Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Pós-Pagos

Serviços de Valor Acrescentado

Novo Utilizador

Boa noite.

Cansado de percorrer o Fórum e ver questões similares, venho expôr a minha situação:

Encontro-me, de momento, com contrato de fidelização RED, que terminará em Dezembro deste ano. Com alguns altos e baixos, os quatro números encontram-se satisfeitos com o tarifário em questão, mas hoje começamos a pensar em saltar desta operadora no final da fidelização. Tudo por causa desta onda de burlas e aproveitamentos das empresas de Serviços de Valor Acrescentado que, com ou sem a vossa aprovação, taxam e cobram indevidamente os vossos clientes.

Mais concretamente na faturação do mês de Julho, lá nos deparamos com Serviços de Valor Acrescentado. Algo que julgava ter bloqueado na conta, mas que de pouco ou nada serviu. Com o total a perfazer perto de 25 euros, entra-se em contacto telefónico com o Apoio a Cliente: "Não podemos fazer nada, estamos de mãos atadas". Passamos numa loja Vodafone: "Quando se trata de empresas externas à Vodafone, não podemos fazer crédito ou devolução dos valores". Mas o débito direto está ativo e, "sem mas nem meio mas", o dinheiro já lá canta.

Ficamos, portanto, a perder, nesta suposta "troca" de serviços, onde se paga algo sem se pedir e sem se concordar e não se recebe nada em troca. De alguma forma e maneira, alguém (que não o proprietário desse número) ativou este serviço. De alguma forma e maneira, não foi preciso qualquer dado do mesmo para a cobrança de um valor. E onde já se viu isto? Em que parte do Mundo eu pago algo sem concordar, me cobram sem eu ter conhecimento e me fecham as portas quando procuro ajuda? Eu digo-vos onde: Portugal!

Aguardo algum esclarecimento de algum moderador deste Fórum, pois pretendo ser ressarcido dos valores em questão.

Mostrar mais
9 RESPOSTAS 9
Ultra Sábio

Bloquear os serviços de valor acrescentado é uma coisa recente, dantes nem dava. Tinhas pedido há quanto tempo o bloqueio?

Ninguem pode ter feito a subscrição por um desses números, se foi ativa automáticamente foi no equipamento diretamente.

Se fosse alguém de fora a tentar fazer a subscrição receberias um código PIN para confirmar.

Como eram feitas no próprio equipamento, não recebes nenhum aviso.

Exemplos comuns de onde podes subscrever "sem querer": avisos que o telemóvel tem virus no navegador, publicidades de alguma oferta (por exemplo: vales do pingo doce, carro, iphone, 1 000 000 visitante, etc), jogos ou apps freemium que ganham dinheiro com publicidades, e muitos mais exemplos.

Há que ter muito cuidado com as publicidades, principalmente no sistema operativo android que é mais propicio ao mesmo.

Isto de subscrições não acontece só na Vodafone. Estas empresas chamadas externas pela operadora estão registadas no site da ANACOM e é tudo uma atividade legal.

INFO sobre SVAs aqui:

https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=325735

Mostrar mais
Antigo Moderador

Olá @Soulless08

Para podermos identificar e analisar a situação, pedimos que nos indiques o NIF associado ao teu serviço, através de mensagem privada aqui no fórum.

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais
Novo Utilizador

@LockjaW, bloquear os serviços de valor acrescentado é algo que já se faz há bastante tempo. Algo que sei por experiência própria, por ter estado ao serviço desta empresa atrás de um balcão. Pode ter sido decisão da Vodafone deixar de o fazer, mas isto já foi "moda" há alguns anos e o procedimento era o mesmo: contactar a linha e pedir um barramento a qualquer SVA.

O mais estranho na minha situação é o proprietário do número em causa estar a trabalhar na hora da adesão ao tal "serviço", sem acesso ao telemóvel, não ter recebido qualquer SMS de adesão ou de aceitação da mesma e o valor em causa (que é inclusivé superior à mensalidade)...

O mais impressionante, a meu ver, é ter uma "empresa" a cobrar valores absurdos por serviços que não chegam a entregar aos consumidores finais e, quando se tenta entrar em contacto com a empresa, só encontramos um número 707 (irónico, mais uma linha paga) e um e-mail. Nem uma sede, nem um NIF empresarial, nada! Não se encontra nada. Só se encontram os valores na fatura e o débito na conta.

Cumprimentos,

Mostrar mais
Novo Utilizador

@João_Vodafone, enviei mensagem privada com os meus dados.

Mostrar mais
Ultra Sábio
Isso não sei, mas pelo menos desde 2016 que não o faziam e diziam sempre isto:

"O serviço em questão é uma entidade externa à Vodafone, pelo que não temos como aplicar barramento a estes conteúdos."

Já há uns 3 meses que o fazem agora, mas bloqueia tudo como ringdings e afins.
Podes verificar isto dos SVAs, de não conseguirem bloquear no passado, no tópico de quase 60 páginas sobre MOBIBOX.

Mostrar mais
Novo Utilizador

Olá, sou nova por aqui...
Vim pesquisar, se o que está a acontecer comigo, já aconteceu com mais alguém...

Tenho um serviço pós-pago, e gasto uma média de 20€ mensais...
Acontece que, o mês passado vieram-me 30€ e eu paguei, e pensei "Estive de férias, gastei alguns dados móveis, etc e tal" mas para meu espanto, este mês tenho 35€! E isso não podia ser, porque tenho o Vodafone Fit 32, a mensalidade é menos de metade.
Dirigi-me à loja esta semana, e fui informada que a diferença dos valores, se deve a serviços adicionais, ou seja, tenho algo contratado desde o fim de Junho! Acontece, que, não pedi nada nem contratei nada, muito menos "Conteudo para adultos", nem tenho filhos que venham mexer no telemóvel... É muito estranho, fiquei com a fama e sem o proveito ah ah ainda por cima, tenho fidelização até 22 de Dezembro. O que acham que devo fazer? Reclamo no livro? É que ninguém me soube explicar, que empresa é que me estava a cobrar esse serviço desconhecido!

Obrigada.

Mostrar mais
Antigo Moderador

Olá @LeilaP

Para podermos verificar qual o serviço que se encontra ativo, pedimos que nos indiques o NIF associado ao teu serviço, através de mensagem privada aqui no fórum.

Adiantamos que este tipo de serviços apenas podem ser ativos a partir do próprio equipamento.

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais
Novo Utilizador
Só lembrar o que o LockjaW já disse. Esta situação é praticada também fora da Vodafone. Familiares meus queixaram-se do mesmo, estando em operadoras diferentes. Não estou a defender a Vodafone, até porque não ganho nada com isso, mas alerto que trocar de operadora por esta razão é levar o problema consigo, porque nas outras pode acontecer o mesmo...
Mostrar mais
Highlighted
Ultra Sábio
E muito provavelmente a subscrição vai continuar ativa visto que está atribuída ao número.