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Solução

RDGP - Vodafone não valida endereços de email fornecidos

arodrigues
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Boa tarde,

 

Já me aconteceu com seguradoras, EDP e agora passa-se o mesmo com a Vodafone - infelizmente parece ser práctica comum. Quer-me parecer que será preciso uma multa bem pesada e exemplar a um destes big players para que as empresas cá do burgo acordem de vez para este tema.

 

Desde o inicio do ano que passei a receber no meu endereço de email comunicações da Vodafone destinadas a terceiros - tenho acesso a TODOS os dados e documentos dessa pessoa (no caso uma empresa com 3 instalações triple pack).

Até na minha área de cliente tenho acesso a todos os dados, serviços contratados, facturação, etc!

 

Com tanto alarido em volta das normas -- e eventuais pesadas multas -- é inacreditável que isto se passe numa empresa como a Vodafone.

 

Motivo?

Alguém forneceu um endereço de email errado (o meu!) quando subscreveu os serviços Vodafone. 

E por mais **bip** que pareça, a Vodafone não se dá ao trabalho de enviar um simples email de validação

 

Obviamente não tendo acesso à minha conta de email, esse tal cliente nunca conseguiria validar o mesmo. Logo, isto seria simplesmente.... UMA NÃO QUESTÃO.

 

E é isto Smiley triste

Estão a ver aquele processo ultra complicado e que custa 5M a implementar? Sim, o mesmo que qualquer blog ou site feito pelos alunos do secundário implementa em menos de 1 dia?!?! É isso. E não existe.

 

O raio de um link de validação do endereço de email introduzido num qualquer sistema pelos vistos é tão complicado de fazer que preferem correr o risco dos nossos dados andarem por aí, a ser enviados à toa para outras pessoas Smiley indiferente

 

Caros Srs, façam o favor de eliminar o meu endereço de email da ficha de cliente com o Nr Conta *********.

O endereço em questão não lhe pertence, nem eu pretendo receber qualquer tipo de comunicação relacionada com essa entidade, com eventuais agravantes que daí possam resultar.

Uma vez que essa conta se encontra incorrectamente agregada à minha área de cliente, não quero sequer considerar algum tipo de ocorrência nos meus serviços, caso haja incumprimento da parte deles.
Ou no limite, posso chatear-me com isto tudo e simplesmenmte solicitar o cancelamento todos os serviços deles (seria giro, ver como iria decorrer essa embrulhada, não?!?!)


E já agora: queiram escalar o problema de forma a ser sanado na fonte, com implementação das devidas validações relativas a endereços de email! É demasiado grave para não merecer atenção imediata, tendo em conta que é o canal preferencial de comunicação com os clientes.

 

Esta situação será obviamente devidamente comunicada à CNPD e/ou qualquer outra entidade responsável por fiscalizar e garantir o cumprimento das normas RGDP.

 

Obrigado.

 

¬ ​ΛR
5 RESPOSTAS 5

arodrigues
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Aproveito para informar sobre outra situação a ter em conta, no caso de realmente levarem em consideração o que mencionei no post anterior e avancem para a implementação da validação de emails.

 

O sequinte acontece com todos os endereços de email da Google (@gmail.com).

O Gmail não considera separadores nos endereços de email, como ponto, hiffen, underscrore, etc.

Exemplo:

para uma conta criada como "zemaria@gmail.com", qualquer mensagem enviada para "ze-maria@gmail.com" ou "ze_maria@gmail.com" ou "ze.maria@gmail.com" (etc.) é automaticamente encaminhada para a conta principal "zemaria@gmail.com".

 

Da mesma forma, se a conta principal for criada como "ze-maria@gmail.com" se alguém mensagens enviar para "zemaria@gmail.com" (sem separador) serão entregues na conta principal "ze-maria@gmail.com".


TODOS os sistemas de validação de emails (na simples introdução em sistema ou envio de links de validação) devem ter o contexto "@gmail" em consideração, caso contrário não serão eficazes a 100%.

 

Obrigado pela colaboraç\ão.

¬ ​ΛR

Anónimo
Não aplicável

Olá @arodrigues,

 

A situação reportada, foi encaminhada internamente para a equipa responsável para validação de emails, para correção e evitar que volte a ocorrer. 

 

Lamentamos o transtorno causado e manifestamos a nossa inteira disponibilidade para ajudar em qualquer questão Vodafone.  

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone 

arodrigues
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Olá Marta,

Obrigado!

Bom fim semana 

¬ ​ΛR

JoãoR_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @arodrigues

 

Quando é feito um registo de email para o My Vodafone, é sempre enviado um email de validação, para o endereço registado.

 

De modo a podermos analisar a situação, pedimos que através de mensagem privada, nos envie o seu endereço de email, onde está adicionado o serviço incorretamente. 

 

Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".   


Obrigado
JoãoR_Vodafone

 

Email enviado conforme solicitado.

Eu sei que para o My Vodafone funciona assim. Duvido que o mesmo se passe quando criam um registo novo nos vossos sistemas (em loja, serviços centrais, etc.). Só assim explica o facto de eu passar a ter acesso total aos dados e opções desse outro cliente.

Pode confirmar, por favor, se a mesma validação se encontra presente em todos os pontos de entrada de dados nos vossos sistemas?
Obrigado.
¬ ​ΛR