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Manifesto de opinião / serviços / equipamentos / direcção

maverick13
Visitante Junior

Boa tarde,

 

Crio este tópico no seguimento de um profundo descontentamento com a vertente de serviço FIXO do prestador Vodafone Portugal.

Profissionalmente, sou Gestor na área das Tecnologias de informação, com uma longa experiência em redes de comunicações e dados, principalmente no sector empresarial. Trabalhei, nesta área, e ao longo de vários anos, em operadores como a Sonaecom (Corporate Empresas) e PT (Prime). Telecomunicações, redes de dados e serviços 3P é algo com o qual tenho larga experiência. Actualmente sou gestor de operações numa empresa no ramo de serviços IT.

 

Como cliente Vodafone, sou actualmente cliente do serviço móvel há mais de 10 anos, que poderiam ser 20 (fui, inclusive, Yorn Pioneiro) se não tivesse optado por usar os números com comunicações de oferta nos locais onde trabalhei. Quando deixei de trabalhar em operadores, regressei à Vodafone, enquanto cliente do serviço móvel, muito satisfeito.

Sou também cliente do serviço fixo, não na minha residencia habitual, mas em casa dos meus sogros. Na minha residência, sou cliente do serviço NOS, há muitos anos, e num serviço sem fidelização.

 

Finda a apresentação, vou começar por um pedido que vejo repetido até à exaustão neste espaço:

 

- Aplicação TV Vodafone para Apple TV

Se esta aplicação estivesse disponível, existe uma grande probabilidade, de que teria já migrado o meu serviço fixo na residência habitual para a Vodafone.

É uma tarefa morosa contabilizar, só neste forum, a quantidade de pedidos feitos por clientes Vodafone para que seja disponibilizada a aplicação para Apple TV, ao longo de anos.

Não é um pedido recente, não é uma solicitação impar, não é falta de mercado ou falta de interesse no universo de clientes do serviço fixo (e, no meu caso, de clientes potenciais para o fixo) para esta aplicação.

Ao longo dos anos, as respostas transformaram-se de "De momento não temos uma previsão", em 2015, para um "Qualquer alteração será anunciada pelos meios habituais, não existindo nenhuma previsão." em 2021.

- 2015, aliás, ano no qual a Vodafone disponibiliza uma aplicação "multiscreen para smartwatch" com o lançamento do "Sony SmartWatch 3", fruto de horas de trabalho e vertente decidida por um qualquer departamento composto por individuos desprovidos de inteligência ou sentido de mercado, que acharam que era mais importante uma aplicação para ver TV num smartwatch,  do que numa box 4K.

Os comentários dos utilizadores vodafone ao tópico onde isto é anunciado encontram-se entre o "onde está a lupa" (para ver os conteúdos no pequeno ecrã) ao "Mais uma extavagancia da tecnologia," - a verdadeira sintonia entre clientes e a visão do operador.

Imagino que 6 anos depois, uns largos milhares desperdiçados - nem que somente em recursos humanos para o desenvolvimento - a estratégia, visão e prioridades, como irei abordar mais à frente, não sofreram evolução.

 

A Vodafone Portugal, serviço fixo, insiste em não disponibilizar uma aplicação que a Vodafone, a nível internacional em variadíssimos países tem disponível para os seus clientes, optando por respostas pré-feitas, repetidas, banais e bacocas, que afastam os clientes (e potenciais clientes) que façam uma pesquisa no google por "Vodafone Apple TV", e vejam a mesma abordagem na última meia década.

 

Vergonhoso, uma falta de qualidade e de visão categoricas.

 

De seguida, irei falar da aplicação Vodafone TV, da qual usufruo ocasionalmente (nem que seja por falha de serviço do meu operador).

 

- Aplicação Vodafone TV

Desde há muito tempo que a aplicação da Vodafone, ao contrário das aplicações disponibilizadas pelos outros operadores, tinha em falta uma funcionalidade fundamental para dispositivos iOS: O AirPlay.

Vou focar-me na experiência que tenho em primeira mão, apesar de que, pelas informações que tenho, é uma opção que está disponível de igual forma no operador MEO.

Na NOS, garantidamente está e assim funciona.

O AirPlay permite, sem qualquer incómodo para o utilizador, fazer streaming de um determinado conteúdo de um equipamento iOS para um equipamento que suporte AirPlay, que pode ser tanto uma Apple TV, como as mais recentes televisões que já suportam AirPlay.

Muito antes até de haver a aplicação para Apple TV da NOS, sem incómodo era possível através do iPhone ou iPad abrir a aplicação NOS TV e fazer o streaming na televisão via AirPlay. Não é a mesma coisa que ter a aplicação directamente no equipamento, mas é uma alternativa.

Com o passar do tempo estas aplicações evoluiram. Passaram a suportar o desligar do ecrã, e inclusive sair da aplicação (deixando-a em background) e usar outras aplicações no iPhone ou iPad - desde que não tivessem videos, claro - e continuar a ver televisão. Pode dizer-se que, nestas empresas, os decisores que analisaram a aplicação e as solicitações dos clientes, tomaram decisões acertadas em fornecer aplicações com funcionalidades úteis, que funcionam adequadamente.

 

Ora como disse acima, ocasionalmente o serviço falha. Nestas alturas optava então por abrir a aplicação da Vodafone TV, e ver TV através da aplicação da Vodafone.

Uma das situações mais desagradáveis desta aplicação de sempre é a falta da funcionalidade AirPlay, algo totalmente banal de implementar, presente em praticamente todas as aplicações de video, incluíndo Netflix, Amazon Prime, HBO, YouTube, Facebook, Vimeo e por aí fora, qualquer coisa que hoje em dia tenha video, suporta AirPlay. Todas, excepto a aplicação da Vodafone Portugal para iOS, que na visão e decisão dos seus mentores, optam por deixar de fora. Se isto seria desconfortável em 2015, em 2021 é aberrante.

 

Mas... a paródia não termina aqui. Naturalmente era ainda possível ver TV num dispositivo que suportasse AirPlay, utilizando a funcionalidade de "Screen Mirroring" (espelhamento de ecrã? em português). Seleccionava-se o canal, fazia-se o mirroring para o dispositivo alvo, e lá se conseguia ver TV numa televisão.

E já que falava anteriormente em aberrações, aqui vem algo melhor:

A possibilidade de fazer "Screen Mirroring" já não existe, pois alguém nesta empresa, Vodafone Portugal, decidiu gastar dinheiro e tempo de desenvolvimento, para impedir que os seus clientes utilizassem a aplicação Vodafone TV desta forma.

Agora, ao activar o Screen Mirroring, é apresentado o texto:

"Erro. Por favor para a captura do ecrã para permitir a visualização. (MT1550)" - uma mensagem que, além da vergonhosa situação em si representa, apresenta ainda um Português mal escrito.

Este tipo de pensamento, organização e acção demonstrados pela Vodafone Portugal, no decorrer de vida da sua aplicação Vodafone TV, ultrapassam o aberrante, passando para a falta de carácter das pessoas envolvidas nesta ideia e na concretização da mesma.

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Uma acção que vai contra o que é pedido pelos clientes, vai contra as tendências de mercado, e fixa-se numa ideia infeliz de um qualquer gestor ou conjunto de gestores, que, claramente, ficaram para trás no tempo, e tem uma ideia em sintonia com uma inexistente ideia de mercado e interesses ou necessidades dos seus clientes que não existem, que não são reais. Esta actualização, que introduziu esta funcionalidade, é totalmente vergonhosa, uma imensurável ignomínia.

 

- Router Internet e Modo Bridge

Para finalizar, pelo conhecimento que me foi possível apurar, a Vodafone é hoje, ainda, o único operador em Portugal cujo equipamento router de internet não disponibiliza um interface em modo Bridge, permitindo ao cliente ligar o router de internet da sua escolha.

A NOS sempre disponibilizou esta funcionalidade, funciona sem qualquer problema, desde sempre.

A MEO, desde 27-03-2018 com a disponibilização da actualização de firmware 3RGW040200r015 para o seu router Fibra, oferece também esta funcionalidade.

A Vodafone Portugal, mais uma vez, permite que os anos passem, que os seus concorrentes melhorem os seus serviços, permite que os seus concorrentes oiçam as solicitações dos seus clientes e implementam alterações com vista a satisfazer estas mesmas solicitações, enquanto se deixa ficar para trás, cada vez mais afastada das soluções tecnológicas que se alinham para a próxima década.

 

Infelizmente, e aparentemente, enquanto um pobre indivíduo, ou conjunto de indivíduos, idealiza um mercado fechado onde os clientes usam o serviço da Vodafone e são obrigados a usar os equipamentos da Vodafone, num ciclo vicioso que não permite funcionalidade fora de si mesmo, os utilizadores cada vez menos consomem televisão convencional, optando por aplicações como Netflix, Amazon Prime, HBO, Disney+ e outras, onde consomem conteúdos com a liberdade que lhes assiste. O futuro terá mais aplicações de streaming, e com o tempo os operadores irão abandonar as STB próprias, que representam despesa adicional, custos de manutenção e suporte técnico, que não se encontram quando o utilizador recorre a uma aplicação sob contrato.

 

Infelizmente dou comigo a considerar mais facilmente um contrato de serviço fixo com a MEO, em alternativa à NOS, que considere equacionar a Vodafone nos próximos anos. São demasiadas alterações à oferta, necessárias, para lá do tempo, que são representativas das ideias e ideais dos decisores atrás da operação do serviço fixo. Não estão alinhadas com a Vodafone a nível internacional, que disponibiliza estas funcionalidades em outros países, permitindo concluír que se trata de uma decisão local.

 

Faço votos sinceros para que a Vodafone Portugal mude rapidamente estes decisores, tome decisões adequadas com as reais necessidades do mercado e dos seus clientes, e deixem de se afastar, pela negativa, da concorrência. Uma empresa que começou com muitos pontos positivos, e que com o passar dos anos tem vindo a perder qualidade, valores e visão.

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2 RESPOSTAS 2
Prag_Vodafone
Moderador

Olá @maverick13

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Prag_Vodafone

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az04891
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