Criação
Resposta
Solução
em 14-12-2020 04:24 PM
Boa tarde,
Adquiri recentemente um novo equipamento através o Club Viva, por telefone, e quando falei com a vossa representante referi que o meu cartão antigo não era compatível com o novo equipamento, motivo pelo qual solicitei um novo, ao qual a vossa colega disse que por esse motivo e visto que estava a adquirir um equipamento novo, com fidelização e tudo, que o custo do cartão seria gratuíto.
Para minha surpresa aquando da activação do cartão cobraram-se 2,50€ mesmo quando referi incompatibilidade com o novo dispositivo conforme informou a vossa colega.
A juntar a isso, mal inseri o PIN no novo cartão, mesmo estando ligado por WiFi e não tendo feito qualquer uso dos dados móveis, cobraram-me 1.99€ por 100Mb, que não solicitei nem usufrui... sabendo até que tinha direito a 15GB de graça no primeiro mês devido à compra do novo telemóvel.
Por estes motivos e assumindo que não estão a agir em má fé, solicito que rectifiquem as duas cobranças indevidas e creditem na minha conta o valor total de 4.49€.
Solucionado! Ir para a Solução.
em 14-12-2020 05:05 PM
Olá @alonso,
A Vodafone aplica a taxação de acordo com a comunicação enviada pelo equipamento do Cliente através de Rede.
Como condição comum a todos os tarifários pré-pagos, quando é esgotado o plafond mensal do tarifário ou não tem tarifário ou aditivo com dados móveis incluídos, é aplicada automaticamente a tarifa de internet móvel, quando existe acesso aos dados móveis, não sendo possível o seu cancelamento.
A tarifa de internet móvel tem um custo de 1.99€ e oferece um pacote de 100MB válidos por 5 dias.
Como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações ou app's em segundo plano.
Esclarecemos também que, como característica dos Smartphones, existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Deve desativar o 4G para além dos dados móveis.
A ativação da oferta de 15GB estará disponível em My Vodafone, 48h após a utilização do número no novo equipamento.
Obrigada,
Rute_Vodafone
14-12-2020 05:18 PM - editado 14-12-2020 05:33 PM
Boa tarde Rute,
Passou ao lado o facto de ter referido estar ligado por WiFi implicando que todo o trafego seja feito por WiFi e não por dados móveis, por isso a justificação que deu foi certamente muito protocolar mas em nada compatível com a situação reportada.
A acrescentar a isso esqueceu-se de me responder à devolução dos 2.50€ do custo de activação do cartão conforme a sua colega referiu ser gratuíto aquando da aquisição do equipamento.
em 14-12-2020 06:22 PM
Olá @alonso,
Envie-nos uma mensagem privada com o número de telefone, juntamente com nome e morada do titular para podermos verificar a questão relativa à taxação dos dados móveis. Caso o número não esteja identificado, necessitamos do PIN original ou PUK.
Quanto ao custo do cartão, o valor de 2.50€ está correto, sendo este custo aplicado em todos os cenários de troca de cartão, não podendo ser contornado.
Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada".
Obrigado
JoãoR_Vodafone
em 14-12-2020 06:55 PM
Já lhe enviei mensagem privada João para averiguar a questão dos dados móveis que não solicitei nem usufrui por estar sempre ligado por WiFi. Se o fizeram automaticamente para activação do cartão após inserção do PIN no novo dispositivo eu também não tenho culpa disso. Se não reconhecerem que não usufrui do serviço, tendo inclusivamente contratado um tarifário mais caro (pagando mais dinheiro ao fim do mês) é simplesmente ganancia e má vontade.
Quanto ao custo de 2,50€ do cartão não está correcto não porque dizer que é gratuíto por causa da aquisição do novo equipamento que carece de um cartão novo para funcionar e depois virem-se cobrar por isso é agir em falsidade e ilícito.
17-12-2020 09:28 AM - editado 17-12-2020 09:29 AM
Continuo a aguardar resposta e devolução dos 1.99€ pelos dados móveis que não solicitei nem usufrui, cobrados automaticamente e indevidamente aquando da activação do vosso cartão, estando eu no entanto o tempo todo ligado por WiFi.
em 17-12-2020 09:48 AM
Olá @alonso
Num smartphone, mesmo que o canal de Wifi esteja ativo e a funcionar, se os dados móveis também estiverem ativados e alguma App ou funcionalidade configurada para o efeito, é possível que seja utilizada a ligação de dados móveis em detrimento do WiFi.
Em outras situações, como particularidade dos smartphones, mesmo com todas as opções desligadas, podem consumir tráfego, seja em atualizações ou app's em segundo plano.
Esclarecemos também que, como característica dos Smartphones, existem situações em que o dispositivo está registado em 4G e apesar dos dados estarem desligados no terminal, continua a enviar e receber tráfego. Deve desativar o 4G para além dos dados móveis.
Creditámos excecionalmente este custo.
Obrigado
Prag_Vodafone
em 17-12-2020 10:07 AM
Desde já muito obrigado pela rápida resposta e pela explicação @Prag_Vodafone .
Deixo, nesse sentido, a sugestão de quando enviarem cartões novos aos vossos clientes incluir uma breve nota a referir isso porque se uma pessoa não solicitar o serviço de dados móveis e ele ser automaticamente cobrado pode-se sentir, como eu, defraudado. Se fizer o favor de fazer chegar a sugestão a quem de direito, acredito que no futuro outros clientes, como eu, agradecerão e vocês inspiram assim mais confiança enquanto marca Vodafone.
Obrigado.
em 17-12-2020 12:11 PM