Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Tv / Canais e Programação

formato de imagem AXN black

Highlighted
Contribuinte

Estava aqui a pensar, há alguma razão... válida para o canal AXN black estar a ser transmitido em formato 16:9 Letterboxed ao invés de 16:9 Anamorphic como os restantes canais?

Mostrar mais
15 RESPOSTAS 15
Highlighted
Moderador

Olá @madgv,

Reportámos esta situação para análise, pedimos que aguardes um contacto por parte da área responsável.

Obrigada,

Marta_Vodafone

Mostrar mais
Highlighted
Contribuinte

Obrigado.

Esclareço que tal apenas acontece no RF Analógico. No RF Digital e na Box a proporção da imagem do AXN Black está correctamente definida (acabei agora mesmo de confirmar).

Sei que a maior parte das pessoas (incluindo obviamente os técnicos da Vodafone) não se deu conta deste pormenor mas isso é porque as televisões modernas detectam o formato da imagem e fazem automaticamente a mudança para a proprção correcta mas quem ainda tem uma televisão mais antiga e quiser ver o AXN Black tem de carregar no botão Aspect Ratio do comando e mudar para a proporção correcta para a imagem não aparecer achatada (com barras pretas acima e abaixo no ecrâ).

Mostrar mais
Highlighted
Ultra Visitante

O AXN Black emite em 16.9 pelo que em TVs mais antigas (Formato de ecra 4.3) a imagem deva ser apresentada com as barras pretas por cima e por baixo, sendo que se a imagem ficar na totalidade do ecrã esta ficará esticada verticalmente. Obrigado.

Mostrar mais
Highlighted
Contribuinte

Caro forcontvd, agradeço a tentativa de ajuda mas não percebeu o que está em causa. Tal como disse na minha primeira mensagem o canal AXN Black está a ser transmitido em formato 16:9 Letterboxed (e não em 16:9 Anamorphic como os restantes canais da Vodafone) o que significa que neste canal a própria imagem já vem com as barras pretas em cima e em baixo mesmo numa moderníssima televisão formato 16:9 e tal como já disse mas agora na minha segunda mensagem a imagem já vem achatada (de origem) por essa razão. Se são poucas as pessoas que vêem essa imagem achatada é porque as televisões modernas detectam esse formato e corrigem-no automaticamente para que a imagem preencha todo o ecâ.

Os restantes canais da Vodafone são transmitidos em formato 16:9 Anamorphic, ou seja, a imagem é transmitida sem barras pretas em cima e em baixo pelo que a imagem irá preencher completamente um ecrâ 16:9 sem que a televisão precise de fazer qualquer ajuste automático. Apenas o AXN Black é tranmitido em formato 16:9 Letterboxed (que eu desse conta, pois há muitos canais que não me interessam mesmo no RF analógico).

Se ainda tiver uma televisão antiga CRT formato de ecrã 4:3 (também as há 16:9 como deve saber) verá que qualquer canal transmitido pela Vodafone tem uma barra preta em cima e outra em baixo mas no caso do canal AXN Black e por estar a ser transmitido em formato 16:9 Letterboxed além dessas duas barras pretas em cima e em baixo (por o ecrâ ser em formato 4:3) ainda aparecem mais duas barras pretas em cima e em baixo que vêm com o próprio sinal.

A questão é que a Vodafone decidiu transmitir os seus canais em formato 16:9 Anamorphic mas por lapso alguém que estava encarregue dessa configuração esqueceu-se de definir para esse formato a imagem do AXN Black o que obriga quem tem uma televisão antiga de ecrâ formato 4:3 e quiser ver esse canal a carregar no botão Aspect Ratio do comando para corrigir manualmente o formato da imagem e a voltar a carregar novamente nesse botão quando muda desse para outro canal.

Há operadoras de televisão por cabo que decidiram transmitir os canais em 16:9 Letterboxed e outras que decidiram transmiti-los em 16:9 Anamorphic (como a Vodafone). E antes disso tranmitiam em formato 4:3. Qualquer opção é perfeitamente válida e não causa qualquer trantorno ao cliente desde que todos os canais sejam transmitidos no mesmo formato e não façam misturas.

Mostrar mais
Highlighted
Ultra Visitante

Lapso meu, não tinha compreendido o teor da questão. Nesse caso é esperar que corrijam a situação. Smiley feliz

Mostrar mais
Highlighted
Contribuinte

Cara Marta_Vodafone, dois meses passados e o problema continua a verificar-se, o canal AXN Black continua a ser transmitido na proporção errada em RF analógico.

Agradeço que volte a "reportar" esta situação para análise pois, infelizmente, a sua primeira "reportação" não surtiu qualquer efeito!

Já agora, também não há qualquer necessidade de telefonarem para se inteirarem melhor da situação pois já está mais do que explicada acima. Volto a esclarecer que o problema está na Vodafone e na cofiguração errada que a Vodafone colocou neste canal.

Se, por inacreditável incompetência ou distração dos vossos técnicos estes ainda não conseguiram ver com os seus próprios olhos que a proporção está errada então basta que utilizem uma televisão que não faça o ajuste automático do tamanho da imagem ou numa televisão que o faça escolham a opção que desliga esse ajuste aumtomático!

Se o vossos técnicos não entendem nada do assunto então que a Vodafone contrate técnicos mais competentes! Acho que não é pedir muito...

Mostrar mais
Highlighted
Moderador

Olá @madgv

Encaminhámos a situação junto do apoio técnico, sendo que nestes casos existe sempre um contacto com o cliente. 

Obrigado

JoãoR_Vodafone

Mostrar mais
Highlighted
Contribuinte

Caro JoãoR_Vodafone, diz que "nestes casos existe sempre um contacto com o cliente"... está a gozar ou é mesmo assim tão incompetente? Sim, fiz mesmo esta pergunta! Começo a sentir que vocês (não apenas o JoãoR_Vodafone) estão a gozar comigo!

Primeiro:

Como cliente vosso, eu nunca aqui vos dei o meu contacto pelo que mais uma vez estarão a contactar e a incomodar a pessoa errada. Vão estar a contactar uma vizinha já velhota que nada percebe seja do que for das "novas" tecnologias dos últimos 20 ou 30 anos mas que gosta muito de ver televisão e que eu de tempos a tempos procuro ajudar colocando aqui no fórum problemas com que também ela se depara.

Esta reclamação sobre o AXN Black é minha e não da minha vizinha!

Segundo:

Ao menos leu alguma coisa do que está escrito mais acima? Aposto que nem uma linha!

O problema não está em casa do cliente. Quantas vezes será preciso repetir?

O problema está no próprio sinal em RF recebido pelo cliente e todos os clientes recebem o mesmo sinal pelo que todos os clientes têm este problema... apenas uns apercebem-se dele por terem televisões mais antigas e outros não se apercebem por terem televisões mais recentes que corrigem automaticamente a proporção da imagem.

O problema está na configuração errada que a Vodafone colocou nas definições deste canal.

Faça o seu trabalho e leia o que está escrito mais acima para saber do que se trata e verá que está lá tudo explicadinho ao mais pequeno pormenor!

Mostrar mais
Highlighted
Antigo Moderador

Olá @madgv

A situação foi encaminhada para o departamento técnico e o contacto será efetuado para o número disponível na conta. Caso não seja esse o teu número, pedimos que nos indiques o teu número através de mensagem privada, de forma a podermos alterar.

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais