Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Outros Serviços

Hora automática incorrecta nos Açores

Anónimo
Não aplicável

Bom dia.
Sou um utilizador da Vodafone que vive nos Açores e, quando selecciono a opção de data e hora automáticas no meu Galaxy S9+ (i.e., a data e hora fornecida pela rede, que é a Vodafone), o dispositivo mostra a hora de Portugal continental.

Como devem saber, o fuso horário de Portugal continental é GMT, enquanto o fuso horário dos Açores é GMT -1, o que significa que, quando são 14h em Portugal continental, são 13h nos Açores. E quando são 23h em Portugal continental, são 22h nos Açores. E assim sucessivamente.

Perdoem-me por estar a explicar isto como se o estivesse a fazer para uma criança de 5 anos, mas vi alguém a publicar aqui sobre a mesma situação e a resposta de um dos moderadores do fórum foi "Não temos identificada qualquer dificuldade com este equipamento, na atualização automática da data e hora". Presumo que tenham testado isto em Portugal continental, onde, como é óbvio, também o meu dispostivo mostraria a hora correcta. Assim, quem não estiver a par, fica a saber que existem diferentes fusos horários e que Portugal continental e os Açores estão em fusos horários diferentes.

É claro que posso definir a hora manualmente, e foi o que fiz e durante muito tempo não tive qualquer problema. Mas, com o tempo, a hora mostrada no dispositvo foi se adiantando em relação à hora real. Já estava un 4-5 minutos adiantada quando decidi corrigir a hora. Ao definir automaticamente, fico com a hora de Portugal continental, que está errada para mim. Ao definir a hora correcta manualmente, surgiram problemas irritantes. Por exemplo, no Facebook e no Instagram, quase todas as publicações ou comentários aparecem como publicadas "agora mesmo" ou "há um segundo", respectivamente. Parece haver uma dessincronização entre algumas apps e a hora do dispositivo que leva a estes erros. Estas são coisas de que me apercebi até agora, podem haver problemas piores com outras aplicações, especialmente com aplicações de home banking.

Curiosamente, quando escolho a hora automática no meu "velhinho" Galaxy J5 (2016), o dispositivo mostra a hora dos Açores.

Qualquer ideia sobre como será possível corrigir este problema será bem vinda.

Cumprimentos,
José Ponte

1 RESPOSTA 1
Highlighted
Moderador

Olá @Anónimo,

Temos a noção dos diferentes fusos horários, o que acontece é que alguns equipamentos\sistemas operativos não têm essa opção. A grande questão que se coloca aqui é se nas definições da hora, no fuso horário coloca Açores ou escolhe uma opção GMT - 1h? Pois, no caso desta última acabará por entrar em conflito com a rede do telemóvel.

Ficamos aguardar o seu feedback.

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais