Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Tv / Equipamentos

Box 4K Vodafone Não Fazem Upscaling/Downscaling Automático!

Highlighted
Novo Utilizador

No seguimento dos variados tópicos cujo assunto é Box 4K e variadas incompatibilidades, decidi escrever sobre o meu caso. Também eu mudei de box HD para a box 4K(Airis) desde o inicio da transmissão em 4K da Sport tv sendo cliente premium. Apenas para a troca a Vodafone demorou perto de 30 dias após agendar a deslocação. Após feita a respetiva troca e instalação logo na instalação começa os problemas na própria instalação óbvio feita por “técnicos” subcontratados pela Vodafone, que no local tiveram que ligar para a linha técnica e terem que aguardar em espera como se de um cliente se tratasse. Entretanto enquanto aguardavam em espera fizeram um reset ao router e a box lá arrancou e fez a instalação.

Na altura não notei pois estava ocupado, mas após os técnicos terem ido embora notei exatamente muitos dos problemas que muitos do clientes aqui se queixam das incompatibilidades entre as diversas box 4K’s e televisores também 4K, a ver: estando selecionado na box no formato de imagem 4K 50hz(no meu caso) e sendo a televisão uma Samsung QLED 7 C 49” denotei logo que a qualidade da imagem nos canais HD’s não era nítida, tendo barras laterais de cores variadas, entre azuis, verdes etc… e em alguns canais nem sequer a imagem ocupava o ecrã todo(que neste televisor é tudo feito automaticamente).

De facto estando a box no formato de imagem 4K 50hz(no meu caso) os canais em 4K estavam com imagem correspondente mas assim que mudava para um canal HD lá estava o problema.

Sabendo eu bem como funciona o apoio tecnico fiz todos os procedimentos: desligar/ligar, restart através do botão da box, fazer reset ao router cheguei até a mudar o cabo HDMI. Pois bem, nada resultou!

Após ter lido aqui no forum que existem variados problemas com as box 4K’s não verifiquei nenhuma resolução aos problemas!?

Colocando a box no formato de imagem 1080p os problemas(no meu caso) ficam solucionados ou seja: neste formato(1080p) todos os canais HD ficam bem, para ver um jogo na Sport tv em 4k tenho que mudar na box no formato de imagem para 4K 50hz.

A conclusão que cheguei foi a de que a box 4k não faz upscaling/downscaling automático!

Decidi então ligar para a linha de apoio tecnico expor o meu problema na tentativa de uma resolução. O suporte tecnico não detetando anomalias passaram então para a Engenharia que me iria retornar a chamada e assim foi no dia seguinte.

Logo a primeira questão da Engenharia foi: Desculpe, qual é mesmo o tamanho do ecrã do seu televisor?(aqui eu comecei logo a rir), 49” respondi eu. A Engenharia: Pois então é esse o problema(eu perdido de rir). Para concluir e depois de explicar à Engenharia tudo o que já escrevi em cima a tal da Engenharia concordou com a minha conclusão sem chegar a nenhuma resolução!

Como esta box 4K é uma oferta de 24 meses obviamente não iria trocar por uma HD(como veria eu os jogos na Sporttv em 4K?)

A conclusão foi a de que a box 4k da Vodafone não faz upscaling/downscaling automático!

Mostrar mais
3 RESPOSTAS 3
Novo Utilizador

@JCS71 chegaste a conseguir resolver o problema, via qualquer tipo de actualização de software? É extremamente inconveniente ter que estar a alterar manualmente o formato na box cada vez que se quer ver um conteúdo 4K.

De resto como está a ser a tua experiência com a box, é rapida, é lenta; recomendas o upgrade para quem tem a normal HD? 

Mostrar mais
Novo Utilizador

O problema preciste mesmo com atualizações! A minha duvida que ainda se mantém será se as respetivas box 4K das restantes operadoras conseguem de facto fazer o Up/Down scaling automático, haverá muitos clientes principalmente de uma certa faixa etária que nem sequer notará.

Se você tiver sportv para ver jogos transmitidos em 4K e o seu ecrã for superior a 50" recomendo a mudança, até porque os atuais canais 4K têm pouco interesse.

A box 4K é rapida e funciona bem e simples.

Mostrar mais
Novo Utilizador

Obrigado pela resposta!

Começo a pensar que a box só consegue fazer upscaling ou downscaling para o modo que estiver configurada, ou seja, se estiver em modo 4K e lhe for apresentado um sinal em HD ela não comuta para HD limita-se a tentar fazer upscaling da image e com isso aplica-lhe os filtros que tiver acabando imagino por tornar a imagem baça (blur) e com alguns fantasmas em imagens com mais movimento.

Como você dizia, o ideial era a box ter uma opção ou para comutar para a resolução de entrada (ou seja, HD se tiver sinal HD ou UHD se tiver um sinal UHD) ou então usar só UHD e fazia o upscaling ela.

Digo isto porque aposto que a minha TV deve ter algoritmos de upscaling melhores que a box.

Mostrar mais