Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Tv / Equipamentos

WiFi com sinal fraco com Router Huawei HG8247Q e telemóveis Android

Highlighted
Novo Utilizador

Boas,

Tentei fazer uma pesquisa no fórum sobre o problema que tenho mas não encontrei nada que se aplicasse ao meu problema.

Foi-me instalado o serviço Tv+Net+Voz por fibra esta segunda feira e o equipamento ONT usado é o novo ONT+router Huawei HG8247Q.

Como a minha casa tem uma instalação com caixa ATI à entrada da casa (que infelizmente fica num dos extremos), o equipamento foi colocado dentro da caixa.

Com alguma dificuldade diga-se, porque era mesmo à justa para caber e os cabos no interior ficaram um bocado pressionados, para meu desagrado. Mas, da parte do técnico, que apesar de simpático, a verdade é que não havia muita vontade para passar cabo para recolocar a caixa e como no teste efetuado o sinal WiFi abrangia a casa, assim ficou.

Deixando os apartes de lado, o meu problema é o fraco sinal WiFi nos telemóveis Android cá de casa.

- Sony xperia Z1 Compact (Android 5)

- Samsung Galaxy S5 Neo (Android 6)

Ambos têm dual band WiFi, suportam todas normas do router Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac. Mas tanto com a frequência 2.4GHz e 5GHz o problema é igual.

Ao pé da caixa ATI o sinal é máximo, a 2 metros (sem nenhum bloqueio físico) o sinal já desce para 3/4, a partir daí é uma desgraça, e noutra divisão a ligação cai com facilidade.

Ainda pensei que fosse algum bloqueio pelo facto do equipamento estar dentro da caixa, que está literalmente dentro da parede e tem duas portas de metal para fechar.

Mas no portátil MacBook Pro, versão início de 2015, que também suporta dual band e as mesmas normas dos telemóveis, em todas as divisões, e inclusivamente no terraço, que está situado no lado oposto da casa onde está colocado o router, o sinal é sempre máximo nas duas frequências. Carrega com grande velocidade streaming de vídeo.

Ajuda precisa-se, pois todas as potenciais soluções que tentei encontrar na net nenhuma resultou.

Estou completamente à nora com o que se será a causa. Se o portátil tivesse o mesmo tipo de problema, diria que a colocação do equipamento era má (antes tinha um router de outra operadora no centro da casa na sala e não tinha nenhum problema de sinal), mas assim não faço ideia.

6 RESPOSTAS 6
Ajudante Junior

Bom dia @prmp

Implementa uma solução com PLC`s para te conceder melhoria de sinal, já ponderaste nisso?

Abraço

Atenciosamente,
Márcio Oliveira
Mostrar mais
Novo Utilizador

Olá @Marcio_Oliveira

Se bem percebo o funcionamento do powerline não faz sentido no meu caso.

Já tenho tomadas RJ45 espalhadas pela casa, para isso ligo algumas na caixa ATI ao router nas portas ethernet disponíveis e coloco numa das tomadas um repetidor de WiFi ou um AP.

A minha intenção era tentar perceber se é alguma "incompatbilidade" com os telemóveis, uma vez que o sinal parece forte a julgar pelo portátil que apanha rede WiFi na casa toda.

E queria evitar equipamentos extra. A casa não é assim tão grande que justifique um repetidor ou um AP, se o router tivesse colocado num ponto central como tinha na instalação com ONT e modem/router em equipamentos separados noutra operadora.

E também já questionei a Vodafone acerca da troca deste equipamento por ONT e router separados, mas parece que os routers que usam nestes casos só suportam 20 ou 50 Mbits, o que não me interessa.

Pois assim limitava-me os 100 Mbits contratados (na minha instalação a velocidade oscila entre os 50 em alturas de sobrecarregamento da rede e chega aos 100 com frequência).

Infelizmente parece que vou ter de recorrer a ter de arranjar uma solução com mais um equipamento, pois refazer a cablagem da casa nem pensar.

Mostrar mais
Moderador

Olá @prmp

Face à dificuldade apresentada, sugerimos que seja efetuada uma análise às redes Wi-Fi em redor, que podem estar a causar interferência no sinal emitido pelo equipamento da Vodafone, mesmo sabendo que no teu MacBook as dificuldades não são notórias.

O Huawei HG8247Q permite essa análise, mediante as seguintes intruções:

• Acesso a 192.168.1.1, iniciando sessão com username e password "vodafone";
  • Selecionar "Informações de Sistema" e "WLAN";

A opção "Diagnóstico com um clique" apresenta um relatório de possíveis melhorias. Sugerimos ainda a utilização da opção "Consulta" no menu "Informação da Ap vizinha" que listará as redes Wi-Fi alcance e o canal que cada uma emite, que permitirá a seleção de um canal menos obstruído.

A alteração do canal Wi-Fi poderá ser efetuada no menu "Configuração avançada", de seguida "WLAN". Em cada uma das Tab´s "Rede 2.4G avançada" e "Rede 5G avançada" deverá ser alterado o valor do canal, para um que não apresente utilização nos relatórios acima indicados.

Para finalizar, deverá ser selecionado "Aplicar".

Caso dificuldade persista, sugerimos contacto com Serviço 16913.

Obrigado

BrunoF_Vodafone

Mostrar mais
Novo Utilizador

Olá @BrunoF_Vodafone

O resultado do diagnóstivo exibe o que já esperava com a sugestão de implementar um AP.

Não são detetadas redes WiFi com interferência, no mesmo canal ou próximos.

Parece que vou ter de arranjar um repetidor.

Mostrar mais
Contribuinte

O router deveria ter ficado numa divisão da casa, nomeadamente central e onde existam duas tomadas de rede.

E deveria ter sido passada fibra até lá.

Um dispositivo WIFI não é para ficar fechado no ATI.

Mostrar mais
Novo Utilizador

A solução que arranjei para ultrapassar o problema foi adquirir o router Asus RT-AC68U.

Coloquei-o a funcionar como AP ligando a LAN1 do Asus à LAN 1 do router Vodafone, como ambos suportam 1Gbit a ligação ficou a essa velocidade.

A box ficou ligada à LAN3 (a aconselhada para IPTV) do Asus a 100Mbits que parece ser a maior velocidade que a box que me foi instalada suporta na ligação ethernet.

O router Asus ficou configurado com o DHCP desligado, a gateway ficou o IP do router Vodafone (192.168.1.1) e o IP do Asus ficou fora do range do DHCP do router Vodafone. No meu caso escolhi o IP 192.168.1.254.

Funciona 5*, o router é dual band e com ambas tenho cobertura no máximo no portátil e nos telemóveis.

Para evitar conflitos desligei o wireless do router Vodafone, senão tinha 4 redes wireless em casa. Bastam as duas do access point, assim sei sempre onde os clientes WiFi estão ligados.

A interface de gestão do router da Vodafone é acessível assim, por isso na prática tudo funciona com o AP.

Testei ver canais HD, gravações. Não experimentei o videoclube, mas como esta box não tem disco e as gravações imagino que estejam numa cloud, o videoclue também deve funcionar.

O telefone fixo continua ligado ao equipamento da Vodafone, pois o router Asus não tem uma porta para VOIP, mas na minha instalação não é problema, pois não precisava de alterar nada do telefone.

Na prática se a Vodafone ao invés de ter usado um ONT+router, tivesse apenas um ONT, este router Asus tem firmware para dispensar o router da Vodafone por completo.

Para finalizar, antes de colocar esta solução em funcionamento reportei ao Apoio Técnico da Vodafone, de onde me informaram que estão a optar só por um equipamento que junta as duas funcionalidades.

E foi-me dito que instalar o equipamento na caixa ATI é habitual nestes casos.

Como disse à pessoa que me ligou do 16913 a caixa ATI raramente está colocada no "centro" das casas, será quase sempre numa extremidade.

Ora atendendo que o cabo de fibra que vem do exterior termina na caixa ATI e que recolocar o modem implica levar o ONT atrás (visto serem um único equipamento), teria de obrigatoriamente andar a passar cabo de fibra para o novo local. Depois teria de passar cabo coaxial para voltar à caixa ATI para ligar as tomadas de TV da casa à saída CATV do equipamento da Vodafone.

No meu caso era impossível a tubagem ter espaço disponível para acrescentar esta cablagem.

Foi passado um cabo para uma ligação RJ45 a mais para o local onde queria colocar o router e já foi a custo que passou na tubagem.

Questionei da possibilidade de trocar o equipamento atual para ONT e router separado. Mas atualmente só têm router com WiFi a 20Mbits ou 50 Mbits.

Ora isto não me interessava pois tenho contratado um serviço a 100Mbits, que felizmente são atingíveis na zona onde moro.

A Vodafone devia considerar continuar a instalar equipamentos separados (ONT e router) em situações como a minha. Muita gente tem casas com caixa ATI e quase de certeza que têm problemas com o tipo de instalação que me fizeram. E evitavam que os técnicos andassem a passar cabo para ligações extra e os clientes teriam uma melhor serviço, pois o router podia ser colocado em qualquer local onde exista uma ligação RJ45.

Mostrar mais