Estás Aqui:

Sobre a Comunidade

Procurar no Forum:
Responder
Visitante
Registado: ‎24-10-2016

Re: Critica ao Forum...na pessoa do seu Administrador!

Boa tarde a todos

Concordo quando a Maria diz que os Moderadores estão mal ou pouco identificados no forum.

Não fosse isso verdade, não passariam os proprios Moderadores, a explicar constantemente quem eles são e/ou como podem ser descobertos, aos utilizadores normais deste forum.

Constantemente, Lê-se os moderadores a escreverem:.."Para enviar mensagem privada basta clicar no nome de um moderador do fórum (são os utilizadores identificados com "username_Vodafone"), e do lado direito do ecrã terás a opção "Enviar Mensagem Privada"."...

Sem os moderadores terem culpa disso (e os utilizadores muito menos), isto só prova que existem algumas dificuldades nos utililizadores em identificarem quem são os moderadores. apesar de como dizem estarem todos identificados.

Abraço 

Mensagem 22 de 22 (37.610 Visualizações)
Tópicos: 21
Votos: 177
Soluções: 15
Registado: ‎03-12-2014

Depois de dito o que o @Patdav disse, nada mais tenho a acrescentar.
Ele está completamente correcto e faço minhas as palavras dele.

@José_Vodafone,
Apenas quero deixar o meu comentário e a minha gratidão pelo vosso trabalho cá no fórum.
Sempre que tenho alguma questão, seja de foro técnico, facturação, reclamação, ou outro, a moderação tem feito um trabalho excepcional.
Embora se leia pouco destas minhas situações cá no fórum, eu opto por colocar todas as situações de forma privada por mensagem, e nunca foi necessário que tivesse de me deslocar a uma loja ou contactar telefonicamente para que se resolvesse alguma coisa.
resumindo, deixo o meu agradecimento por isso, e pelo trabalho excepcional que fazem cá para que os clientes acima de tudo, se mantenham satisfeitos.

Quanto ás identificações, acho que os rankings estão bem, o que penso que poderia mudar era mesmo a imagem da moderação.
Acho que também por baixo de cada ranking deveria sempre constar UTILIZADOR, para que não haja duvidas de quem é quem.
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

Mensagem 12 de 22 (37.591 Visualizações)
Administrador
Registado: ‎15-12-2010

Olá @pedrorios

Obrigado pela confiança demonstrada.

Tentamos sempre que possivel ir de encontro às questões que nos colocam e tentar resolvê-las o mais breve possível embora nem todas dependam directamente de nós. Quando isso acontece procuramos fazer a ponte com outras àreas e dar sempre uma resposta final. 

Quanto às sugestões elas são tidas em conta sempre que tecnicamente nos é possivel e no passado temos feito várias alterações no Forum de acordo com opiniões dos utilizadores, por isso são sempre bem-vindas. 

Obrigado

José_Vodafone

Mensagem 5 de 22 (37.585 Visualizações)
Ultra Contribuinte
Registado: ‎29-10-2016

Olá @José_Vodafone

Obrigado pela sua simpática resposta. Smiley feliz
Efetivamente como escreveu e bem, em momento algum eu estava a criticar a qualidade de resposta dos moderadores, caso fosse esse o meu objetivo, usaria outro canal.

É mesmo uma questão estética, que optei por abordar.
Não pela estética em si! Ou para o fórum ficar mais bonito, mas sim para ficar mais funcional e mais intuitivo aos utilizadores.

Como o @José_Vodafone  escreveu e bem o fórum existe para os utilizadores, e muitos vêm aqui esporadicamente e não percebem logo de imediato certos detalhes, o que causa algumas confusões.

Eu sei que os moderadores estão identificados, mas a meu ver, insuficientemente…
E quanto à barras de assinatura… Penso…(e agora é apenas um palpite)… que a maioria dos utilizadores não se apercebe das barras como uma “assinatura”.

Eu arriscaria a dizer que a maioria das pessoas já nem lê barras…
Ou seja, na utilização que as pessoas se vão habituando a fazer da internet, através de uma triagem automática do que será informação ou não, acaba por levar muitas delas a encarem essas barras como mera publicidade e os seus/nossos olhos já nem as descodificam, apenas passam à frente. (digo eu)

@Patdav Olá
Sem duvida, subscrevo a observação feita!

Obrigada delo vosso feedback
Cumprimentos a Todos Smiley feliz
M_M

- Se a minha informação foi-te útil, clica no botão Like abaixo. Obrigadaaaaaaaaaaaaaa
Mensagem 11 de 22 (37.492 Visualizações)
Visitante

Boa tarde a Todos

Antes de mais gostaria de dizer que frequento  o forum assiduamente, embora raramente faça logim.
Acesso, leio o que quero etiro a informação util.

Em relação às barras, tb concordo com a Maria, primeiro pq o facto de as barras em causa serem de uso exclusivo dos moderadores, só sabe isso quem frequenta o forum com assiduidade, caso contrario como é lógico não o vai saber.
Depois e como a maria tb disse , basta as barras terem publicidade para que toda a gente "passe à frente".
Não é por aí que se identificam moderadores!

Tambem em relação aos destaques dados a cada um  (membros e moderadores) e às confusõe que dai possam surgir. Entendo tb que aos utilizadores não deveria ser permitido o uso de certos avatares, que por si só já levam a interpretações dubvias.

Para terminar, 

O  meu primeiro post neste tópico em breve deixa de fazer sentido, pois os Moderadores deixaram de explicar aos utilizadores normais deste forum quem eles são e/ou como podem ser descobertos Smiley de língua hehehe
Smiley triste Smiley triste

Abraços Smiley de língua

Mensagem 6 de 22 (37.481 Visualizações)
Administrador

Olá @Patdav,

Não deixámos de explicar "quem somos" mas a origem desse tipo de explicação, não tem necessariamente a ver com a necessidade de identificação dos moderadores, mas antes do envio de mensagens privadas, que é algo que fazemos há pouco mais de um ano. 

Inicialmente como deves ter reparado utilizávamos um formulário para o envio de situações com partilha de dados pessoais, que era comum a diversos canais. 

Desde que passámos a ter um ferramenta única para receber todas as mensagens privadas numa única localização, passámos a comunicar sem necessidade desse formulário e começámos a pedir que nos fossem enviadas mensagens privadas. 

O problema é que o envio de mensagens privadas nas páginas dos utilizadores não é particularmente visível neste design, por isso a explicação de como o fazer.

Há aqui uma questão que tem levantado várias dúvidas que tem a ver com a imagem de perfil de alguns utilizadores. De acordo com os termos e condições não há nenhuma restrição à colocação de qualquer imagem de perfil desde que esta não viole qualquer outro ponto dos termos e condições. E o que poderemos eventualmente analisar aqui é o ponto 5. 

Ter uma imagem de um assistente de call center no perfil de utilizador do Forum de alguma forma constitui uma violação do ponto 5 e logo a adopção de uma identidade falsa? Julgo que não. Para isso teria sido necessário que em algum momento essas pessoas se tivessem feito passar por moderadores em discussões com outros utilizadores, o que eu posso reconhecer que existe essa tentação, mas não aconteceu. 

O que naturalmente não invalida todas as sugestões de dar maior destaque aos moderadores, que têm referido neste tópico. 

Obrigado

José_Vodafone

Mensagem 8 de 22 (37.465 Visualizações)
Visitante

[ Editado ]

Caro @José_Vodafone

Agradeço a sua resposta, embora grande parte dela (a meu ver) não se aplique como resposta ao que eu escrevi.

Permita-me também educadamente e com todo o respeito dizer-lhe que discordo de si em todos os pontos.

E…Sem querer entrar num debate exaustivo, gostaria só de fazer dois comentários

O primeiro comentário é em relação à explicação que acima citei…
Com todo o respeito, gosto pouco de floreados!
Existem coisas que são ou não são!
Vejamos:
Se antes todos davam essa explicação, e agora nenhum dá!
Então deixaram!
Ninguém esta a dizer que fizeram mal ou estão errados.
Estou apenas a dizer que deixaram!

Depois:
É Lógico que essa explicação (a acima citada e mencionada) tem TUDO a ver com a melhor identificação de quem é quem, e não com a forma de como se enviam MP.
Quando alguém diz a outro alguém, o seguinte…”olha, vais ali eu sou aquele com o fato cor-de-rosa e uma estrelinha azul ao peito que estou no cimo das escadas”…
Estão a explicar a terceiros como podem melhor identificar e encontrar a pessoa em causa…depois se explicam como comunicar com essa pessoa, isso será outra questão.

O segundo comentário é em relação aos Avatares, e ao até por si citado, de um operador call center
É certo que existem regulamentos.
Regulamentos esses de onde se podem retirar vários pontos para aplicar um princípio.
E regulamentos esses onde tb podem existir alguns buracos.
E depois tb existe a Moderação…ou o Bom senso…ou o Senso comum…etc...

A meu ver Temos de levar sempre em conta o que é o SENSO comum, o Padrão Social para algo! Etc... 
Concordo que outros pensem de outra forma

Permita-me então, ver se entendi a sua interpretação do mesmo…
Se eu não sendo um auxiliar de saúde (simples ajudante de um médico) vestir a farda de um e for para um corredor de um hospital, sem sequer abordar ninguém ou dizer em conversa com ninguém, que sou um auxiliar de saúde. E as pessoas vierem ter comigo para serem servidas…e eu as servir... na sua otica eu não estou a adotar uma identidade profissional falsa…é isso?

Para mim estou a adotar uma falsa identidade profissional, mesmo NÃO abordando ninguém.
É apenas a minha opinião, respeito a sua
É que aqui temos de perceber o que é o senso social…Padrões sociais…e o que são “códigos”, códigos sociais, etc…etc.. Pois eu estou DENTRO de um hospital...etc..etc...

Agora…Transpondo para o exemplo dado por si de um avatar de um call center..
Quando as pessoas vêm a um fórum de uma empresa de telecomunicações em busca de uma informação ou de uma explicação qualquer. A primeira ideia que têm é que quem está do outro lado, é um operador de Call Center!
Ponto!
É inevitavel! 
Não depende de mim, nem de si...é assim!
E pensam tb que esse operador está num Call Center!
E pensam tb ainda mais...que quando puserem uma questão...."imaginam" logo que vão ser abordado por um assistente de callcenter, Ou não?
Isto é um dado adquirido! (dê as voltas que der)
Pior ainda se esse operador nos aborda…

Ao menos o do hospital (lembra-se?), nem abordou ninguém…e para mim já estava a adotar uma identidade falsa…só por estar lá quietinho.

Abraços a todos  Smiley feliz
(dou por terminada a minha colaboração neste tópico q acho bem pertinente)

Mensagem 15 de 22 (37.446 Visualizações)
Ultra Contribuinte

[ Editado ]

@Patdav

Tb concordo com isso dos avatares!

E a culpa não é do utilizador!

Isso de descartar ou atribuir ao regulamento solução para tudo...

Se bem que a meu entender o que está lá referido no Ponto 5, enquadra-se perfeitamente na situação referida pelo Administrador. Isto a meu ver, e aliás como tu exemplificaste e bem!
Mas à falta de enquadramento no Ponto 5, existe o Ponto 28, onde cabe lá tudo! (digo eu)

Mas mesmo assim... Existem certas coisas para as quais não é preciso haver "regulamentos" ou se há, existem várias formas de os aplicar ou interpretar.
Por exemplo...e é um mero exemplo...Se eu posto aqui o meu numero PIN e PUK, ,...em nenhum regulamento diz que os moderadores o podem apagar e esconder, ou diz?
Não ofendo, não é insulto...não é palavrão...

No entando os Moderadores fazem isso em defesa dos clientes!
E fazem muito bem!
Concordo!

Mas...se vamos falar em regulamento (que não fui eu que o citei). Agora, nesta situação acimareferida...onde está o regulamento?

Um dia... aparece aqui um utilizador que entenda ser a favor da livre expressão e contra a proteção de dados (hehehe) tipo peace and love, o que é meu é teu....etc e tal, .....E legitimamente pergunta em que regulamento diz que têm o direito de ocultar os numeros dele?
hehehe Smiley de língua Smiley de língua Smiley de língua (brinco)

Cumps

- Se a minha informação foi-te útil, clica no botão Like abaixo. Obrigadaaaaaaaaaaaaaa
Mensagem 16 de 22 (37.051 Visualizações)
Administrador

[ Editado ]

Olá @Maria_Makish

O "Regulamento" a que chamamos Termos e Condições está sempre disponivel no processo de registo de todos os utilizadores e depois está sempre em destaque nesta categoria em que estamos a escrever: "Sobre a Comunidade". E sim, tem as apectos mais genéricos e outros mais especificos. 

Em relação às questões anteriores @Maria_Makish e @Patdav concordemos em discordar se não se importam Smiley feliz Estamos a ir para o campo das percepções sobre o que os utilizadores em principio querem dizer ou representar e o que em principio o bom senso nos diria sobre o que eles pretendem dizer ou representar. 

É algo que aqui temos de ter alguma flexibilidade para gerir. 

Desculpem lá o post mais conceptual...

Obrigado

José_Vodafone

Mensagem 10 de 22 (37.042 Visualizações)
Highlighted
Ultra Contribuinte

[ Editado ]

Olá @José_Vodafone

Obrigado pela sua pronta resposta.
Na verdade esse tema dos avatares, não foi levantado por mim, mas concordo que alguns avatares tb possam contribuir para as eventuais "confusões" citadas por mim no inicio deste topico,... e entre a identificação de quem é quem, e o @José_Vodafone, até respondeu que a parte estetica dos perfis dos moderadores pode ser um ponto a rever.

A meu ver os utilizadores, só ganham com isso. Smiley feliz

Quanto aos avatares e ao exemplo citado por si, de um Avatar de um Call Center...
Na minha humilde otica, o uso desse Avatar, ou de outros identicos (para não tornar isto pessoal), dificulta a percepção e a identificação por parte dos utilizadores de quem é quem.

Como é lógico, quem os adota não terá por objetivo passar-se por outrem.
Mas, mesmo inconscientemente e sem ter sido esse o seu proposito inicial, cria a duvida nos utilizadores.
E nesse sentido, para mim, viola sim muito objetivamente o ponto 5 (sem qualquer campo de percepções, sobre o que os utilizadores em principio querem dizer ou representar e o que em principio o bom senso nos diria sobre o que eles pretendem dizer ou representar. ).

À falta de enquadramento no Ponto 5, teriam (como já referi) o outro Ponto que pode ser aplicado e tem uma aplicação ampla, isto na defesa da transparencia da utilização do utilizador (passe o pleonasmo) 

É apenas a minha humilde opinião de mera utilizadora
E é apenas o que sou, utilizadora e cliente, e nesse sentido percebo e concordo....e até respeito que a Vodafone tenha outra opinião e outra interpretação.
E amigos na mesma! 
E por esse motivo o @José_Vodafone é Administrador de um forum que acabou de fazer 6 anos (cheio de saude) e eu não o sou! Smiley de língua hehe

Cumprimentos, Mt Obrigada
E já agora parabens por mais um aniversário e que venham muitos mais a "aturar-nos" Smiley feliz
M_M

Mensagem 17 de 22 (37.034 Visualizações)