Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Tv / Equipamentos

Funcionalidade das Portas USB Router Huawei HG8247Q

SOLUCIONADO
Ir para a Solução
TiagoM
Ultra Visitante

Olá a todos !

Há algum tempo que não passo pelo fórum, queria desde já informar que adorei a qualidade na mudança do serviço contratual e do novo equipamento! Obrigado Vodafone!

Em relação ao novo equipamento, HG8247Q, que já funciona na banda 5G, queria saber uma coisa "muito específica" que procurei online mas julgo não estar a fazer a pesquisa correta.

Afinal o que posso ligar por USB para além de uma impressora?

Posso ligar um Mini-PC por exemplo?

Posso ligar um HDD e posteriormente via configuração montar um FTP com base nos ficheiros desse HDD?

Posso ligar uma pen e aceder ao seu conteúdo através de um ip / FTP client?

Muito provavelmente esta informação existe online, mas eu tento ser o mais pragmático possível e obter as respostas certas tendo em conta as questões que tenho.

Porque depois existem sempre repostas genéricas como: "Isso é USB, Plug n Play, à partida suporta tudo", não é bem assim, e todos nós sabemos 🙂

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda!

Caso ninguém me queira ajudar, terei de facto afundar-me no google e em manuais!

Obrigado!

Mostrar mais
20 RESPOSTAS 20
JNogueira
Ultra Contribuinte

Bom Dia @João_Vodafone

Alguma novidade sobre este assunto?

obrigado

Mostrar mais
João_Vodafone
Antigo Moderador

Olá @JNogueira

O router HG8247Q permite partilha de armazenamento via FTP (disco/pen ligado por USB e formatado em FAT32 ou NTFS) e é possível mapear manualmente uma drive de rede no Windows para o servidor FTP do router.

Para o fazer, deves inserir o endereço ftp://IP_DO_ROUTER (por exemplo ftp://192.168.1.1), de forma a acederes/mapear esta drive no teu PC.

Se pretenderes aceder/mapear o disco/pen na LAN sem fazer uso do servidor FTP pode utilizar SMB.

Para isso deves ativar a Partilha de impressoras e ficheiros. Após o passo anterior, basta mapear o endereço \\IP_DO_ROUTER\NOME_USB no teu PC, onde IP_DO_ROUTER é o IP local do router (p.e. 192.168.1.1) e NOME_USB é o nome com que o dispositivo de armazenamento USB é identificado pelo router.

Este endereço pode ser visto na página de configuração do router em Configurações->Aplicações de rede->Configuração FTP->Dispositivo USB.

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais
JNogueira
Ultra Contribuinte

Boa Tarde @João_Vodafone

Obrigado pela resposta.

Continuo sem conseguir ter a partilha normal do windows a funcionar. No entanto a share via FTP funciona sem problemas. Este é o endereço que funciona:

ftp://gateway_share/usb-13fe-0000F4_1

FTP.png

Para a share do windows, o endereço que uso é este (no CMD o ping encontra o hostname gateway_share, portanto é este o correcto que aponta para o IP do meu router):

\\gateway_share\usb-13fe-0000F4_1

E nada feito:

Config partilha.png

Ao Montar:

erro windows share.png

O curioso disto é que tenho uma LinuxBox e tentei montar a share SMB do SmartRouter em linux e funcionou sem problemas:

LinuxBox mount.png

E a share SMB ficou montada correctamente.

Pode indicar-me sobre que protocolos SMB funciona o Smart router?

Desactivei o SMBv1 no Windows por questões de segurança relativas ao WannaCry. Será por isso que não consigo montar a Windows Share?

Mostrar mais
JNogueira
Ultra Contribuinte

Boa Tarde @João_Vodafone,

Respondendo à minha própria pergunta:

o Smart router só suporta SMBv1/CIFS

Reactivei esta funcionalidade no Windows Features (SMB 1.0/CIFS File Sharing Support) e logo após o reboot, já foi possível montar a share sem problemas.

Uma vez que o firmware deste router é linux based, sugiro que em futuras releases de firmware ponderem o suporte SMBv2/v3. Sei que provávelmente dependerá da Huawei, mas acredito que a Vodafone possa fazer algum forcing neste sentido.

Obrigado pela ajuda.

Mostrar mais
MiguelSeixas
Novo Utilizador
Olá bom dia
Muito satisfeito com o serviço da Vodafone mudei para este router é estou muito satisfeito tenho um disco de 1T e liguei a porta traseira USB no sentido de ver média em rede tenho uma Nvidia Shield e consigo através do SPMC (Kodi) ver gateway_share entrar e ver as pastas mas ao entrar as mesmas não tem os ficheiros de média que estou a fazer mal tenho que fazer alguma coisa permitir a partilhas dos ficheiros ? Agradeço desde já a vossa ajuda
Mostrar mais
Wup
Contribuinte Junior
Contribuinte Junior

Bom dia, e boas festas...

Alguem testou uma pen USB de 128Gb ou uma outra drive de maior capacidade de armazenamento, tipo um disco de 2.5'' ?

Existe alguma limitação  em q o router nao reconheça drives de X capacidade

Mostrar mais
BrunoC_Vodafone
Antigo Moderador

Olá @MiguelSeixas,

A configuração efetuada do lado do router está correta, pois consegue via Kodi detetar a Share.

Não temos como prestar esclarecimentos adicionais, visto que apenas conseguimos assegurar a partilha de USB através de um acesso ftp, no explorador de ficheiros ou browser.

Obrigado

BrunoC_Vodafone

Mostrar mais
rui_cristo
Novo Utilizador

Bom dia.

Tenho o mesmo smartrouter e quando acedo às pastas remotamente, consigo aceder a algumas pastas mas outras não aparecem. Acho que as que não aparecem são as que criei já com o disco ligado ao usb e remotamente.

Qual a melhor maneira de configurar as permissões de segurança (owner, users) para que apareçam em todos os pc's?

Clipboard01.jpg

Mostrar mais
BrunoF_Vodafone
Moderador

@rui_cristo

Para verificar a situação, torna-se necessário o contacto para o Suporte Técnico 16913 ou gratuitamente através do My Vodafone caso tenha um número móvel Vodafone. Saiba mais neste vídeo.

Obrigado

Brunof_Vodafone

Mostrar mais
PedroJMiranda
Novo Utilizador

Como configurar  um HDD ligado a uma das portas usb?

Mostrar mais