

Olá bom dia,

venho expor por este meio o meu descontentamento, não em relação a qualidade de serviço, alias nem posso ter desagrado visto que só tenho o serviço instalado a 1 dia, mas sim em relação ao facto de me ter sido explicado que em zonas de Fibra Rural o novo Smart Router da Vodafone não ser compatível com esta linha.

Tudo bem, o novo Smart Router não é compatível com a linha DST como explicado, mas será necessária a instalação com um router tão antigo como o Technicolor TG784n? Antes de ser Vodafone Fibra, ou seja a 2 dias, era MEO Adsl, e por meu espanto o meu antigo router ADSL era o Technicolor TG784n, o que também me foi explicado que seria diferente pois o sinal não chegaria mais por linha telefónica mas sim por fibra, mas isto já eu tinha percebido, e apenas notei que seria para enganar o pobre coitado que não percebe muito disto. A resposta da qual eu ando atrás é o porque de nós, e quando digo nós, todos aqueles em Fibra Rural sem acesso as mesmas vantagens da Fibra dita normal, temos de pagar exatamente os mesmos valores que aqueles que têm mais vantagens que nós?

No meu ponto de vista para nós pagarmos o valor exatamente igual, a Vodafone devia ter-se dado pelo menos ao trabalho de implementarem um Router recente que aceita-se conexões 802.11 ac que traria a nova tecnologia de 5Ghz que suporta as ligações até 1300MB/s, e que têm um maior abrangimento pela casa, e 450MB/s em 2.4Ghz, coisa que o atual router não aceita, ou seja de que me adianta a mim ter uma placa de wireless que puxa 1 GB se a rolha no router é de 65 MB? Mas não, tive que me manter por esta tecnologia desatualizada, que a meu ver esta muito bem para quem tem o ADSL, como eu tinha, mas quem paga o serviço fibra como qualquer outro cliente está a pagar deveria pelo menos ter direito se não ao Smart Router, a um Router atual, e desenhado para esta rede, um Router que justifique o facto de estarmos a pagar exatamente o mesmo preço que todos os outros.

Reparem que eu não me queixei de velocidades por cabo, sim velocidade por cabo é bastante boa e queixas poucas, mas também tem as suas limitações devido a desatualização do Router, mas vejamos que aqui em caso somos 4 e eu sou o único que usa o cabo, porque tenho o router ao meu lado, mas o resto queria usar uma velocidade superior e não pode, as placas wifi aceitam, mas o router não. Só me manifesto pela desigualdade, porque se investirem na rede DST, que na minha zona é alugada, como investem na outra os clientes já mais terão razões de se queixar!

Por esta mesma razão atribuiu um ponto negativo ao serviço Vodafone Fibra Rural (DST) pois é a única operadora que pratica esta filosofia com este tipo de zonas!

Sem mais,

Obrigado.

57 RESPOSTAS 57

VivaLos15GB
Super Contribuinte
Super Contribuinte
Pedro639

quando contratei foi 50 megas à 25 meses atrás

nao me surpreende

Olá boa tarde,

@VivaLos15GB, então se essa foi a velocidade contratada, penso que não exista nada de errado com a sua linha, mas mesmo assim não é do seu interesse, e eu digo isto porque estou a zelar pelo meu interesse aqui neste fórum também, ter mais velocidade de Internet? Se sim, é so ligar para eles e penso que em 25 meses eles refaçam uma boa proposta, e até consigam meter uma melhor velocidade e renegociar o preço mediante contrato.

Sem mais,

Obrigado.

VivaLos15GB
Super Contribuinte
Super Contribuinte
Vamos ver.
Sobre o teu caso existe acho que a Asus com uns routers que já tem um firmware com ajuda da vodafone
Li isto num outro forum

Olá boa tarde,

sim, já estive a pesquisar e já me deparei com alguns routers que possam vir a substituir este, mas para já vou deixar o serviço como está até porque ainda faltam algumas alterações da parte da Vodafone, como referi acima, e aguardar um tempo para ver qual a decisão em relação a compatibilidade do novo router deles com linha DST. Que de qualquer maneira não consigo perceber muito bem o porque de dizerem que o router não é compatível com DST quando nunca ouvi falar de tal coisa, eu penso é que eles nestas linhas preferem não o incluir, mas pronto, deixemos o processo tomar o seu rumo e tenho a certeza que chegaremos a um consenso.

Sem mais,

Obrigado.

Olá boa noite,

@Anónimo, @LockjaW@VivaLos15GB, depois de não receber qualquer resposta ou contacto da parte da vodafone, decidi contactar técnicos conhecidos meus (que caso os queiram desacreditar, são técnicos que trabalham para as principais operadoras, fazendo instalações e quaisquer posteriores apoios técnicos), e expus o meu atual problema, ao que me foi falado no Traffic Shaping, mas como, antes da contratação, explorei variadas secções da web e a Vodafone era aquela que menos indicios disso dava, nem pensei nessa hipótese, ou seja no caso de estar mesmo a acontecer o traffic shaping, é apenas mais uma "arma" dada ao cliente com fidelização para poder rescindir sem qualquer encargo.

Questiono aqui os operadores Vodafone para que a comunidade se possa manter esclarecida se esta pratica é então uma politica da Vodafone e se sim o porque? Caso não se verifique está teoria, agradeço então uma resposta a cerca das velocidades que aparecem em todos os testes realizados não só nesta madrugada mas os primeiramente já publicados.

Tenho ainda os testes efetuados esta madrugada que atestam então esta teoria, que caso os operadores necessitem tenho todo o gosto em disponibilizar (todos eles efetuados com ferramentas da Google para que não haja desacreditações).

Sem mais,

Obrigado.

Sinceramente nunca ouvi falar na vodafone praticar traffic shaping, aliás, dantes era uma das coisas que a vodafone publicitava, não sei agora como é mas ninguém costuma reclamar disso. Normalmente problemas de velocidade são resolvidos rápidamente.

Olá bom dia,

@LockjaW, exatamente aquilo mesmo que eu acabei por descobrir, que antigamente era algo que a Vodafone publicitava, e dai a eu nem ter ponderado a hipótese, mas hoje em dia também negam a sua pratica, mas a minha questão mantém-se, se esta pratica não faz parte das politicas da Vodafone porque é que os testes assim o mostram?

Sem mais,

Obrigado.

Os testes de traffic shapping nunca são precisos, basta ver o da ANACOM que até diz que têm não têm e vice-versa.
Não me acredito muito que haja visto que a vodafone agora fala da velocidade de fibra garantida, 95% garantida no mínimo. Se houvesse isso não iam garantir, penso eu!

Olá bom dia,

@LockjaW, já não é a primeira vez que uma empresa diz não praticar algum tipo de manuseamento na linha e depois descobre-se que sim. E os testes são corroborados por testes manualmente feitos por mim, com isto refiro-me ao exemplo do bitorrent, onde os testes feitos ao fazer o download de qualquer torrent com sementes suficientes para poder atingir altas velocidades nunca passa dos 3Mbps, enquanto que em outras aplicações, entenda-se outras por exemplo a aplicação Blizzard, onde já vi velocidades de 9.5Mbps, ao que não constantes, mas mesmo assim, algo de estranho se passa, eu só queria mesmo uma resposta da parte deles, e claro está, uma resolução ao problema, ou seja a completa paragem do traffic shaping no caso de ele existir e de não existir, uma solução onde a minha ligação atinja os valores contratados.

Sem mais,

Obrigado.

Usa um VPN para testar se tens traffic shaping ou não, é a maneira mais eficaz de descobrir.
Tenta também ligar diretamente por cabo a ver como se porta a velocidade.