Obrigado pela resposta Bruno: Penso que será sempre possível modificar o software (do v/ Sistema, dos v/acordos de roaming com outras companhias ou de faturação) de modo a que tais "ligações de dados automáticas" sejam detetadas e não faturadas. Entendo bem a solução que propõe. A mesma porém é incómoda, obrigando a telefonar para a assistência para barrar. No dia seguinte pretendo utilizar dados e tenho que voltar a ligar para cancelar o barramento e assim por diante. A solução de pagar Global Daily Roaming é preferível. Porém a quantidade de dados incluídos é irrisória (100 MB/dia). Estive recentemente quase 3 semanas nos EUA (California), paguei 2 dias de Global Daily roaming (2 dias devido a que a mudança de dia se dá à meia-noite de Portugal e não do destino em que nos encontramos. (Outra programação a precisar de correção) e não dá sequer para utilizer o Google Maps para uma viagem de algumas horas. Eu pagaria com prazer uma taxa diária de roaming, se esta permitisse uma utilização relativamente normal do telemóvel (algumas chamadas e sms por dia e uma quantidade razoável de dados para poder usar o GPS, consultar e enviar e-mails, ler rapidamente as notícias do dia). Como não é assim, e as tarifas em roaming são ridiculamente (perdão pela expressão tosca) altas, o resultado é que reduzo ao mínimo as chamadas e sms e desligo os dados. Ou seja, em lugar de faturar uma taxa diária de roaming durante o período de ausência de Portugal, a Vodafone acaba por faturar (quase) nada. Um abraço. Carlos Freitas