cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

VBox 4K - Congelamento de imagem segundos apos mudança de canal

csvdfforum
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Boa tarde,

 

No mês passado renovei o contrato com a Vodafone por mais 24 meses. Como ainda tinha a box HD inicial (Cisco STB), fiz o upgrade para a nova VBoxPro 4K (Sagemcom DIW387 UHD).

 

Agora, com 1 mês de uso, percebo que há melhorias (p/ex. passagem de HD para UHD) mas também infelizmente "piorias". Um dos downgrades que senti imediatamente quando a ligaram à televisão foi a ausencia do ConsumerElectronicsControl (CEC) que a anterior box suportava e esta já/ainda não.

 

Os menus requerem nova habituação, mas isso acaba por ser normal numa destas mudanças. Contudo o que não deveria acontecer são falhas fatais de handover de unicast para multicast, e que me lembre nunca ocorreram na box da Cisco.

 

Para quem estiver a ler e não estiver por dentro desta giria informática, explico de forma simples e resumida:

- O fluxo de informação (feed do canal) saem dos servidores da Vodafone e são entregues na box em pacotes iguais aos que circulam na internet.

- Cada pacote tem um endereço de remetente e de destino num protocolo próprio para a internet - endereços IP.

- O endereço de uma box é unico numa rede, mas alguns endereços são especiais para fins próprios.

- A Vodafone usa e bem esses endereços especiais para optimizar o fluxo na rede da Vodafone.

 

Quando mudamos de canal na Box, esta pede um feed de transmissão do novo canal aos servidores da Vodafone e estes enviam esse feed (fluxo/stream) diretamente para o endereço IP individual dessa Box/Router. Este tipo de fluxo, chama-se unicast.

Apesar de funcionar bem, se houver 1000 clientes da Vodafone a ver esse canal em simultaneo, terá de haver 1000 fluxos, um para cada cliente. Para optimizar recursos, a Vodafone utiliza um desses endereços especiais (que não pertencem a nenhuma Box) para enviar esse feed para todas aquelas que estiverem a ver esse canal. Esse tipo de fluxo chama-se multicast.

A situação com o multicast é que a adesão da box ao feed através desta via não é imediata, leva cerca de 3 a 5 segundos, um tempo aborrecido para ficar à espera de cada vez que mudamos de canal. Para que isso não aconteça, a box inicia a transmissão por unicast, que é imediato, e logo de seguida, faz a subscrição e de forma transparente, efetua a passagem (handover) para multicast e o feed unicast é terminado.

 

Qualquer handover pode correr mal, não deve ser frequente, mas faz parte.

A qualidade do produto é como ele lida quando isso acontece. Também acontece com os telemóveis quando passamos de uma antena para outra com uma chamada ativa. Quando corre mal, a chamada cai (ou parece que a pessoa com quem falamos ficou debaixo de água)

 

Durante este processo de transição, a Box fica com duas feeds do mesmo canal a chegaram em simultaneo (uma em unicast e outra em multicast). Ela tem de analisar ambos os feeds, comparar e eliminar o desfazamento entre eles para transitar o fluxo multicast para o descodificador de video que nos permite ver e ouvir o canal sem que nos apercebamos da transferencia.

Se escolher mal o momento de corte, vai passar a enviar para o descodificar dados fora de sequencia. É o equivalente a ter dados de video corrompidos ou em falta. Nesta situação cabo agora ao descodificador recuperar dessa falha.

 

Na VBoxPro4K (Sagemcom DIW387 UHD), o algoritmo de handover parece falhar com regularidade. O resultado é aparecerem na imagem quadrados, pixelização, saturação de cor, resultado de erro de descodificação, cerca de 3 a 10 segundos depois da mudança de canal. Adicionalmente, o descodificador parece não conseguir recuperar dessas falhas, congelando de seguida a imagem, passando a ser uma falha fatal (irrecuperável), só resolvendo mudando novamente de canal ou desligar e ligar a box novamente. Isto é algo que nos dias de hoje, práticamente todos os descodificadores conseguem recuperar.

 

Não sei se a resolução destes problemas, em particular na correção de comportamento do descodificador está ao alcançe direto da Vodafone, nem sei se esse descodificador está implementado na VBoxPro4K em software ou em hardware, caso em que somente a troca por outra Box de outro modelo/fabricante poderá resolver.

 

Fica a informação. Encontrei em foruns muitos outros clientes a queixarem-se ou a relatarem estes sintomas, com trocas de box's por outras iguais pela Vodafone e os problemas a persistirem.

Se alguém tiver mais elementos, ou também observar os mesmos sintomas, penso ser importante dar conhecimento à Vodafone, para que ela corrija se puder ou de no futuro dar mais atenção aos equipamentos que disponibiliza aos clientes.

 

Obrigado

6 RESPOSTAS 6

Rute_Vodafone
Administrador
Administrador

Olá @csvdfforum,

 

Sugerimos que coloque as suas questões através da linha de Apoio Técnico - 16913, de forma a podermos ajudar a esclarecer.

 

Obrigada,

Rute_Vodafone

Olá @Rute_Vodafone, agradeço a resposta.

 

É minha convicção que este forum é o canal mais adequado para expor e obter (quando possível) respostas e resoluções a problemas comuns ao universo de clientes que usem o mesmo serviço/equipamentos, devendo o cliente ser reencaminhado para um atendimento direto/privado apenas quando o problema for único, isolado e particular a esse cliente, o qual só poderá ser resolvido dessa forma.

Adicionalmente, para compreensão do próprio e do público que lê o forum, deverá ser feito um esforço para explicar o porquê/razão deste problema ser único a esse cliente e da necessidade deste entrar em contacto com a linha de Apoio Técnico, tal como situações relacionadas com subscrições ou haver um evidente problema já conhecido com o equipamento mencionado que requeira agendamento de uma troca.

Notar que problemas de despiste ou procedimentos que resolvam e que possam ser efetuados por outros clientes na mesma situação, deverá ser fomentado o uso do forum para beneficio de todos (incluindo da linha de Apoio da Vodafone). Esta é a minha visão.

 

Dito isto, explicar o sintoma com este detalhe técnico não é uma tarefa simples para o fazer com a primeira linha do Apoio Técnico. Uma outra vertente de utilidade do forum que a Vodafone poderia adoptar (caso ainda não o faça) é dar a conhecer estes reportes a quem tenha condições de perceber, corrigir e/ou tomar decisões sobre a matéria, tal como é procedimento comum em foruns de fabricantes bem conhecidos (Microsoft, Cisco, etc) onde os assuntos são triados e posteriormente dados a conhecer às equipas de desenvolvimento/decisão.

 

Sendo este sintoma, um sintoma comum, posso ainda assim ganhar coragem e paciência para explicar o caso à linha de Apoio ao Cliente quando se tornar insuportável. Infelizmente encontro na net casos de outras pessoas que já passaram por esse caminho: https://portaldaqueixa.com/brands/vodafone/complaints/vodafone-mau-servico-tvbox-4k-36877320 o que não me deixa com muita vontade 😞

 

Já agora, se for do interesse a alguém da equipa técnica saber a versão da box onde estes sintomas ocorrem, é:

Software: 6.1.8400.06ad(ng)/61.8400.06840002

Hardware: 528/65540

A box indica estar atualizada.

 

Obrigado.

Anónimo
Não aplicável

Olá @csvdfforum,

 

Compreendemos o exposto e nesse sentido, encaminhámos a situação internamente para ser analisada pelo departamento responsável.

 

 

Obrigada,

Marta_Vodafone

Luisbatista81
Ultra Visitante
Ultra Visitante
Estás a falar chinês com estes gajos, eles aqui não percebem absolutamente nada do assunto. A **bip** mais mínima da qual te queixes, vais logo recambiado para o apoio técnico.. Já desisti e não vou renovar.. Esta box é simplesmente horrível!

kruzado
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Eu tenho o mesmo problema.

JMN1
Visitante
Visitante

Excelente post com a explicação detalhada.

Algumas vezes a meio de uma transmissãoo ecrã fica preto por 2-3 segundos e retorna. Ou então, faz um retrocesso de de cerca de 1 segundo e continua a partir daí.

Pior é se se faz uma pausa de alguns minutos. Quando voltamos à emissão, com alguma frequência, o canal fica bloqueado e com o ecrã preto. Há que passar para outro canal e depois voltar ao que se estava a visualizar.