Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Net Voz

RJ11

SOLUCIONADO
Ir para a Solução
Visitante

Olá

No mês de Julho foram fazer-me a instalação da TV+Net+Voz Fibra a casa (apartamento).

A equipa que foi enviada era simplesmente básica: cada pergunta que eu fazia, resposta básica (do género "porque é assim"). Enfim... não é por causa disso que estou a colocar aqui uma mensagem.

Colocaram a fibra pela tubagem do telefone (era o que era possível, tudo bem). Ficou o modem na sala (com o ponto de acesso - OTN - nem isso me disseram o que era) e colocaram fibra óptica até aos quartos. Sucede que agora tenho pontos de telefone (ligados à fibra) nos quartos, com tomadas RJ11 (de telefone).

De que me serve este tipo de instalação? Apenas para ter telefone fixo nos quartos?

Já vi aqui a perguntarem sobre a troca de cablagem de telefone por cablagem de rede ... mas, pelo que entendo - e que a equipa da Vodafone me deu zero de explicações - eles colocaram fibra óptica, com tomadas RJ11. Como posso dar uso a esta fibra? Há alguma forma de colocar tomadas RJ45 no lugar das actuais RJ11?

Nem sei bem se esta pergunta faz sequer sentido, coloco aqui a questão porque nas lojas não me sabem responder, se ligar para o 16913 lá terei que pagar pela chamada.

(Por sinal, hoje tive uma *belíssima* experiência com a linha 16913 ... mas, não vou divagar sobre isso agora).

Resumindo: que espécie de uso dou às tomadas RJ11, sendo que elas estão (estou a deduzir, vi-os passar fibra óptica por ali) com fibra óptica?

Nota: subentendido fique que estou com fraco sinal WiFi nos quartos e queria saber da possibilidade de instalar repetidores, amplificadores ou o que for (na minha casa anterior, tinha NOS e até no jardim tinha sinal de rede WiFi)...

Mostrar mais
6 RESPOSTAS 6
Ultra Contribuinte
Se as ligações que tens são rj11 nao vais conseguir usar esses pontos para internet. Para isso precisavas que fosse rj45. Mas já agora, qual a lógica de te terem metido rj11? Tem 4 ou 8 linhas na entrada?
Mostrar mais
Highlighted
Sábio Junior

@joao_mario

A fibra ótica só vai até ao ONT.

Do ONT sai cabo de rede para o router e cabo coaxial para a rede interna, para as TVs sem box.

Do router sai cabo de rede para a TV box e para PCs fixos.
Sai ainda cabo telefónico para ligação à rede local.
Suponho que as tomadas que referes nas divisões se destinam a ligar telefone fixo se necessário.

Espero ter esclarecido.

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Mostrar mais
Contribuinte Junior
Fibra para os quartos não passaram seguramente!

Eu acho que te passaram 4 fios para as rj11 e assim teres rede nas rj11...
Sim, isto é possível de se fazer, a rede ethernet a 100Mbps só necessita de 4 fios que podem ser os de uma rj11.... Claro que depois precisas de adaptar para rj45 para usares com PC....
Isto é possível, não necessitas de rj45 para passares rede... Claro, tudo isto é fora de norma!
Mostrar mais
Visitante

Ok, já entendi como está a coisa...

Após ter ido aos digramas da casa sobre a instalação de comunicações, e de ter ido abrir uma das tomadas RJ11 para ver o que lá estava, e de ter ido ver a lista de material na ficha de instalação finalmente entendi como é que eles colocaram as coisas.

Os cabos de fibra apenas passam por lá, não há qualquer tipo de ligação às RJ11 - só o cabo telefónico que já estava, e que agora não está operacional.

Quando lhes perguntei (aos técnicos da instalação) como é que estavam as tomadas RJ11, a resposta foi "ficam assim" - muito prestáveis... Enfim.

Bom, agora tenho que ver como passar por ali um cabo de rede para colocar RJ45 e aumentar o sinal de WiFi.

Obrigado pelos comentários.

Mostrar mais
Sábio Junior

Se vais passar cabo de rede dá preferência a ligação por cabo.

Wi-fi será sempre inferior.

Eventualmente será de analisar a opção powerline?

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Mostrar mais
Visitante
  • Sim, estou a ponderar essa possibilidade de powerline
Mostrar mais