cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Serviços Premium cobrados indevidamente

carlosacardoso
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa noite,

 

Conforme a minha reclamação, elaborada em 11/06/18, no livro de reclamações internas da Loja Vodafone, no centro comercial Madeira Shopping, após ter verificado a fatura do mês de maio.  Nessa fatura reparei que foi faturado, indevidamente 3 Serviços Premium e na de junho mais 2 Serviços Premium, que passo a discriminar:
- 12-05-18 às 16:54 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);
- 19-05-18 às 04:01 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);

- 26-05-18 às 04:10 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);

- 02-06-18 às 04:59 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA);

- 09-06-18 às 04:23 - Serviço Premium € 3,24 (+IVA).

Após essa ida à referida loja questionar a razão, foi-me referido que poderia bloquear o serviço, razão pela qual, o último serviço faturado foi o descrito. Já nessa reclamação informei que não fiz subscrição de nenhum serviço e nunca fui informado, que tinha subscrito algum serviço.

Mais tarde, 2 a 3 dias depois, uma operadora da linha de apoio a clientes contactou-me e afirmou que a culpa não era da Vodafone, mas sim de uma empresa, razão pela qual não poderiam fazer nada, e que me enviaria o contacto da empresa, não o tendo feito. Após a minha recusa em pagar o valor, foi-me proposto um valor de desconto de 50%, o qual recusei, por considerar que não subscrevi esse serviço. Pedi para me enviarem a fatura sem esse valor, para pagar, foi-me referido que não poderiam enviar nova fatura, mas que poderiam enviar por sms, uma referência com o valor a pagar sem o serviço premium, o qual paguei pelo serviço de MB.  Posteriormente recebi sms a alertar para a falta de pagamento do serviço descrito anteriormente bem as consequências do não pagamento do valor em atraso, como também um prazo para o fazer.

A fatura de junho para além dos valores já referidos atrás, acresce também o valor de encargos adicionais de 1,50€.

Após análise do fórum Vodafone, verifico que há dezenas de reclamações idênticas a esta, ou seja, “Serviços Premium cobrados indevidamente”, e a Vodafone continua a permitir que empresas com caráter fraudulento, continuem a prejudicar os seus clientes. Por este motivo irei pagar os valores, mas apresentarei queixa, da Vodafone na Anacom, no Portal do Cidadão e no livro de reclamações, por permitir que empresas com software malicioso, façam com que os clientes façam subscrição de serviços sem o seu conhecimento e sem o saberem, ainda mais que não utilizei os dados móveis para qualquer pesquisa na internet, se o fiz foi com o wireless da net de casa, tendo essa empresa acedido aos meus dados pessoais sem o meu consentimento, mas com a conivência da Vodafone, o que há luz da legislação é crime.

 

Posto isto, venho requerer o seguinte:

- retorno do valor debitado indevidamente 5 x 3,24 € (+IVA) + encargos adicionais de 1,50€ (fatura de junho);

- acesso aos termos e condições do serviço alegadamente subscritos, bem como prova clara por parte da Vodafone sobre a minha ação de aceitação de tal serviço, não basta a palavra de empresas que desenvolvem softwares maliciosos, com fins fraudulentos;

- análise técnica e jurídica sobre potenciais situações de faturação adicional, enquanto cliente da Vodafone estarei sujeito a ser cobrado de forma não comunicada previamente e que se prolonga sem sabermos, sendo o único meio a fatura descriminada;

- política de proteção de dados pessoais, dado que são transmitidos dados dos clientes a essas empresas;

- Proteção dos clientes de empresas fraudulentas que utilizam software malicioso, não havendo obrigatoriedade para a adesão a serviços tipo antivírus, como o Vodafone Secure Net .

 

Estou disponível para colaborar com a Vodafone afim de resolver o assunto em causa mediante o requerido acima.

Cumprimentos.

44 RESPOSTAS 44

Tambem estou a ser vitima deste esquema organizado com a vodafone . Mais de16€ euros que me cobraram desde outubro de 2019 destes serviços premium, só agora me dei conta disto . Já fui às "Minhas Subscrições" da App My Vodafone e diz lá "Não tem Subscrições Activas"!

Mas na fatura vem estes valores debitados, 12-10-2019, 19-10-2019, 26-10-2019 e por ultimo 2-11-2019.

Agradeço que estes valores sejam creditados na fatura seguinteScreenshot_20191129-020701.jpg

Olá @bruno-991,

 

Para que possamos analisar a informação disponível em sistema, envie-nos uma mensagem privada com os seguintes dados:

 

- Número de telefone

- Nome completo do titular

- Morada completa

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

mdio33
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa noite,

Mais um lesado por este tipo de burla, com a certeza de este serviço estar a ser activado e cobrado indevidamente e sem a autorização do cliente.

O grande problema é que as operadores de comunicações podem fazer o que lhes apetece, que nada lhes acontece, já tive experiencia com os três operadores e quando pensava que a Vodafone era diferente, reparo que, na realidade, é tudo farinha do mesmo saco e tudo a tentar ir buscar mais uns euros ao bolso dos clientes, isto tudo com o aval do Estado e principalmente pela "comprada" Anacom.

E não venham com a desculpa que a Vodafone não pode fazer nada, isso é um absurdo, a Vodafone tem a obrigação de barrar qualquer tipo de serviço premium à partida e ser o utilizador a solicitar o desbloqueio.

 

Para ajudar, mais de 20 minutos ao telefone à espera que atendam, depois de atender, quando começam a ficar se desculpas para dar ao cliente, a chama cai...

 

O meu numero de conta é: ******, espero contacto, já que está a ser impossivel falar com alguém do 16912.

 

Anónimo
Não aplicável

Olá @mdio33,

 

Editámos a sua mensagem por conter dados confidenciais que apenas devem ser enviados por mensagem privada.

 

Devido a um fluxo anormal de chamadas, nem sempre conseguimos atender com a brevidade que gostaríamos.

 

Informamos que, serviços de valor acrescentados são externos à Vodafone e a ativação apenas pode ser feito pelo Cliente\utilizador do serviço.

 

Para que possamos verificar, qual o serviço ativado, indique-nos por mensagem privada, o número de conta, nome e morada completos.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

bsantos72
Visitante Junior
Visitante Junior

Estou exatamente com o  mesmo problema. Hoje quando olhei para a fatura vi o tal Serviço Premium cobrado pelo valor de 3,24+IVA. Não acedi a página nenhuma, nem efetuei qualquer pedido de adesão, pelo que se presume que esta adesão seja feita através de uma aplicação qualquer instalada da playstore que nem sabemos qual é. Pior de tudo as horas de utilização são sempre de madrugada quando estou a dormir 4:53 , 5:10, 4:34. Pelo que vejo por aqui, esta situação já é do conhecimento da Vodafone há algum tempo. Hoje vou-me dirigir a uma loja Vodafone apenas para escrever no livro de reclamações e a seguir irei para a ANACOM, já percebi que a resposta vai ser sempre "Não nos responsabilizamos o cliente é que faz a adesão a um serviço". O problema é que o cliente nunca sabe que aderiu a um serviço. A Vodafone ao servir de intermediária para a cobrança destes valores está apenas a compactuar com empresas que ilegalmente cobram valores por serviços inexistentes. A situação já é conhecida da Vodafone há algum tempo como se pode ver pelas mensagens aqui colocadas, e nada foi feito. Mais estranho é que com as tecnologias de hoje, não exista forma da Vodafone barrar a adesão a serviços.

Olá @bsantos72,

 

Como indicado em mensagens anteriores do tópico, existe a possibilidade de ser colocado um barramento, prevenindo que tais subscrições possam ocorrer.
Para que possamos ajudar, indique-nos por mensagem privada:

 

- Número de telefone

- Nome do titular

- Morada completa o código postal

- PIN original ou PUK

 

Para enviar mensagem privada, basta aceder ao perfil de um dos moderadores e clicar em "Enviar uma mensagem privada" (lado direito a encarnado). Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone.

 

Obrigado

Prag_Vodafone

 

Bom dia,

 

Eu sei que o serviço pode ser barrado. O problema é que a Vodafone permite que os clientes façam "adesões", sem que o cliente saiba que está a subscrer qualquer serviço.  A vodafone deveria, caso pretendesse defender os seus clientes, enviar uma mensagem assim que um serviço fosse subscrito, o que não faz! O cliente só é "avisado" quando recebe a fatura. Como se vê estas situações já ocorrem desde 2018 e nada foi feito. As operadoras devem proteger os seus clientes coisa que não o fazem. Eu se quiser posso entrar numa página qualquer, meter simplesmente um número de telefone qualquer, e o detentor do número vai aderir a um serviço sem ter dado qualquer consentimento (já aconteceu ao meu filho). A solução que vocês propõem é sempre o barramento depois do mal feito. Eu quero que provem que fui eu que aderi ao serviço , qual o modelo do equipamento e já agora o IP. A Vodafone pura e simplesmente não parece interessada em parar com estas burlas. Nunca entrei em sites my web, ou outros aqui já mencionados.

Tharos
Visitante Junior
Visitante Junior
bsantos, também eu pedi que me provassem inequivocamente que eu tinha subscrito os serviços no portal "My Web", pedi que me mostrassem o modelo do smartphone, sistema operativo e localização de quando foi feita a subscrição. A este meu pedido remeterem-me para as informações da factura que são... nenhumas! Basicamente mandaram-me passear! Pelos vistos a satisfação dos clientes não é uma prioridade para a Vodafone, portanto só temos que os mandar passear tal como eles nos fazem a nós!

Olá @Tharos,


Garantimos que a satisfação dos Clientes e a resolução das suas dificuldades são dois dos nossos principais objetivos.

 

Aproveitamos para esclarecer que as subscrições em causa não pertencem à Vodafone, tratando-se de entidades externas. A Vodafone neste contexto é apenas um método de pagamento. 
Nesse sentido, a Vodafone não tem qualquer intervenção/responsabilidade na ativação/desativação destes serviços.

Como indicado podemos ativar um barramento de modo a que seja evitado este tipo de subscrições.
 

Para que possamos ajudar, indique-nos por mensagem privada:

 

- Número de telefone

- Nome do titular

- Morada completa o código postal

- PIN original ou PUK

 

Obrigado

Prag_Vodafone

Mais um aqui que foi vítima desta "burla". Mais de 50 euros que me cobraram desde Junho destes serviços premium, no entanto só 3 meses depois é que aparece na factura. O mais ridículo disto tudo é que já fui às "Minhas Subscrições" da App My Vodafone e diz lá "Não tem Subscrições Activas"!
Já enviei MP para cancelar este e outros serviços premium imaginários.