Criação
Resposta
Solução
em 23-12-2019 11:08 AM
Caros,
Venho expor uma situação que aconteceu há dias, por forma a elevar a visibilidade do problema, e eventualmente levar à sua correção.
Nota: o assunto já foi reportado á Vodafone através do formulário aqui.
Há dias recebi uma mensagem de email na minha inbox, sobre a adesão ao serviço Vodafone Negócios.
Coisa que eu não me lembro de ter feito.
Um olhar mais atento revelou que algum novo Cliente forneceu o meu endereço de email quando subscreveu algum serviço Vodafone Negócios.
Neste momento, na área pessoal da Vodafone tenho mais uma conta associada ao meu email sobre a qual não tenho qualquer responsabilidade ou relação.
Caros Srs. repsonsáveis pela área de desenvolvimento da plataforma de sites/serviços: hoje em dia, e de tão simples que é a implementação, qualquer sitezeco feito por alunos do secundário é capaz de fornecer o padrão de "validação de endereço por link no email"!
Isto é, apenas um endereço de email introduzido em sistema apenas é considerado válido quando o destinatário clicar no link fornecido!
Fico algo surpreso ao constatar que uma empresa desta dimensão (ainda) comete este tipo de erros básicos.
Assumir que um endereço de email pertence a um cliente apenas porque ele diz que sim... enfim.
Nem vou comentar o que esta situação pode potencialmente significar no contexto GDPR.
Solicito que façam chegar estes dados à equipa/area técnica competente de modo a evitar futuros constrangimentos e leak de dados semelhantes.
Já agora, levando o assunto um pouco mais à frente: usar o padrão de validação permite evitar outra sitação que também acontece com alguma frequência e especificamente com endereços da Google (Gmail), quando os endereços fornecidos estão errados (por desconhecimento ou propositadamente, já é outro tema).
A Google não distingue separadores nas suas contas de email.
Isto significa que se alguém registou o endereço "meu.nome@gmail.com", na práctica o endereço real é "meunome@gmail.com".
Isto porque qualquer mensagem enviada para "meu#nome@gmail.com", "meu_nome@gmail.com", "meu-nome@gmail.com", etc, vai entrar sempre na caixa de correio "meunome@gmail.com".
Assim, sistemas que contam apenas com uma simples validação por existência de endereço de email contra uma qualquer base de dados vai falhar na mesma -- porque afinal "meu_nome@gmail" é diferente de "meu.nome@gmail". Só que não, no caso do Gmail.
Devido a estes potenciais problemas volto a referir a importância da validação de endereços de email ser sempre feita por link de confirmação/activação.
Obrigado,
Boas Festas!
em 23-12-2019 12:07 PM
Olá @arodrigues,
Já tendo reportado esta questão, sugerimos que aguarde uma resposta da nossa parte.
Obrigada,
Rute_Vodafone