Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Sobre a Comunidade

Ofertas Ilegais, alerta DECO

Ultra Contribuinte

Olá @Aline, ganhei coragem e fui ler a terceira pagina, e voltaram-te a dar informações desajustadas e talvez erradas ao teu caso.

Quando o @LockjaW te escreve: ...."Se aceitou a ativação do serviço antes de terminar os 14 dias, já não poderá rescindir sem pagar um montante (...)".....

Quando ele te escreve isso, e até faz questão de o fazer em letras garrafais, como se te estivesse a chamar a atenção de tu não teres lido bem. Ele não está mais que a fazer uma colagem de uma parte da lei.
E correta!
Agora pode-se ou não adaptar ao teu caso.
Essa parte da lei que ele te colou é verdadeira e existe para quem antes dos 14 ou 15 dias, ARREPENDEU-SE  de ter assinado o contrato....um arrependimento casual, sem ter nada contra o serviço. Tipo alguèm que até não queria ter aquela despesa e num impulso assinou o contrato. (não parece ser o teu caso)

Agora imagina....uma pessoa aceita a ativação e nada funciona! ....Ou aceita a ativação e descobre que o valor da mensalidade é o dobro do acordo...ou etc...etc..

Vai pagar que dias de utilização? Se nem funcionou? 
Posto isto, cada caso é um caso, e não se pode colar uma parte da lei para TODOS,  só pq se estagnou nessa parte.
Li o teu na diagonal, e apenas te digo para teres bem atenção e juntares o maximo de provas possivel. Pois na falta de fundamentação terás de pagar os serviços que te indicaram
Mas estou certa que apuradas bem as coisas a VODAFONE vai-te resolver tudo da melhor forma.
E quem sabe até ficas cliente da vodafone, oferecem-te uma mensalidade e tudo fica a funcionar bem.
Era o ideal.

Cumprimentos

- Se a minha informação foi-te útil, clica no botão Like abaixo. Obrigadaaaaaaaaaaaaaa
Mostrar mais
Ultra Sábio
https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1388733

Serve por telefone, apenas é preciso guardar as gravações durante o periodo do contrato.
O cliente depois tem de confirmar, normalmente respondendo "SIM" por SMS. (consentimento escrito) exceto se for o cliente a contactar.

Isto é, se nada tiver alterado recentemente, mas sei que funcionava assim até uns meses atrás, ainda este ano.
Mostrar mais
Ultra Contribuinte

@LockjaW a informação que prestou ontem, não é de todo identica à que prestou na sexta.
Já houve uma evolução positiva. Que bom! Smiley feliz 
Mas mesmo assim continua ferida de erros.

Nada alterou recentemente!
Muito menos a lei diz em local algum que basta envia uma sms a confirmar algo.

A lei que o @LockjaW divulgou aqui no link é de 2016.
Para reforçar essa lei e não restarem duvidas a ANACOM varios alertas, e um deles por exemplo diz assim:

Contratos de comunicações por telefone

• O operador deve dar-lhe as condições acordadas num suporte que possa guardar.
  • Só fica vinculado depois de dar o seu acordo por escrito, salvo se o contacto telefónico tiver sido da sua iniciativa.
  • Tem 14 dias para desistir sem ser penalizado, exceto se pedir o início do serviço durante esse prazo. Se o fizer, pode ainda desistir, mas terá custos.
  • Se quiser desistir, faça-o por escrito e guarde o comprovativo.

O operador deve dar-lhe as condições acordadas num suporte que possa guardar. Por escrito não significa de todo uma sms. 
    Por escrito, é...contrato assinado, carta ou e-mail onde constem as condições acordadas.

Presumo então que fora o contrato escrito, concordou com todas as outras correções que lhe fiz, aos vários erros divulgados.

Cumprimentos
- Se a minha informação foi-te útil, clica no botão Like abaixo. Obrigadaaaaaaaaaaaaaa
Mostrar mais
Ultra Sábio

Não alterei nada no que disse, apenas adicionei aquilo da SMS.
A SMS é apenas uma confirmação para a alteração do serviço.
Costuma ser por SMS. Tal como quando alteraram os Fit & Red para ter mais internet e roaming só mandaram por escrito que significava na altura por SMS.
As condições mandam depois por e-email ou carta, mas são as condições gerais do serviço que se encontram nas 14 páginas do contrato único da vodafone. É por isso que o cliente tem aqueles 14 dias, para ter tempo de receber e ler as condições.
http://downloads.vodafone.pt/Detalhe.htm?DocumentId=169

É apenas a generalidade do serviço que é enviado. Nada precisa de ser assinado.
Tal como disse anteriormente, a gravação é suficiente para prova de contrato, desde que seja guardada durante o periodo contratual.

Mesmo num contrato de internet móvel que fiz há 2 meses com a NOS foi assim.
Gravaram a chamada e depois enviaram-me as condições gerais do serviço, que nem diz preços nem o nome do serviço, por e-mail.

Não li tudo o que tinhas dito anteriormente porque estava a trabalhar mas se estás a referir aos 14 dias mantenho o meu ponto, o operador não cede e este tipo de situações tem de ser sempre por mediação por exemplo da DECO ou mesmo tribunal.

Mostrar mais
Novo Utilizador

A Vodafone já não é a empresa de referência de outrora. Hoje é preciso ter muito cuidado com tudo que a esta empresa diz respeito e quando tiver que se dirigir a um funcionário, melhor tomar um calmante antes e ter sempre em mente um texto breve para o livro de reclamações.

Eu, só porque quero muder de endereço (para o mesmo bairro) querem me aumentar o valor que pago pela TV/NET/VOZ ou me obrigam a associar a minha conta de TM para que tal aumento não aconteça. Acho uma indecência me obrigarem a fazer uma coisa que não quero (juntar minha conta TM a TV)  ou aumentarem o valor e (tenho) que fazer um novo contrato de fidelização, apesar do aumento.

Já fiz uma reclamação a ANACON e agora vou lutar com o Apoio à Qualidade, porque nem o Apoio ao Cliente já não funciona como antes.

Adilson Santana

Adilson Santana
Mostrar mais
Ultra Sábio
@Adilson-Santana, isso funciona assim em todos os operadores.
O serviço fixo é mesmo fixo, não é suposto andar de morada em morada.
A Vodafone faz a alteração de morada mas tem a condicionante de refidelizares com os preços atuais. Juntar o telemóvel era apenas uma alternativa para te compensar mais a tal mudança porque ficaria inserida num bundle.
Mostrar mais
Ultra Contribuinte

@LockjaW continua a meter os pés pelas mãos

1 - Num post anterior...disse q a gravação era suficiente
2 - Depois numa segunda versão....ja veio dizer que a gravação era suficiente desde que o cliente depois desse confirmação por escrito (referiu sms)
3 - Agora **bip** ultima resposta ja me voltou a responder apenas o seguinte:...."Tal como disse anteriormente, a gravação é suficiente para prova de contrato, desde que seja guardada durante o periodo contratual."....

Pois tudo errado!
Alias já deixei acima Alerta da Anacom sobre esse tema

O que o @LockjaW fez com a Nos num contrato de internet movel é consigo.
Se a operadora apenas tomou como contrato a gravação, isso é consigo e com eles.

O que alei diz é qie prevalece, o que não quer dizer q algumas operadoras tentem outras formas, já estamos habituados!

Cumprimentos e vá lewr a lei e os alertas da Anacom...contratos só por gravação....ja perderam a validade faz tempo!

Mostrar mais
Ultra Contribuinte
Contratos verbais \ Novo Decreto-Lei n.º 24/2014 de 14 de fevereiro

Ao abrigo do novo decreto lei e baseado no seguinte excerto;

7 — Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços.
Mostrar mais
Ultra Contribuinte
Publicado no D.R. n.º 115 (Série I), de 17 de junho de 2016

Assembleia da República
Lei

Reforça a proteção dos consumidores nos contratos de prestação de serviços de comunicações eletrónicas com período de fidelização (décima segunda alteração à Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, Lei das Comunicações Eletrónicas).
A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:
Artigo 1.º
Objeto
A presente lei procede à décima segunda alteração à Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, que estabelece o regime jurídico aplicável às redes e serviços de comunicações eletrónicas e aos recursos e serviços conexos e define as competências da autoridade reguladora nacional neste domínio.
Artigo 2.º
Alteração à Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro
Os artigos 3.º, 7.º, 47.º, 47.º-A, 48.º, 112.º, 113.º e 116.º da Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, alterada pelo Decreto-Lei n.º 176/2007, de 8 de maio, pela Lei n.º 35/2008, de 28 de julho, pelos Decretos-Leis n.os 123/2009, de 21 de maio, e 258/2009, de 25 de setembro, pelas Leis n.os 46/2011, de 24 de junho, 51/2011, de 13 de setembro, 10/2013, de 28 de janeiro, e 42/2013, de 3 de julho, pelo Decreto-Lei n.º 35/2014, de 7 de março, e pelas Leis n.os 82-B/2014, de 31 de dezembro, e 127/2015, de 3 de setembro, passam a ter a seguinte redação:
«Artigo 3.º
[...]
Para os efeitos do disposto na presente lei, entende-se por:
a) ...
b) ...
c) ...
........
...
...
..
...
2 - Para efeitos do disposto no número anterior, devem aquelas empresas publicar e assegurar que se encontram disponíveis e facilmente acessíveis nos seus sítios na Internet e nos pontos de venda dos serviços, de acordo com o definido pela ARN, as seguintes informações, que devem também ser entregues, previamente, a quem com elas pretenda celebrar um contrato de prestação de serviços:
a) ...
-
-

-
-
-

3 - Quando o contrato a que se refere o n.º 1 for celebrado por telefone ou através de outro meio de comunicação à distância, o prestador do serviço, ou seu representante, deve facultar ao consumidor, antes da celebração do contrato, sob pena de nulidade deste, todas as informações referidas nos n.os 1 e 2, ficando o consumidor vinculado apenas depois de assinar proposta contratual ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico seja efetuado pelo próprio consumidor.
-
-
-
-
l) ...
m) ...
n) ...
o) ...
p) ...
q) ...
r) O incumprimento de qualquer das obrigações previstas nos n.os 1 e 2 do artigo 47.º;
s) A violação do dever de comunicação previsto no n.º 3 do artigo 47.º;
t) [Anterior alínea s).]
u) O incumprimento das determinações da ARN emitidas ao abrigo dos n.os 1 e 2 do artigo 47.º-A;
v) A violação das obrigações de prestação de informação previstas nos n.os 3, 4 e 7 do artigo 47.º-A;
x) A violação de qualquer das obrigações e requisitos previstos nos n.os 1 a 8, 10 a 16, 18 e 19 do artigo 48.º;
z) A violação de qualquer determinação emitida nos termos do n.º 17 do artigo 48.º;
aa) [Anterior alínea v).]
bb) [Anterior alínea x).]
cc) [Anterior alínea z).]
dd) [Anterior alínea aa).]
ee) [Anterior alínea bb).]
ff) [Anterior alínea cc).]
gg) [Anterior alínea dd).]
hh) [Anterior alínea ee).]
ii) [Anterior alínea ff).]
jj) [Anterior alínea gg).]
ll) [Anterior alínea hh).]
mm) [Anterior alínea ii).]
nn) [Anterior alínea jj).]
oo) [Anterior alínea ll).]
pp) [Anterior alínea mm).]
3 - ...
a) ...
b) ...
c) ...
d) ...
e) ...
f) ...
g) ...
h) ...
i) ...
j) ...
l) ...
m) ...
n) ...
o) ...
p) ...
q) Não cumprir as determinações da ARN emitidas nos termos do n.º 20 do artigo 48.º;
r) ...
s) ...
t) ...
u) ...
v) ...
x) ...
z) ...
aa) ...
bb) ...
cc) ...
dd) ...
ee) ...
ff) ...
gg) ...
hh) ...
ii) ...
jj) ...
ll) ...
mm) ...
nn) ...
oo) ...
pp) ...
qq) ...
rr) ...
ss) ...
tt) ...
uu) ...
vv) ...
xx) ...
zz) ...
aaa) ...
bbb) ...
ccc) A violação das obrigações previstas no n.º 2 do artigo 112.º
4 - ...
5 - ...
6 - Constitui contraordenação a adoção pelas empresas que oferecem redes e ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público de comportamentos habituais ou padronizados, bem como a emissão de orientações, recomendações ou instruções aos trabalhadores, agentes ou parceiros de negócios, cuja aplicação seja suscetível de conduzir à violação de regras legais ou de determinações da ARN, contraordenação que é muito grave sempre que daqueles atos resulte ou possa resultar infração muito grave ou grave, sendo grave nos restantes casos.
7 - (Anterior n.º 6.)
8 - (Anterior n.º 7.)
9 - (Anterior n.º 8.)
10 - (Anterior n.º 9.)
11 - (Anterior n.º 10.)
12 - (Anterior n.º 11.)
Artigo 116.º
[...]
1 - Sem prejuízo de outras sanções aplicáveis, em caso de incumprimento de decisões da ARN que imponham sanções administrativas ou ordenem, no exercício dos poderes que legalmente lhe assistem, a adoção de comportamentos ou de medidas determinadas às empresas que oferecem redes e serviços de comunicações eletrónicas, pode esta, quando tal se justifique, impor uma sanção pecuniária compulsória, nomeadamente nos casos referidos nas alíneas a) e g) do n.º 1, d), e), jj) e nn) do n.º 2, a), b), c), d), h), i), m), n), q), s), bb), cc), ff), hh), ii), jj), ll), mm), oo), qq), ss), tt), aaa), bbb) e ccc) do n.º 3 e b) dos n.os 4 e 5, todos do artigo 113.º
2 - ...
3 - ...
4 - ...
5 - ...
6 - ...»
Artigo 3.º
Entrada em vigor e regime transitório
1 - A presente lei entra em vigor 30 dias após a sua publicação.
2 - As obrigações relativas ao conteúdo dos contratos introduzidas no artigo 48.º da Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, por força da redação conferida pela presente lei, aplicam-se em caso de alteração aos contratos já celebrados.
3 - As empresas que oferecem redes e serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público devem assegurar o cumprimento do disposto nos n.os 2, 4, 7, 8, 9, 12 e 13 do artigo 48.º da Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, bem como das novas obrigações resultantes do artigo 47.º, ambos na redação agora conferida, no prazo de 60 dias a contar da data da publicação da presente lei.
4 - A interdição estabelecida no n.º 4 do artigo 48.º da Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, na redação agora conferida, é imediatamente aplicável na data de entrada em vigor da presente lei em todos os casos em que a vinculação dos assinantes já dependia da sua expressão por escrito.
Aprovada em 22 de abril de 2016.
O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
Promulgada em 7 de junho de 2016.
Publique-se.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Referendada em 9 de junho de 2016.
O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa.
Mostrar mais
Highlighted
Ultra Contribuinte

Essas alterações FORAM SEM DUVIDA um avanço na proteção dos consumidores.

E agora do nada o @LockjaW quer recuar nesses avanços....pq??????
Afinal quem é vc? 
Consumidor?
Ou uma voz off da vodafone como alguem já sugeriu aqui????

É que eu não entendo a sua constante postura...

Mostrar mais