cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Refidelização sem ofertas?

cool_shot
Ultra Contribuinte
Ultra Contribuinte
Boa noite,

Tenho neste momento o tarifário vodafone açores com 5Gb por 9.90€ desde 2016, sendo que já não me encontro fidelizado desde 2018.

O contrato inicial nunca referiu descontos, nem ofertas, nem mensalidades do tarifário após o fim do contrato, sendo que continuei sempre a pagar 9.90€.
Até aqui tudo bem.

No entanto, e já por duas vezes, que sou contactado por uma senhora que diz trabalhar na loja vodafone de ponta delgada (matriz), a me sugerir uma renovação do contrato pelo mesmo preço pois a mensalidade vai aumentar.
Quando questiono a senhora quando é que a mensalidade vai aumentar, nunca me sabe responder, e chega mesmo a ser desagradável ao ver que não quero aceitar a oferta.

Pois bem, venho desta forma questionar que prática é esta de fidelizar os clientes com informações falsas e a troco de nada.

Vim entretanto a saber após falar com um familiar, que após 2 anos de não estar fizelizado e estar a pagar o mesmo que eu, foi fidelizado/enganado com esta oferta fantástica de não oferecerem nada.

De acordo com o site da ANACOM:

O que é o período de fidelização

É o período durante o qual o consumidor se compromete a não cancelar o contrato que celebrou com o operador nem alterar as condições acordadas, sob pena de poder ter de suportar encargos.

Em troca, o operador oferece-lhe condições mais vantajosas, como descontos na mensalidade, equipamentos mais baratos, oferta do valor da instalação do serviço ou do aluguer de equipamentos, oferta de canais extra ou de pacotes de chamadas gratuitas, etc.

A informação sobre o período de fidelização deve ser sempre prestada aos consumidores por escrito ou noutro suporte que estes possam guardar quando contratam um serviço.

Pois bem... sendo que nada está a ser oferecido em troca de fidelização, gostaria de saber que prática desprezível é esta que está a ser feita e o que tem a dizer sobre isto.

Mais informo que irei reportar a situação à Anacom.

4 RESPOSTAS 4

Prag_Vodafone
Moderador
Moderador

Olá @cool_shot,


Para podermos ajudar por esta via, precisamos que nos valide por mensagem:  número de telefone, juntamente com nome completo do titular e morada completa para podermos verificar. 

 

Para enviar mensagem privada, clique num dos moderadores (são os utilizadores identificados com "nome_Vodafone") e escolha "Enviar uma mensagem privada". 

 

Para ter acesso a novos valores, condições ou campanhas para os seus serviços terá de contactar 16911. 

Disponível todos os dias das 10h às 24h.


Obrigado,

Prag_Vodafone

Agradeço, mas não procuro melhores ofertas.

Apenas estou indignado com esta prática desprezível dos vossos colaboradores, de andarem a enganar as pessoas com mentiras no sentido de as fidelizarem e a troco de nada.

Acho isto gravíssimo e deve ser reportado às entidades competentes.

Olá @cool_shot,

 

Lamentamos o incómodo causado e agradecemos pela compreensão.

 

Manifestamos a nossa total disponibilidade para ajudar a resolver ou esclarecer qualquer questão Vodafone.


Obrigado,

Prag_Vodafone

Enviei os detalhes, quer os meus, quer do meu cunhado que foi enganado e refidelizado sem qualquer oferta.

Ele já reclamou por telefone, e nem sequer tinham contrato em sistema, nem souberam dizer que ofertas tinham sido aplicadas.

Ao questionar a fidelização, disseram que ainda tinha 21 meses de fidelização e que a penalização seriam cerca de 500€.

Ainda de acordo com a ANACOM:

Além disso, os operadores apenas poderão estabelecer fidelizações adicionais quando disponibilizem novos equipamentos subsidiados ou ofereçam condições promocionais devidamente identificadas e quantificadas e sempre com consentimento expresso por escrito do consumidor.

Se o consumidor optar por cancelar antecipadamente o contrato, antes de terminado o período de fidelização convencionado, os encargos não devem corresponder à soma das prestações ainda por vencer, não podem ser superiores ao valor da vantagem conferida, nem podem ser superiores aos custos que este teve com a instalação da operação (ou seja, os custos de instalação e ativação do serviço, bem como os demais custos que o operador teve para disponibilizar o serviço na morada do cliente).


Quero saber de onde vem estes 500€ de penalização em caso de cancelamento, quando a refidelização teve por base a seguinte oferta: NADA = pagar o mesmo preço que pagava não estando fidelizado.