Criação
Resposta
Solução
em 14-01-2019 03:14 PM
Boa tarde,
Ativando a função de Guest Wifi (2.4Ghz) no router HG8247Q (em particular 2.4Ghz) a qualidade de ligação da rede Wifi principal degrada-se muito substancialmente, com velocidades muito más e incluindo timeouts. Desativando a rede guest a qualidade de ligação retoma a total normalidade.
No caso específico preciso da rede guest em funcionamento sobre 2.4Ghz e portanto não testei em 5.0Ghz.
Não utilizo quaisquer outros aparelhos de transmissão wifi, mas vivendo em apartamento há mais redes próximas. Ainda estou no último piso do prédio, o que ajudará ao "congestionamento" de sinal.
Já testei:
- Variar a rede principal em 2.4Ghz, 5.0Ghz e 2.4/5.0 (em simultâneo e também juntas)
- Reiniciar o router
- Ativar/desativar WPS (por norma está desativado)
- Recorrer à função de diagnóstico rápido do router (acusa apenas um erro no "Estado de serviço de voz:
Com a rede guest ligada, este é o sumário que o router apresenta:
Endereço MAC | Nome SSID | Duração da ligação (s) | Taxa de envio (Mbit/s) | Taxa de receção (Mbit/s) | Intensidade do sinal (dBm) | Ruído (dBm) | Relação sinal-ruído (dB) | Intensidade do sinal (dBm) | Modo de funcionamento | Estado WMM | Modo de Economia de Energia |
xx:85 | wifi-principal | 5144 | 72 | 24 | -56(Forte) | -73 | 17 | 38 | 11n | Activado | Ligado |
xx:6E | wifi-principal | 15646 | 130 | 24 | -57(Forte) | -73 | 16 | 37 | 11n | Activado | Ligado |
xx:6F | wifi-guest | 16061 | 72 | 6 | -47(Forte) | -73 | 26 | 47 | 11n | Activado | Desligad |
Dados do Router:
Versão de Equipamento Informático: | 929.A |
Versão de Programa Informático: | V3R017C00S120 |
Info. de fabricante: | 2102311NBA6RG9017835.4612 |
Alguma indicação no sentido de resolver esta questão?
em 14-01-2019 04:14 PM
Olá @sieben,
A Vodafone garante as velocidades contratadas utilizando a ligação por cabo.
Por Wi-Fi, existem diversos fatores que podem ter influência na qualidade e dispersão do sinal, como a localização do router, a arquitectura da casa e o número de utilizadores em simultâneo.
Contudo, sugerimos o contacto para a Área Técnica- 16913. Em alternativa, para que possamos encaminhar a sua questão indique-nos por mensagem privada o seu número de conta, nome completo do titular, morada e código-postal.
Obrigada
SaraM_Vodafone
em 14-01-2019 04:35 PM
em 20-01-2019 11:00 PM
em 21-01-2019 12:41 AM
Olá @sieben
No seguimento do encaminhamento efetuado, o nosso apoio técnico tentou várias vezes o contacto sem sucesso.
Solicitamos que nos confirme o seu número de telefone por mensagem privada.
Obrigado
BrunoC_Vodafone
em 21-01-2019 10:24 AM
em 21-01-2019 10:28 AM
@sieben,
Ficamos a aguardar o contacto para que possamos encaminhar um novo pedido à área responsável.
Obrigada,
A Equipa Vodafone Portugal
02-02-2019 06:19 PM - editado 02-02-2019 06:30 PM
Boa tarde,
Entretanto cheguei ao contacto com a vossa assistência, mas não foi possível avaliar a questão por não estar junto do aparelho.
Entretanto julgo que já percebi a origem do problema, mas não sei onde resolver. Parece-me que o problema é que os canais wifi (2.4 e 5 ghz) são os mesmos nas redes principais e redes guest. Havendo sobreposição de canais no próprio aparelho, julgo que a probabilidade de ter interferência de sinal é imensa, e daí a falha significativa de velocidade.
No interface gráfico do router apenas consigo encontrar um campo para configurar estes canais no separador "WLAN", isto é, teoricamente relativo às redes principais, mas em efeito, ao alterar o canal manualmente, o que acontece é que os canais guest também mudam, para os mesmos.
Assim sendo, como se definem canais diferentes para a rede principal e guest?
em 02-02-2019 07:30 PM
Olá @sieben,
Uma vez que esta situação terá de ser verificada com o apoio técnico, encaminhámos a situação internamente.
Pedimos que aguarde um contacto.
Obrigado
JoãoR_Vodafone