Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Outros Serviços

MOBIBOX

JoanaLopes11
Novo Utilizador

Boa noite.

O meu telemóvel entrou num site da net num site que desconheço e que automaticamente recebo uma mensagem da MOBIBOX que me retira automáticamente 3,99 e diz que subscrevi o serviço Zigzagfone da Idna e que tem o custo semanal de 3,99 por semana gostaria de cancelar já !

Mostrar mais
1.115 RESPOSTAS 1.115
BrunoC_Vodafone
Antigo Moderador

Olá @zerov25

Todas os posts colocados no fórum são devidamente analisados pela equipa de moderação. Evidentemente, situações que já foram analisadas anteriormente, as nossas respostas são sempre nesse sentido. Como poderá verificar neste tópico, todos os esclarecimentos que a Vodafone pode prestar, foram devidamente prestados.

Com efeito, conteúdos de entidades externas não podem ser  ativos ou desativos pela Vodafone uma vez que não são prestados pela nossa empresa. A responsabilidade da ativação é do utilizador do equipamento e reiteramos novamente esse aspeto. 

Para cancelamento da subscrição, a desativação deve ser feita junto da empresa em questão, assim como qualquer questão relativamente aos valores taxados. 

Da parte da Vodafone, e pelo que percebemos já foi feito, existe a possibilidade de ativarmos um barramento a entidades externas no seu número.

Obrigado

BrunoC_Vodafone

Mostrar mais
zerov25
Visitante Junior

Obrigado pelo esclarecimento e pelo tempo disposto @BrunoC_Vodafone mas se vamos por argumentos da lenga lenga, eu também os consigo dar, aqui vai o primeiro:

"conteúdos de entidades externas não podem ser ativos ou desativos pela Vodafone uma vez que não são prestados pela nossa empresa."

Os canais que vejo na minha tv são efectivamente entidades externas e a Vodafone não pode controlar o guiaTV das mesmas mas pode retirar ou até mesmo adicionar os canais na grelha televisiva, como o tal famoso cmtv que "recentemente" adicionaram vejam só.

Mas não ficamos por aqui, podem igualmente limitar o acesso a sites piratas ou de streaming devido às leis do país, sim, têm razão que têm que cumprir leis e é para isso que elas servem ora, isto é só um exemplo em como facilmente limitam os acessos a certos e determinados conteúdos.

Curiosamente podem igualmente automaticamente activar pacotes de dados móveis se esgotar do meu tarifário sem qualquer requerimento e, embora escrito em contrato e ser ilegal conforme regras anacon, a Vodafone continua (penso?) a fazer-lo.

Houve uma fase em que pró-activamente quiseram passar os clientes todos que tivessem agregados um email para factura electrónica, mais uma vez, a Vodafone a agir facilmente nas alterações em fichas de vários clientes.

Podem igualmente limitar as velocidades num tarifário de banda larga móvel ilimitado para não sobre utilizar a zona e dar oportunidades aos outros, em outras palavras, chega os dados de download consumidos e barramento de velocidade lenta activado, está escrito em outras palavras que limitam a velocidade. Mas, fazem-no com facilidade e embora seja algo não externo mas da empresa, conseguem limitar a utilização.

Tal como vimos a Vodafone pode igualmente e facilmente limitar ou até mesmo retirar conteúdos que o cliente teria acesso quer canais, quer sites ou as mesmas velocidades de internet, se o conseguem fazer então podem igualmente retirar o mesmo fornecedor (mobibox) da lista branca e barrar para os clientes Vodafone que têm números agregados à empresa, afinal de contas e este tópico quase que chega às 100 páginas, a Mobibox está a causar mau estar para com os clientes e em consequência quem leva por tabela é a Vodafone. Mas claro aparentemente e mais uma vez friso, o interesse da Vodafone é a dor do cliente e se a empresa não tem lucro com isto, porquê continuar a ter parceria com uma empresa que mancha o mau nome? Afinal de contas, quando houve o primeiro WebSubmmit em que os responsáveis acusaram de a Vodafone de estar a prestar um mau serviço de rede de telemóvel, a empresa rapidamente e magicamente desmentiu isso mesmo http://rr.sapo.pt/noticia/67957/web_summit_vodafone_rejeita_responsabilidades_e_diz_que_o_problema_e... basta procurar a noticia. Ora se resolveram um conflito tão depressa e que, embora sejam falsos argumentos, põe em causa o nome da empresa, porque não rapidamente abrirem processos e finalizarem qualquer ligação com a dita cuja empresa mobibox que causa transtornos e mais transtornos aos bolsos dos clientes?

--

"A responsabilidade da ativação é do utilizador do equipamento e reiteramos novamente esse aspeto." Concordo a 100%, apanhei clientes em apoio que fiquei desconfiado do porque é que aquilo acontecia até chegar a um ponto que é demasiada coincidência estar constantemente a acontecer com os mesmos procedimentos: "Estava a navegar, uma janela apareceu, saí dela e recebi sms.."

Sabem porque é que a MEO não tem esses problemas? Deviam saber e talvez até aprender com a mesma empresa, a MEO preocupa-se nesse aspecto e não só barram definitivamente somente esse tipo de SVA's bem como também prestam um crédito por ser a primeira e definitivamente a ultima vez devido à ferramenta que têm. O utilizador tem responsabilidade? Claro que tem! Mas como se vai agir quando a nossa operadora está a dar um xuto nos tinstins e dizer agora desenrasca-te porque embora nós permitirmos, embora sejas tu o responsável e embora tenhas e foste enganado e burlado, nós não vamos agir em conformidade para com outra empresa que está a usar a Vodafone como ponte de burlas.

--

"Para cancelamento da subscrição, a desativação deve ser feita junto da empresa em questão, assim como qualquer questão relativamente aos valores taxados."

Olha, uma resposta gira que muito utilizam por aqui! Vai ler a cima o que foi escrito 🙂 está lá dito e esfarrapado no muro de trump o que eu fiz para tentar ser reembolsado pelas 2 ditas cujas empresas e que no final apercebi-me, consoante a comparação com os vários clientes com ou sem resposta que quando uma pessoa foi ao fundo da questão, saltou para cima novamente como num pesadelo infinito para voltar novamente a descer e ver que vai subir novamente.

Vais-me responder exactamente da mesma forma? Não há crise, eu tenho um ctrl, um v e um c no meu teclado, não vamos sair daqui tão depressa mas esse argumento tanto não cola que eu estou mais uma vez a pedir para me darem uma solução a ponto de não sair prejudicado por culpa da *cof* Vodafone *cof* de ter permitido a entrada de valores não permitidos pelo cliente mas autorizados pela mobibox que teve autorização das empresas terceiras que dizem que o cliente aceitou.

--

"Da parte da Vodafone, e pelo que percebemos já foi feito, existe a possibilidade de ativarmos um barramento a entidades externas no seu número."

Vá lá que perceberam que tive que ser eu a mexer as minhas próprias pernas para salvaguardar a minha sanidade mental e a própria carteira, isto só depois de um serviço tão estupidamente conhecido por ser uma autentica burla ter feito activações indevidas quando eu coloquei as apps em cascata e limpei o que não reconhecia e estava com em fundo negro. Depois de igualmente ter que ligar uma segunda vez porque depois da chamada que fiz para uma assistente, ter recebido mais uma mensagem de activações realizadas sem qualquer confirmação e pedir então uma especie de barramento a um outro assistente.

Nota: Não foi pro activamente dito qualquer sugestão de bloqueio pelo mesmos assistentes, eu mesmo tive que questionar qual seria a melhor forma de barrar e ainda me fizeram a barreira de "Mas vai também bloquear o netflix e compras na appstore..". A minha reacção numa forma simples: ?????????? Mas hey, quando há ofertas é como o fim do mundo, propor sempre para melhorar a qualidade de serviço prestado ao cliente! Dá vontade de rir de tão triste que isto é.

Aqui tens os meus argumentos que provavelmente serão os mesmos dos mais e vários clientes da Vodafone que, infelizmente tiveram a infelicidade de não serem salvaguardados com duas tão simples soluções: Deseja barrar qualquer tipo de subscrições que possam vir a ser realizadas por entidades externas utilizando o seu número como autorização e sem resposta de confirmação por parte da vodafone? Sim (x) Não ( ). Foram debitados valores extraordinários na sua factura ou foram indevidamente activos que não conhece e nunca aconteceu? Devolvemos o dinheiro em crédito de factura e iremos efectuar o barramento dos mesmos serviços para que futuramente não seja indevidamente activado e tenha constrangimentos nas suas economias.

São soluções que a resposta é TXXIIIII já imaginaste os milhões que a empresa ia perder? Pois. É verdade... Já imaginaram os milhões que a empresa Mobibox retirou aos bolsos dos clientes devido às portagens via verde da Vodafone para utilização sem limites e sem segunda confirmação por parte da mesma para com o cliente se aceitou ou não um serviço bastante conhecido pelo mau nome? É realmente fácil de argumentar com um script criado somente para fugir com as náguedas nas mãos, afinal não é a responsabilidade dos moderadores o que está a acontecer e por essa mesma razão disse para escusarem de vir com argumentos fáceis de contornar.

A Vodafone não tem procedimentos previstos para ajudar os clientes infelizes na burla de um serviço autorizado pela mesma para poder fornecer o reajuste em factura e garantir que não volta a acontecer? Não há problema, eu tomo a iniciativa de sugerir as soluções com uma reclamação no livro vermelho, no portal da queixa, na anacon e declarar publicamente que a Vodafone é de facto uma empresa que não retribui o tal carinho que gosta de sentir por parte dos clientes. Talvez e só assim, possa ter uma resposta à Vodafone onde finalmente vou conseguir dizer um obrigado pela vossa amável solução e compreensão da minha infinita insatisfação e desagrado bem como constrangimentos que estou a passar por um serviço em lista branca da operadora que tenho contratada.

Mais uma vez agradeço pelo seu tempo investido no esclarecimento e em escrita menos robótica @BrunoC_Vodafone e não quero de todo estragar-lhe o dia/noite de trabalho caso seja o caso mas, como foi visto acima, tive que fazer a segunda parede de texto para ver se me faço realmente perceber como estou desagradado com uma situação sem solução económica pois as restantes, infelizmente, tive que eu mesmo demonstrar interesse em tentar resolver as mesmas com os ditos barramentos e pedidos para desactivação.

Mostrar mais
pris28alex87
Novo Utilizador

Boa noite,  poe favor alguem me pode ajudar?

Sou de guimarães, já ando a mais de uma semana a receber SMS da MOBIBOX, ligo para o numero de apoio e cancelo, pouco depois cai outra sms ( até agora já recebi 9 SMS * 3.99€) por amor de deus não sou rico, desloqueime a uma loja oficial da vodafone para resolver este probelema e neste momento, foi-me creditado mais 1 prestação!!  Como é possivel?

O operador da loja disse-me que estava tudo cancelado e mais que tinha ativado um serviço contra aplicaçoes de valores acrescentados e continua tudo na mesma!!!

Cliente da vodafone a mais de 20 anos, tenho um tarifario RED e estou a ser roubado indecentemente e a operado não me ajuda. 

Que posso fazer para me livrar deste serviço de uma vez por todas? 

Obrigado

Mostrar mais
jalvim
Visitante Junior

Bom dia,

vejo que não sou o primeiro, nem único a ter problemas com esta empresa, Mobibox. Esta manhã, enquanto conduzia a caminho do trabalho, recebo uma mensagem a dizer que tinha subscrito um serviço a €3,99/semana. Ligo a cancelar e recebo outra mensagem com outro serviço. Volto a cancelar e... nova mensagem. Ligo para os senhores da Mobibox, a acusá-los de burla (porque é disso que isto se trata) e dizem-me que tenho que tratar o assunto por email. Mas a minha questão principal é, o que é que a Vodafone (após 95 páginas de forum de queixa sobre uma empresa) pretende fazer relativamente a este assunto, uma vez que, se estes valores vêm nas faturas da Vodafone, alguma relação comercial as empresas terão. Ou seja, a Vodafone tem uma relação com uma empresa fraudulenta, que burla os seus clientes e nada faz relativamente a isso?

Portanto, para terminar pergunto: o que é que a Vodafone fará para resolver esta situação e não me perder enquanto cliente? Obrigado pela atenção.

Mostrar mais
João_Vodafone
Antigo Moderador

Olá @zerov25,

Os serviços de valor acrescentado e os de entidades externas são distintos. Os primeiros são serviços da sociedade de informação prestados através de mensagem; os segundos permitem aos Clientes comprar Apps e outros conteúdos em App Stores e outras lojas online, sendo o pagamento efetuado através de débito na fatura Vodafone.

A Vodafone dispõe de serviços de valor acrescentado. Contudo, a maioria dos SVA´s vêm barrados por defeito em todos os números, podendo o Cliente remover ou manter este barramento.

Relativamente ao crédito do valor associado aos conteúdos de entidades externas, são assegurados pelo próprio fornecedor, responsável pelas condições em que são prestados estes serviços. A Vodafone estabelece as condições (como algumas que referiu) em que presta os seus serviços e por isso, responsabiliza-se pela informação destas aos Clientes e pelo respetivo cumprimento, não o pode fazer face a serviços externos e, nessa medida, impedir a liberdade de escolha de cada um em ativá-los ou não.

A Vodafone vai sempre ao encontro das necessidades dos seus Clientes e tenta encontrar as soluções mais adequadas às questões que nos levantam, por isso disponibilizou um barramento aos conteúdos de entidades externas, mas deve ser sempre o próprio Cliente a solicitá-lo.

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais
João_Vodafone
Antigo Moderador

Olá @pris28alex87 e @jalvim

Pedimos que verifiquem as nossas respostas anteriores.

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais
jalvim
Visitante Junior

Caro João_Vodafone, basicamente a Vodafone desresponsabiliza-se por clientes seus que estão a ser burlados por serviços que são cobrados nas suas faturas, é isso? Ou seja, através de um serviço prestado pela Vodafone (internet), uma empresa (Mobibox) cobra dinheiro aos clientes da Vodafone, através das faturas da Vodafone e a Vodafone nada tem a ver com o assunto, é isso?

É engraçado que eu nunca tinha ouvido falar dessa empresa, não lhe cedi o meu contacto telefónico, ou qualquer dado pessoal e, mesmo assim, eles conseguem subscrever-me em serviços deles, enviar-me mensagens e cobrar-me serviços, através da Vodafone. 

Muito bem, Vodafone. Aqui está uma boa forma de perder clientes. Conivência/conluio com fraude/burla. Muito bem...

Mostrar mais
zerov25
Visitante Junior

Boa tarde caro @João_Vodafone

Vou avançar rapidamente porque honestamente a minha vida não é para me chatear e não gosto de andar a bater a cabeça na parede várias vezes:

"os segundos permitem aos Clientes comprar Apps e outros conteúdos em App Stores e outras lojas online, sendo o pagamento efectuado através de débito na factura Vodafone."

Os wap billing sim utilizam o operador/numero como cartão de crédito e sei muito bem do que se trata estas empresas, não é por qualquer razão que mencionei o limiar entre legal e ilegal pois fazem algo sem o consentimento do cliente em que automaticamente activam o mesmo, curiosamente ainda depois de nas condições gerais da Mobibox terem indicado que é necessário colocar um visto nos termos e condições, algo que não apareceu sequer no meu telemóvel pois fiquei com uma tela a negro.

Relativamente ao método de podermos usar o numero como cartão de multibanco, o meu banco felizmente em casos de homebanking, lojas ou compras online, tem sempre 2 verificações chaves para evitar estes transtornos ou possíveis utilizações indevidas do meu próprio serviço no banco.

Está claro que, como já foi referenciado, o cliente tem que se responsabilizar pelos seus equipamentos e, como já mencionei, concordo a 100%! Tanto que concordo que tenho instalado no meu pc e telemóvel antivírus quer em protecção de dados como navegação na internet que são conhecidos pela sua eficácia. Pst... Kaspersky. Mesmo assim, para o meu espanto, estou a passar por uma situação que deparei-me várias vezes e que sempre tomei as precauções necessários a evitar isto mesmo. E lamentavelmente:

"A Vodafone vai sempre ao encontro das necessidades dos seus Clientes e tenta encontrar as soluções mais adequadas às questões que nos levantam, por isso disponibilizou um barramento aos conteúdos de entidades externas, mas deve ser sempre o próprio Cliente a solicitá-lo."

A iniciativa de ir ao encontro das necessidades dos clientes para apresentar soluções é tanta que infelizmente nunca me passou na cabeça de sugerir o barramento porque nunca me foi proposto em público na altura de contratos ou até mesmo em novos contratos de permanência, só aqui a Vodafone falha redondamente em não apresentar-se pro-activamente para activar os mesmos.

Mas com este argumento final, o post enviado foi contradito aqui:

"A Vodafone estabelece as condições (como algumas que referiu) em que presta os seus serviços e por isso, responsabiliza-se pela informação destas aos Clientes e pelo respetivo cumprimento, não o pode fazer face a serviços externos e, nessa medida, impedir a liberdade de escolha de cada um em ativá-los ou não."

Ou seja e em outras palavras mais simples, a Vodafone lava as mãos em assuntos de entidades externas que não conseguimos controlar MAS sabia, Sr. ou Sra. Cliente, sabia que pode barrar isto para impedir compras usando o seu numero de telemóvel como cartão de crédito? Incrível esta tecnologia inovador que está a ajudar os clientes mas que só depois de me terem retirado 7,98€ é que tive a informação e respectiva activação.

Não, não me venham depois com o argumento, a Vodafone não pode limitar a utilização por parte do cliente e tem que garantir a liberdade. Ora pois claro que tem! Por essa mesma razão se fosse a usar tais conteúdos wapbilling e estivesse barrado, contactava para o desactivar COM a minha responsabilidade e conhecimento. Aliás até foi dito aqui:

"A Vodafone dispõe de serviços de valor acrescentado. Contudo, a maioria dos SVA´s vêm barrados por defeito em todos os números, podendo o Cliente remover ou manter este barramento."

Fantástico! Não me tenho que preocupar em enganos e se por algum motivo quiser, sei que a Vodafone protegeu e colocou-se à frente para proteger a minha carteira e sanidade mental. Não seria muito mais simples aplicarem o mesmo barramento a wapbillings? Aparentemente não pois a Mobibox tem como na lista de clientes a Vodafone segundo o Jornal Publico, um choque para ser sincero mas que se pode fazer?

Quando se pensa que a empresa zela pela transparência e legitimidade nos negócios, aparece depois a ser cliente da empresa Mobibox que é considerada uma empresa bastante cinzenta na lei.

Cito igualmente o tal excerto: "Esta empresa (que indica no seu site ter recebido dinheiro público ao abrigo do programa QREN) foi criada em 2013, tendo como gerentes Rui Cordeiro e Luís Campos. Entre os clientes listados no site estão a Coca-Cola, a Chevrolet e a Vodafone." https://www.publico.pt/2017/05/21/tecnologia/noticia/queixas-sobre-servicos-pagos-para-telemovel-che... Não encontrei depois nenhuma outra noticia por parte da Vodafone a desmentir ou confirmar a veracidade disto mesmo, gostaria até saber se desde o ano passado se isto continua a reflectir-se.

Independente disso:

"Relativamente ao crédito do valor associado aos conteúdos de entidades externas, são assegurados pelo próprio fornecedor, responsável pelas condições em que são prestados estes serviços"

Volto a dizer, vai ver o que referenciei na página 94, não consigo obter o reembolso devido à trapalhada de permitirem estas situações. Volto a também referenciar que em tempos a vossa concorrente MEO salvaguarda os custos em primeiras reclamações e muito possivelmente é a primeira e ultima vez que vai acontecer a não ser que o cliente desactive o barramento para as entidades externas. A minha surpresa é a Vodafone ter feito isso páginas atrás e para alguns clientes ainda o fazem e outros fazem as barreiras altas para o cliente andar feito Spiderman a subir as mesmas.

Tal como disse anteriormente, agradeço o tempo disposto dos moderadores em tentar esclarecer a situação mas eu estou bem esclarecido e sei o que aconteceu, estou sim desiludido e também muito de pé atrás com a Vodafone pois não me estão a fornecer uma outra solução quando não consigo reaver o meu dinheiro que vai ser apresentado em factura.

Mostrar mais
Jsantiago30
Contribuinte Junior
Boa noite recebi uma sms a dizer que tinha ativo uma
Subscrição desta empresa sem ter pedido nada
Mostrar mais
JoãoR_Vodafone
Moderador

Olá @Jsantiago30

Movemos a sua mensagem para este tópico relativo a subscrição de serviços Mobibox. 

Como tivemos oportunidade de esclarecer anteriormente, neste mesmo tópico, os serviços Mobibox não pertencem a Vodafone. 

Este tipo de subscrições/desativações de serviços de entidades externas é da responsabilidade do cliente.
Nesse sentido, deverá contactar a Mobibox, e solicitar o cancelamento da subscrição, através dos seguintes contactos: 

email: clientes@mobibox.pt ou info@mobibox.pt 
número de suporte - 707 450 201 

Obrigado

JoãoR_Vodafone 

Mostrar mais