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Pré-pagos

Vodafone Up Total 3GB Apps - tráfego mal contabilizado

Novo Utilizador

Cara Vodafone,

 

Subscrevi este mês o serviço "Vodafone Up Total 3GB Apps". Estou extremamente satisfeito com a vossa rede mas há um ponto fundamental no contrato que estabelecemos que terá de ser alvo de uma análise mais detalhada; numa primeira abordagem teria preferido entrar em contacto de forma privada mas como não encontrei nenhum email directo fiz uso do fórum.

 

O tarifário "Vodafone Up Total 3GB Apps" estabelece que o utilizador tem direito a 3GB de tráfego + 20GB de trafego para uma série de aplicações seleccionadas. Nelas consta o instagram. Acontece que, infelizmente, o trafego desta aplicação é contabilizado como trafego normal. Fiz vários testes. Experimentei em diferentes telemíveis que partilham o mesmo serviço. O instagram conta como tráfego normal. Qualquer utilizador com este tarifário consegue comprová-lo; basta fechar todos os aplicativos, abrir o vosso aplicativo de controle de consumos e ver quanto marca, abrir o instagram, rodar umas dezenas largas de fotos, voltar ao vosso aplicativo de controle de consumos.

 

Essa situação, ainda que eu acredite que se trata de negligência da Vodafone, é efectivamente cobrança indevida e/ou publicidade enganosa. Estou a notificar-vos meramente no sentido de exclarecermos qual o problema e se é passível de ser resolvido. Caso não seja, estou certo que a Vodafone alterará as permissas com que vende o serviço.

 

Imagino que a Vodafone paute o seu serviço ao cliente com o prestígio que a marca projecta e que tratará do assunto com a importância que merece não se deixando cair em manobras de indole duvidoso e esquemas fraudolentos como a MEO e respectivas queixas/multas da Anacom. Lembro que a prática comercial que contenha informações falsas está coberta pelo Decreto-Lei n.º 205/2015, de 23 de Setembro, Art 7 e 9.

 

Com os melhores cumprimentos,

Francisco Castro

 

 

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7 RESPOSTAS 7
Antigo Moderador

Olá @Frankie

 

O tráfego de dados apresentado no equipamento é diferente do realmente efetuado, uma vez que contabiliza todos os acessos feitos. Para controlares os teus consumos, deves utilizar a aplicação My Vodafone.

Lembramos ainda que existem vídeos, imagens e links que surgem na aplicação, mas são externos a esta. Este tráfego é contabilizado do plafond de dados normal.

 

Obrigado

João - Vodafone

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Novo Utilizador

Caro João,

 

Quando me referi a visializar os dados deveria ter sido mais explicito. Efectivamente a única coisa que utilizei (e todos os utilizadores podem usar para comprovar que a contagem está a ser mal feita) é a aplicação "My Vodafone".


A titulo de exemplo envio-lhe um printscreen de uma utilização quase exclusiva de instagram.

 

3 GB gastos do pacote geral

1.12 GB gastos dos dados para Apps.

 

O instagram, ao contrário do Facebook é um excelente sítio para analisar o comportamento do vosso contador de dados porque com excepção da públicidade todas as imagens e vídeos que aparecem estão guardados pelo próprio instagram.

 

Como disse na primeira mensagem, o facto do instagram usar redes de distribuição (CDN do Facebook) ou outras é absolutamente irrelevante para o que a Vodafone anuncia e para as expectativas do cliente. Volto a frisar, de forma veemente, que espero uma resposta adequada da Vodafone para evitar ter que seguir com a exposição nos canais oficiais.

 

Com os melhores cumprimentos,

Francisco 

 

 IMG_2751.PNG

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Antigo Moderador

Olá @Frankie

 

Deves ter em consideração o que é indicado nas condições do tarifário: "Algumas apps podem aceder a plataformas/serviços/sites de outros fornecedores e esse tráfego poderá ser descontado do pacote de dados do tarifário (exemplo: na app do Facebook não está incluído o tráfego de páginas web externas como vídeos no Vimeo, sites de notícias…)" "Apesar da generalidade do tráfego destas apps estar incluído, poderá existir uma fração do mesmo que não fique identificado e que, por esse motivo, seja descontado do pacote de MB do tarifário. Esta situação poderá ocorrer caso os fornecedores das apps ou dos serviços que as suportam façam alterações ou atualizações."

 

Solicitamos que verifiques se a apn que tens ativa é apenas a net2.vodafone.pt, exclusiva para a contabilização correta dos dados.

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone

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Novo Utilizador
Lamento mas também tenho a mesma situação, é oferecido 20g nas aplicações mas continua a descontar me no pladond normal, na reportei a situação e estou à espera que me contactem, se continuar assim terei que cancelar o serviço pois não me oferecem o que me foi vendido.
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Novo Utilizador
Verifiquei que não sou a única pessoa com esta situação, tenho o pacote Vodafone PLUS, 3gb de tráfego normal mais 20gb de aplicações, utilizando só as aplicações inseridas nos 20gb o tráfego é também descontado no pladond dos 3gb. No último mes obrigou me a ativar 4 pacotes de 200megas extra. Situação já foi reportado há mais de uma semana que aguardo resposta. Já sei que os vídeos fora de facebook contam, mas falo de utilização apenas dentro das aplicações, algo está mal. Disseram-me que dos pacotes extra iriam reaver-me na próxima factura, mas que iriam entrar em contacto comigo, continuo à espera. Caso isto continue terei que cancelar o tarifário pois estou a pagar por um serviço que não é o que me venderam.
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Novo Utilizador

É, infelizmente foi o que eu fiz, desisti. Achei que não valia a pena continuar a insistir.

 

O BrunoC simpaticamente deu uma sugestão que, ainda que possa funcionar, não se aplica no caso de quem tem iPhones porque, pelo menos com o 6S e o iOS 10 não dá para alterar o APN na Vodafone. Com cartões NOS e MEO consigo, com cartões Ingleses como Three e EE também mas infelizmente com o cartão Vodafone essa opção encontra-se inactiva.

 

É pena porque o serviço parece excelente e a qualidade da rede da Vodafone também é impecável, infelizmente é uma "luta" para a qual não tenho tempo então desisti.

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Antigo Moderador

Olá @Ivo9519

 

Uma vez que indica que reportou a situação, solicitamos que nos envie uma mensagem privada com o número de telefone e PIN original ou PUK.

Para tal, basta aceder ao perfil de um dos moderadores e clicar em "Enviar uma mensagem privada". Os moderadores estão identificados por "Username_Vodafone.

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone

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