Bem-vindo ao Fórum Vodafone
Boa noite.
O meu telemóvel entrou num site da net num site que desconheço e que automaticamente recebo uma mensagem da MOBIBOX que me retira automáticamente 3,99 e diz que subscrevi o serviço Zigzagfone da Idna e que tem o custo semanal de 3,99 por semana gostaria de cancelar já !
Boa tarde
Na última fatura que recebi é-me cobrado um valor por um sreviço que não solicitei.
Ao navegar no facebook, ao visitar uma página, sem clicar para aceder a um serviço, recebi uma sms a referir que subscrevi ao serviço Mobibox e que me seria cobrada uma taxa. Volto à página em questão e procuro informação que me possa ajudar a desativar essa suposta subscrição. Vejo lá um botão que indica cancelamento da subscrição que seleciono e efetivamente, recebo passados nem trinta minutos, recebo nova sms a referir que a tal subscrição terminou.
Pensava eu que o problema estava resolvido, mas é-me pedido o pagamento na fatura.
Como proceder para não pagar essa subscrição visto que não a solicitei?
Ainda tenho os sms.
Obrigado.
Olá @JEGomes
A subscrição da Mobibox é um conteúdo de uma entidade externa à Vodafone, que permite a compra de Apps e outros conteúdos em App Stores e outras Lojas online, sendo o pagamento efetuado através de débito na Fatura Vodafone. Neste tipo de serviços, o débito na fatura Vodafone é um simples meio de pagamento (como o Pay Pal, MB, Cartão de Crédito, etc.). Pelo exposto, não nos é possível reembolsar o montante cobrado.
Obrigado
BrunoC_Vodafone
Obrigado pela resposta @Anónimo
Mas então como é que ao estar no Facebook e vistitando uma página se fica subscrito?
E mais, se depois de receber a sms com a suposta subscrição a cancelei no espaço de 30 minutos como se torna efetiva.
Gostava de saber para não voltar a acontecer
Se a ativação foi efetuada através do telemóvel, estes serviços reconhecem o número, sendo no entanto necessário que o utilizador clique num link ou opção para ativação.
Ao concluir essa operação, é feita a cobrança desse mesmo serviço.
Desta forma, ao a Vodafone receber o pedido de cobrança por parte dos serviços concluiu que o cliente os ativou voluntariamente, pois sem a acção acima referida este não seria ativado.
Obrigado
BrunoF_Vodafone
Não posso concordar com o que disse. Eu não cliquei em link nenhum nem em opção de ativação.
Para mais, a Vodafone como minha operadora deveria ter uma forma de atuação para salvaguardar os seus clientes destes esquemas, porque estas situações são verdadeiros esquemas que rendem largos euros a essas pseudo companhias de conteúdos multimédia, com as quais a Vodafone, e outras operadoras, lucram também, sendo coniventes com a sua atuação, permitindo estes esquemas sem uma confirmação alguma do cliente. Sendo estas pseudo companhias externas à Vodafone é da responsabilidade da operadora salvaguardar os interesses dos clientes, tendo que, no mínimo questioná-lo por sms ou outro meio, da autorização dessa subscrição e consequente débito. Não pode, neste momento, assobiar para o lado e dizer que não é da sua responsabilidade. Também acho estranho ser possível uma entidade externa à Vodafone aceder ao meu número de telefone enquanto navego na internet, pois esses dados deveriam ser de acesso exclusivo à Vodafone ou dados com autorização do cliente, o que não aconteceu.
Desta forma queria que a vodafone ou a Mobibox me mostrasse os registos audio, a minha assinatura ou outro (o suposto clic, por exemplo) a autorizar e confirmar essa subscrição. Uma subscrição e consequente débito não pode acontecer apenas por um clic. Nem quero imaginar o quanto penalizador poderá ser um clic então.
Repito, que a Vodafone me mostre os registos audio, a minha assinatura ou outro a autorizar e confirmar essa subscrição.
Caso contrário, estou a ponderar seriamente fazer o pagamento da minha fatura subtraindo o valor cobrado pela subcrição fantasma que me estão a cobrar.
Obrigado.
A Vodafone não tem como ativar estes serviços em nome do cliente, sendo sempre este serviço ativo pelo utilizador.
O Link para a ativação poderá estar no acesso à página que indicas ter acedido, não nos sendo possível confirmar essa informação. No entanto ao aceder/ativar estes serviços, como indicado anteriormente, a Vodafone recebe o pedido de cobrança e concluiu que o cliente os ativou voluntariamente.
Obrigado
BrunoF_Vodafone
Um acesso a uma página, um clic, deslizar o dedo no ecrã ou outras situações que tais não podem significar a subscrição de um serviço. A Vodafone não pode "concluir" que um cliente seu subscreveu voluntariamente um serviço devido a um acesso a uma página, um clic, deslizar o dedo no ecrã ou outras situações que tais ou pelos pedidos de cobrança por entidades externas. A vodafone deve questionar o cliente se efetivamente solicitou o serviço ou solicitar provas à entidade dessa subscrição. Assim é dinheiro a pedido.
Existem muitos botões em sites que podem ser dissimulados de subscritores de serviços, era só clicar, sem se saber onde e em quê e estar a pagar.
Ao aceder a uma página ou clicar em qualquer botão não significa que queira pagar subscrever serviços, muito menos serviços pagos.
Ao aceder a um site que fala de poker, por exemplo, não significa que queira apostar e que me seja cobrado dinheiro. Ao aceder ao site das finanças não significa que a autoridade tributária possa pedir à Vodafone para que me cobre os impostos na fatura seguinte.
Exemplos destes tenho muitos.
Um acesso a uma página, um clic, deslizar o dedo no ecrã ou outras situações que tais não podem significar a subscrição. Não podem provar uma subscrição.
Vejo esta situação como má fé por parte dessa entidade com cumplicidade da Vodafone.