cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Router HG8247Q - Rede Guest Wifi perturba significativamente rede principal

sieben
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde,

 

Ativando a função de Guest Wifi (2.4Ghz) no router HG8247Q (em particular 2.4Ghz) a qualidade de ligação da rede Wifi principal degrada-se muito substancialmente, com velocidades muito más e incluindo timeouts.  Desativando a rede guest a qualidade de ligação retoma a total normalidade. 

 

No caso específico preciso da rede guest em funcionamento sobre 2.4Ghz e portanto não testei em 5.0Ghz.

 

Não utilizo quaisquer outros aparelhos de transmissão wifi, mas vivendo em apartamento há mais redes próximas. Ainda estou no último piso do prédio, o que ajudará ao "congestionamento" de sinal. 

 

Já testei:

- Variar a rede principal em 2.4Ghz, 5.0Ghz e 2.4/5.0 (em simultâneo e também juntas)

- Reiniciar o router

- Ativar/desativar WPS (por norma está desativado)

- Recorrer à função de diagnóstico rápido do router (acusa apenas um erro no "Estado de serviço de voz:  

Porta1:Resultado de teste Loop não é normal"

 

Com a rede guest ligada, este é o sumário que o router apresenta:

 

Endereço MACNome SSIDDuração da ligação (s)Taxa de envio (Mbit/s)Taxa de receção (Mbit/s)Intensidade do sinal (dBm)Ruído (dBm)Relação sinal-ruído (dB)Intensidade do sinal (dBm)Modo de funcionamentoEstado WMMModo de Economia de Energia
xx:85wifi-principal51447224-56(Forte)-73173811nActivadoLigado
xx:6Ewifi-principal1564613024-57(Forte)-73163711nActivadoLigado
xx:6Fwifi-guest16061726-47(Forte)-73264711nActivadoDesligad

 

Dados do Router:

 

Versão de Equipamento Informático:929.A
Versão de Programa Informático:V3R017C00S120
Info. de fabricante:2102311NBA6RG9017835.4612

 

Alguma indicação no sentido de resolver esta questão?

8 RESPOSTAS 8

Anónimo
Não aplicável

Olá @sieben,

 

A Vodafone garante as velocidades contratadas utilizando a ligação por cabo.

 

Por Wi-Fi, existem diversos fatores que podem ter influência na qualidade e dispersão do sinal, como a localização do router, a arquitectura da casa e o número de utilizadores em simultâneo.

 

Contudo, sugerimos o contacto para a Área Técnica- 16913. Em alternativa, para que possamos encaminhar a sua questão indique-nos por mensagem privada o seu número de conta, nome completo do titular, morada e código-postal.

 

Obrigada

SaraM_Vodafone

sieben
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Boa tarde,
Tenho boa noção de que existem diversos fatores à mistura, e daí ter (espero) claramente indicado as condições em que já testei a questão.
Em termos sumários e práticos, se a rede de base apenas é perturbada (e de forma tão drástica) quando ativada a rede Guest, é claramente um problema do equipamento.
Irei encaminhar os dados solicitados por MP.
Obrigado

sieben
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Boa noite,
A indicação deixada via MP era de que me iriam contactar em 24h, mas passada uma semana não houve qualquer contacto adicional.
Obrigado

Anónimo
Não aplicável

Olá @sieben

 

No seguimento do encaminhamento efetuado, o nosso apoio técnico tentou várias vezes o contacto sem sucesso.

Solicitamos que nos confirme o seu número de telefone por mensagem privada.

 

Obrigado

BrunoC_Vodafone

sieben
Novo Utilizador
Novo Utilizador
Acabei de rever o meu histórico de chamadas (móvel ou fixo) e não existe nenhuma entrada que vos possa ser associada.
Enviarei o contacto telefónico via MP.

Anónimo
Não aplicável

@sieben

Ficamos a aguardar o contacto para que possamos encaminhar um novo pedido à área responsável.

Obrigada, 
A Equipa Vodafone Portugal 

sieben
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde,

Entretanto cheguei ao contacto com a vossa assistência, mas não foi possível avaliar a questão por não estar junto do aparelho.

Entretanto julgo que já percebi a origem do problema, mas não sei onde resolver. Parece-me que o problema é que os canais wifi (2.4 e 5 ghz) são os mesmos nas redes principais e redes guest. Havendo sobreposição de canais no próprio aparelho, julgo que a probabilidade de ter interferência de sinal é imensa, e daí a falha significativa de velocidade.

No interface gráfico do router apenas consigo encontrar um campo para configurar estes canais no separador "WLAN", isto é, teoricamente relativo às redes principais, mas em efeito, ao alterar o canal manualmente, o que acontece é que os canais guest também mudam, para os mesmos.

Assim sendo, como se definem canais diferentes para a rede principal e guest?

 

 

s.png

Olá @sieben

 

Uma vez que esta situação terá de ser verificada com o apoio técnico, encaminhámos a situação internamente. 

 

Pedimos que aguarde um contacto. 

 

Obrigado

JoãoR_Vodafone