Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Net Voz

Ligação de 1Gb com perda de performance nos últimos dias

psomb
Visitante Junior

Boa noite a todos,

Tenho um pacote TV NET VOZ de 1Gb (Downstream) e sempre foi um serviço estável com testes a rondarem os 920-940Mb de download speed e 102Mb de upload.

Desde o inicio da semana, notei uma redução de performance no acesso, onde antes o downstream tinha 920Mb agora tenho um intervalo entre os 550 e os 750Mb, com um ping mais elevado.

As variáveis do teste são sempre os mesmos, não houve mudanças a nível de hardware e/ou software e o router que uso é o novo SmartRouter.

O speedtest da Vodafone continua a dar os tais 920Mb / 102Mb porém todos os outros testes que faço dão me valores mais baixos ( 200-300Mb ainda é uma diferença grande ).

Gostaria de colocar a questão/pedido de suporte para tentar perceber o porquê desta redução drástica performance.

O que me levou a reparar nesta alteração foi que efetivamente as páginas estavam com um "delay" a abrir.

Obrigado,

Pedro Sombreireiro

Mostrar mais
33 RESPOSTAS 33
psomb
Visitante Junior

Bom, antes demais, obrigado a todos pelas interacções neste tópico.

Queria apenas referir que toda e qualquer empresa que oferece, dentro do seu leque de produtos/servicos, pacotes diferenciados por preço e por características, tem que assegurar um serviço mínimo aquando a celebração de um contrato.

Ou seja, não podemos como bons portugueses sentir que estamos a pagar X por um serviço de topo e tapar os olhos quando esse serviço não é assegurado nas condições mínimas.

Quanto ao pacote GB, em antemão sabemos que existem algumas limitações no que toca ao hardware fornecido, mas depois de as matemáticas feitas, sabemos que adquirimos um produto GB mas que as velocidades serão ligeiramente inferiores, devido a essas mesmas limitações.

Não podemos colocar do lado do cliente a responsabilidade pelo serviço não estar à altura. Existem Product Managers e Offer managers na Vodafone que desenharam este pacote com um público alvo em mente e que se esse público alvo sair frustado devido a um produto mal desenhado ( quer devido a questões de infraestrutura, quer a nível do hardware fornecido não ser capaz ) então podemos considerar que esse pacote foi um "flop".

Bem, mas isto apenas para dizer que não precisamos de defesas nem de acusadores que vestem uma ou outra camisola, uma vez que a realidade é apenas uma e à imagem da lei de prestação de serviços as coisas são fáceis de entender.

Agora para o meu caso em concreto, a Vodafone neste processo, de 0 a 10 ( como tanto gostam de classificar nos questionários ) teve um comportamento 7 ... 

Foram muito prestáveis a colocar uma equipa técnica em casa para trocar o SmartRouter ( embora eu soubesse em antemão que o problema não seria daí ) e testar o sinal optico da fibra. Tudo a 100%. Então porquê o 7? Porque tive que ligar 4 vezes e dizer várias vezes que o Speedtest da Vodafone não era fidedigno ... tudo o que abre uma applet java com canal aberto para servidores Vodafone é apenas uma maneira de poderem defender o seu serviço, pois os "redirect" que uma ligação que sai por Applet Java e numa utilização normal são totalmente diferentes.

Either way, depois de muito latim, ontem ao final do dia fui testar a ligação e os 920-950Mb Downstream estavam de volta.

As coincidências não existem e mesmo que possam dizer que "nao houve alterações no serviços" ( e sei que houve ), afinal algo fizeram pois após a última chamada o colega da assistência técnica disse para "testar novamente nas próximas 48h" e eis que a magia aconteceu.

Enfim, há algo que devemos sempre reter destas situações. Um cliente que paga 25Euros por mês e um cliente que paga 100Eur por mês, têm que ter a mesma atenção no que toca ao serviço que a Vodafone disponibiliza mas a grande diferença é que quem paga 100Eur por mês irá sempre ser alguém mais sensível a alterações e/ou variações. Não se esqueçam que quem paga 100Eur o faz para ter um serviço com X caracteristícas e se a oferta está lá, também têm que estar as condições para o fornecimento do mesmo.

Deixo aqui o meu obrigado a quem ajudou neste tópico, assim como a assistência técnica da Vodafone ( eu sei que quem atende o telefone não será responsável de 90% das situações que acontecem ) .

Mostrar mais
catar1n0
Super Visitante

Bom dia psomb,

Estou exactamente com o mesmo problema desde o inicio, ou seja, só consigo os 950mb através do servidor da vodafone se passar para os testes do speedtest.net fico na média dos 500mb.

Actualmente consegue ter os 950mb no speedtest.net?

Obrigado

Mostrar mais
Ferreirinha81
Novo Utilizador
Boas.
Quais as velocidades atingidas por Wi-fi nesse pacote de 1giga?
Mostrar mais
BrunoC_Vodafone
Antigo Moderador

Olá @Ferreirinha81

A Vodafone apenas garante as velocidades contratadas por cabo. Como é indicado nas condições do serviço fixo:

9. As velocidades de Internet associadas a cada tarifário poderão variar em função de diversos fatores que não dependem do controlo do prestador do serviço, designadamente:
(i) o tipo de ligação utilizada, (ii) as características do computador utilizado, (iii) as aplicações que, em cada momento, o cliente execute, (iii) o desempenho e a velocidade de acesso dos servidores onde estão alojados os sítios e conteúdos a que o cliente pretenda aceder; (iv) a capacidade das redes que interligam estes servidores à Internet e o número de utilizadores simultâneos destes servidores. 

Não temos forma de indicar as velocidades atingidas por Wi-Fi. 

Obrigado

BrunoC_Vodafone

Mostrar mais