Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Tv / Equipamentos

[VBOX+] CORRECÇÃO DE BUG HDR

Visitante Junior

Boa tarde,

Gostaria de reportar a seguinte situação:

A VBox+ quando ligada por cabo hdmi 2.0 a um televisor com capacidade HDR, lê todos os conteúdos televisivos como se fossem hdr e, parece-me, a maioria dos conteúdos transmitidos pelos operadores dos canais não são gravados em hdr (ex: notícias, novelas, conteúdos mais antigos etc).

Gostaria que o departamento técnico e de desenvolvimento tivesse conhecimento da situação porque é confusa para os utilizadores do serviço.

A minha modesta sugestão, enquanto cliente, é a de que lancem uma actualização que permita ao utilizador desligar a função hdr , caso queira.

Obrigado,
O cliente,
Tecno Nerd

Mostrar mais
29 RESPOSTAS 29
Moderador

Olá Tecno_Nerd,

 

Agradecemos a sua sugestão, a qual iremos encaminhar internamente.

 

Obrigado,

Rodolf_Vodafone

Mostrar mais
Ultra Contribuinte

Também já me aconteceu várias vezes o mesmo que a ti!

Tive que trocar a ligação HDMI da Box na entrada da minha tv para  HDMI 2, ou manter a ligação no HDMI 1 mas desligar nas opções da tv HDMI UHD Colour.

 

Cumps.

Mostrar mais
Visitante Junior

Boas @luarpc 

- No meu caso, essa eventual solução não é aplicável porque o meu televisor LG, ao detectar que a fonte (VBox+) é hdr, activa a função hdmi ultra colour deep. Não é algo que eu, utilizador, possa escolher. Quando, tento desligar o ultra colour deep na tv, aparece uma mensagem na tela a dizer que a tv vai voltar a activar a opção porque a mesma propociona a melhor visualização hdr.

- Mudar o cabo de porta hdmi, já fiz. Não resulta. No meu televisor a porta 2 serve principalmente para passar som. É uma porta arc (audio return channel).

O meu palpite, é de que a box tem um hardware capaz de reproduzir conteúdos hdr. E, há um conflito qualquer que leva o televisor a executar tudo como hdr. Mas, apesar de a box ter  capacidade hdr, não significa que todos os conteúdos emitidos sejam hdr. Na realidade, 99% deles na actualidade, não são, arrisco eu dizer,

Esta situação causa mais transtorno do pode parecer há primeira vista desde logo porque piora a imagem porque estás a visionar um conteúdo em hdr quando ele não foi feito para ser visionado dessa maneira;

Depois, há televisores de baixa gama, cuja a implementação do hdr é tão fraca que um problema destes faz com que nem tv consigas assistir. Há tvs que apesar de receberem sinal hdr são bem melhores em sdr;

E, finalmente, o consumo de elecricidade em hdr dispara. Além de causar maior desgaste ao televisor porque o brilho ou está no máximo ou com uma configuração elevada. Claro, para ver um filme de vez em quando não faz mal. Deixar o hdr sempre ligado quando não é necessário é um transtorno.

Este problema não se verificava incialmente. Penso que foi algo que surgiu depois da última actualização.

Mostrar mais
Ultra Contribuinte

Olá @Tecno_Nerd ,

 

O HDR só deveria ser automaticamente ativado pela box em conteúdos 4K que disponibilizem HDR, assim como no Youtube, e nunca em canais SD ou HD.

Mostrar mais
Visitante Junior

Sim, tens razão. Devia ser como dizes. Mas não estou a ver a Vodafone resolver isto rapidamente. Isto arruina completamente a box na minha opinião. Uma box que tinha tudo para ser a melhor.

Mostrar mais
Highlighted
Contribuinte

Nem resolvem esse, nem qualquer outro problema da nova box. 

 

Ontem, voltei a ter um quadrado preto no canto superior esquerdo do ecrã após ter consultado o Guia TV. Solução: desligar a ficha.

Hoje, ao ligar a TV, tudo completamente negro. Solução: desligar a ficha. 

 

Basicamente é isto já há umas boas semanas. Sistema completamente instável e imprevisível. 

 

 

Mostrar mais
Ultra Contribuinte

Olá @mistersilva74 ,

 

A tua vBox+ já recebeu a última atualização?

 

Se já recebeu, aconselho-te a fazer uma reposição de fábrica da Box. Vais às configurações da box e fazes um reset ao software.

 

Eu depois de receber a última atualização foi o que fiz e nunca mais tive nenhum bug.

 

Faço sempre isso, seja em qualquer S.O.

 

Off topic: Atualizei o meu smartphone via OTA do Android 8.0 para o 9.0 e tinha alguns bugs que não existiam no Oreo. Depois do PIE instalado, fiz um reset de fábrica ao meu smartphone e os bugs desapareceram, tive que fazer o mesmo à minha box Nvidia Shield TV quando a atualizei.

Quando recebo updates para a minha Smart tv Samsung via OTA também faço um reset de fábrica à tv porque depois da atualização, o S.O. da Samsung (TIZEN) fica baralhado e lento.

 

Sei que não deveria acontecer e não termos que fazer isso, mas em 99% dos casos os bugs desaparecem! Experimenta fazer um reset à box.

 

Não devo ser o único que não tem bugs na vBox+.

 

Mostrar mais
Moderador

Olá @mistersilva74,

 

Tratando-se de uma questão técnica, esta deve ser verificada junto do nosso suporte técnico, para que possa ser devidamente acompanhado, e para que sejam efetuados os devidos testes em chamada, para resolução.

Poderá através do My Vodafone aceder à opção do Suporte Técnico, para que seja possível o contacto gratuito.

Será necessário aceder a My Vodafone » Meu ID de Acesso » Estado dos meus equipamentos » Resolução de Dificuldades » Escolher a opção mais indicada. Após feitos os despistes e caso a dificuldade não esteja
ultrapassada, irá surgir a opção de contactar gratuitamente a linha de Apoio Técnico, caso seja um número móvel Vodafone.

Em alternativa, sugerimos o contacto para a linha de Apoio Técnico 16913.

 

Obrigada,

Rute_Vodafone

Mostrar mais
Contribuinte
Olá @luarpc
Obrigado pela resposta.
Eu nem sei quando a box faz as atualizações. Quando vou a esse capitulo no menu, diz sempre que está atualizado.
Mais tarde vou tentar. Pode ser que resolva alguma coisa.
Mostrar mais