cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
1

Criação

2

Resposta

3

Solução

Mudança de Residência - Aproveitamento Vodafone

Duarte83
Super Contribuinte
Super Contribuinte

Bom dia,

Venho por este meio poder alertar todos os clientes Vodafone e os potenciais para a forma como a operadora "destrata" os seus clientes, e como se tenta aproveitar nas situações das mudanças de casa.
Já não chegam os custos e os problemas a resolver, quando uma pessoa tem para mudar de casa, que a Vodafone ainda complica mais.

A minha fidelização está agora no 9º mês, e portanto tenho 15 mensalidades pela frente. Na semana passada informei a vodafone sobre a mudança de casa e pedi para que possa continuar a cumprir o meu contrato na nova morada. Logo na linha de apoio a clientes pediram-me para aumentar a fidelização, algo que eu não considero ético e recusei de imediato, primeiro tentaram 24 meses e depois ainda me falaram em 12 meses. No entanto não vejo qualquer necessidade para o fazer, até porque foi a minha pessoa que fez o contrato com a vodafone, continuo a ser eu o titular, e apenas vou mudar de casa. Apresentei então uma reclamação e a forma como a Vodafone tenta dar a volta ao prego é no mínimo surreal:

Segundo resposta à minha reclamação, a Vodafone faz contratos com as residências, ou seja com as casas e não com as pessoas. Ou seja, quando se muda de casa, como a casa é outra, há necessidade de cessar o contrato com a casa antiga e fazer um contrato com a nova casa. (ridículo). A pessoa aqui não importa, pelo que me apetece dizer que peçam, então o resto das mensalidades à casa em que está e eu faço um novo contrato para a morada onde vou.

Claro que vou continuar a reclamar, junto das entidades supervisoras e da ANACOM, porque penso que como estão os contratos são lesivos para os clientes. Agora é verdade que o cliente se vai "lixar" de uma forma ou de outra, mas no meu caso não posso compactuar com este abuso, e enquanto os clientes não "baterem o pé" vamos sofrer disto e ainda será pior com o passar do tempo. Isto é como as comissões bancárias, enquanto os clientes aceitarem, manter-se como clientes, os bancos irão carregar. 

Neste caso já pedi à vodafone que me indique o valor a pagar para poder deixar de ser cliente deles.
Outra possibilidade será deixar o sinal ligado na casa anterior e quem for para lá ter o serviço gratuito durante 15 meses.


Por isso peço à vodafone que me indique o valor a pagar para poder deixar de ser vosso cliente, uma vez que vocês não têm interesse em que eu cumpra o meu contrato na nova morada. 

130 RESPOSTAS 130

Saudades do ainda tempo de Telecel, e o início da Vodafone em Portugal, onde realmente fazia muito e bem pelo cliente, e este era atendido com valor.
Agora só respondem que lamentam, que percebem, e o cliente que espere, porque do vosso lado continuam a receber as mensalidades.

Duarte83
Super Contribuinte
Super Contribuinte

Hoje finalmente fui contactado e eis que partilho convosco aquilo que considero um "abuso" e que todos possam ver o que amanhã vos espera se por ventura pensarem em mudar de casa = Problemas com a Vodafone, pois a vossa mensalidade vai subir!


Meu contrato com a Vodafone foi de 24 meses a pagar 35€. Estou no 10º mês e faltam 14, num total que ascende a 490€ que são os valores totais até acabar de cumprir o meu contrato!
Agora vejam o que me foi proposto:

     1ª opção - Mensalidade sobre 7,5€ para os 42,90€ , e pago ainda 50€ de custos de instalação e fidelizo 12 meses! ou seja, estamos a falar de um valor globlal de 564,80€ (mais 74,80€)

     2ª Opção pagar na mesma +7,50€ por 6 meses, e com um custo de instalação de 75€. (Aqui já poderá compensar, porque o total a pagar são 332,40€). E ao menos ao fim de 6 meses vejo-me livre da operadora. 

     3ª opção - aumento de 17,90€ mas a pagar 270€ de custos de instalação. Aqui é a hipótese que tenho para me ver livre mais facilmente, mesmo assim há o ridículo de ter de pagar 270€ para irem instalar o serviço a minha casa, fico um mês e termino a relação com a Vodafone! Vejam se isto tem cabimento algum. No que dá o "aproveitamento" destas situações...

Relativamente à hipótese de pagar os custos de uma nova instalação, mas manter o contrato que tenho pelos 14 meses restantes, a Vodafone informa que tal não é possível. Mas se por acaso eu passar o contrato para o nome das pessoas que para lá forem morar, aí sim já se pode manter tudo.
Inacreditável.


Relativamente às informações apresentadas, peço que me confirmem se estas hipóteses estão confirmadas, e no caso de aceitar alguma delas a quem devo dirigir o pedido. 

Duarte83
Super Contribuinte
Super Contribuinte

Solicito que as propostas que me foram apresentadas "de boca" que me sejam enviadas por escrito, por email.
Relativamente a um potencial novo contrato pretendo ser informado das hipóteses mínimas de subscrição, ou seja não preciso de pacote (TV NET VOZ), uma vez que a fazer algo será com o mínimo possível para me poder desvincular de vocês o quanto antes.

Por isso questiono se há possibilidade de ter apenas e só serviço de TV, por forma à mensalidade ser bem mais reduzida. O que me foi proposto foi continuar a ter os 3 serviços, algo que não quero. 

Olá @Duarte83

 

Solicitámos um novo pedido de contacto.

 

Recordamos que, para mais esclarecimentos sobre as alternativas em causa, é necessário o contacto com a nossa linha telefónica desenhada para esse efeito. Caso fique interessado em alguma, é-lhe enviado as condições por email e, caso pretenda, pode posteriormente autorizar a alteração via SMS.

 

Pedimos, deste modo, que aguarde pelo contacto.

 

Obrigada,

Susan_Vodafone

Duarte83
Super Contribuinte
Super Contribuinte

Boa tarde,

Como combinado, aqui venho por preto no branco, aquilo que a Vodafone me tem tentado "impingir" tentando aproveitar-se da minha mudança de residência. Vejam só esta oferta e percebem logo da "ganância" e do aproveitamento:
Eu pensava que era o cliente que sabia o que precisava, afinal é a operadora que sabem senão vejam:

Eu indiquei que a opção que quero é a que me retenha o menos tempo possível, por forma a poder livrar-me deles o quanto antes.

Então queriam sugerir-me 42,90€ por 6 meses e um custo de instalação de 75€. Eu disse que tenho internet gratuita e não preciso de voz fixa, como praticamente já não se usa. Então pedi cotação apenas para Televisão. E vejam só se dá para acreditar na resposta deles;
Isso é um downgrade, e nesse caso a mensalidade baixa para 30,90€ mas não lhe vai compensar porque vamos cobrar 120€ pela instalação.


Ou seja, vejam o ridículo disto: A instalação de 3 serviços custa 75€ mas a instalação de apenas 2 serviços custa 120! Se isto não é ganância e aproveitamento não sei o que lhe chamar.

Esta situação, em particular vai direitinha reportada para a ANACOM para que eles possam colocar um "travão" a esta brincadeira, pois não vale tudo para ganhar dinheiro!

 

Duarte83
Super Contribuinte
Super Contribuinte

16911 ficaram de me contactar hoje, pelas 10:00. São 15:34 e ainda aguardo a chamada. E quais as consequências? O Duarte continua a pagar o serviço na residência que não tem ninguém! Já não tenho palavras para descrever o apreço que a Vodafone tem pelos seus clientes. O que me deixa feliz é que só a custa disto já conseguir que terminassem 4 contratos de actuais clientes, entre mudança de operador e desistências.

Duarte83
Super Contribuinte
Super Contribuinte

O desfecho disto irá acabar por "romper" pelo elo mais fraco, pois duvido que a ANACOM consiga por mão neste tipo de "abuso". De referir que questionei a vodafone sobre a possibilidade de eu mesmo suportar os custos de instalação na nova morada, mas continuar a cumprir o meu contrato e a resposta foi simples e directa: "não existe essa opção".

 

Portanto deixo aqui o meu apelo, e espero que não esteja a ter este trabalho todo para nada, porque já percebi que vou sair lesado desta situação, mas a minha maior preocupação é em "abrir os olhos" a muitos clientes, que tal como eu, quando vão fidelizar-se 24 meses, pensem bem no que estão a fazer. E os actuais clientes rependem também se querem ter os serviços desta operadora!

Duarte83
Super Contribuinte
Super Contribuinte

aí está confirma-se: optei pela proposta que acho menos penalizadora, e como o objectivo é ver-me livre da operadora contratei por 6 meses, apenas Net+Voz por 30,90€ e pago ainda 75€ de custos de instalação.
Vejam a diferença: O contrato que tinha era 35,90€ TV+NET+VOZ e oferta de HBO pelos 24 meses. Agora querem apenas menos 5€/mês, sem TV, sem oferta HBO, e ainda pagando um custo de 75€!

Agora aguardo apenas a resposta da ANACOM, para analisarem a questão do "abuso" nos custos de instalação, uma vez que pedem 75€ por esta, mas também há outra proposta que pedem, pela mesma instalação 120€! Ou seja, isto prova que também jogam com o um suposto custo de instalação para poderem penalizar mais o cliente em seu favor.

Esta "saga" está a chegar ao fim, agradeço as mais de 1500 visualizações, e acho que fica um bom exemplo daquilo que podem contar com a operadora, sobretudo as pessoas que pensem em mudar de casa. Com esta situação aprendi duas coisa:

Não são os clientes que sabem os serviços que precisam, mas sim a operadora. 
Por mais volta que o cliente der, a operadora arranja sempre forma de o penalizar, ou na mensalidade, ou no prazo, ou em último caso quase que duplicando o valor da instalação. E é este o ponto que está a ser analisado na ANACOM, até que ponto podem "abusar" nesse custo que deveria ser fixo, mas anda muito longe disso.


CatarinaF1
Novo Utilizador
Novo Utilizador

Passei pela mesma situação em Fevereiro, mas devido ao cansaço da própria mudança, que foi forçada e inesperada, acabei por ceder à refidelização com um plano mais caro (pois além de obrigarem a refidelizar, mesmo tendo na nova morada as condições para prestar o serviço antigo, obrigavam a uma subida de preço).

Ontem enviam-me a fatura mensal, e depois de terem forçado este novo contrato, como se isso não bastasse, cobraram indevidamente mais dois euros do que o valor contratado. Da minha parte também têm mais uma reclamação na ANACOM, e a todas as pessoas que conheço tenho recomendado que nunca façam contrato com a Vodafone. Neste momento não compensa de todo. O preço está fixado com as outras operadoras, e o apoio ao cliente é uma vergonha. Quanto ao serviço, entre recusa em substituir equipamentos obsoletos, constantes falhas no serviço de internet, e não garantirem a segurança do proprio sistema de tal forma que hackers conseguem mandar abaixo, ficamos mais bem servidos com outra operadora.

 

Só tenho pena de me terem vencido pelo cansaço e terem obrigado a refidelizar, mas pode ser que, ao terem cobrado a mais, por não estarem a cumprir o contrato, consiga que a ANACOM force o término do mesmo. Que bom que seria ver-me livre destas sanguessugas!

Catarina Feijão

Duarte83
Super Contribuinte
Super Contribuinte

@CatarinaF1 , antes de mais obrigado pelo teu testemunho.
Realmente esse é o espírito que se vive em muitos dos clientes actuais. Felizmente consegui "abrir os olhos" a 5 pessoas, duas delas já vão deixar a Vodafone, estando a terminar a sua fidelização e as restantes 3 já não vão fazer contrato, pois estavam a pensarem experimentar a operadora.

Há muitos anos atrás tive um fórum que falava sobre operadoras, onde explicávamos os tarifários, até mesmo hardware e redes. Aí conheci muita gente e ainda hoje alguns me vão pedindo opinião. 
A verdade é que já tive contrato com todas as operadoras e hoje posso dizer que foi com a Vodafone que senti mais este "abusar", ou usando um termo teu "samsuga". Já tive NOS, MEO, a antiga TV Cabo, Sapo...etc e de todos foi com a NOS que estive mais anos, cerca de 8 e foi a que mais gostei.
A Vodafone detorou-se muito no apoio ao cliente já não são rápidos nem eficientes como antes. Atingiram uma boa quota de mercado e acomodaram-se.

Como indiquei já vou na 4ª relcamação para a ANACOM, e finalmente a Vodafone ontem enviou email a responder que lá aceita que eu fique com o mesmo contrato, mas agora na nova morada mas com um custo de instalação de 150€.
Ou seja, até aqui, pela alínea não sei das quantas, era impossível não rescindir o contrato anterior e manter o novo, porque é um contrato numa morada...etc...etc. Afinal, como percebem que há aqui "gato" e do grande, até com a questão dos custos de instalação, já reportados à ANACOM, agora já dá para poder continuar a cumprir o meu contrato, com a oferta toda igual, e até já reduziram os custos de instalação, antes 270€ agora já baixou para 150€.

 

Ou seja, nada que me espante, e o que eu pedi à ANACOM é que trave estes abusos, que não faça ser ainda mais penoso, para uma pessoa que muda de casa, ter de andar a alimentar a gula do operador. 

Por acaso já ontem tinha dado a minha resposta, e claro que apesar de inicialmente querer cumprir o meu contrato, agora e depois da vergonha que estão a fazer, quero é deixar de ser cliente o quanto antes. Já tinha dado a minha escolha de manhã e foi quando me propuseram essa opção à noite.

Enfim, vejam só que a questão do contrato estar alocado à morada e na obrigatoriedade de fazer um novo... é tudo "bluff", e mais vamos descobrindo à medida que vamos tendo propostas.

 

Obrigado, mais uma vez, @CatarinaF1 e espero que o meu e agora o teu testemunho possam despertar mais pessoas para perceberem no que se podem meter, antes de pensarem em mudar de casa.