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Tv / Serviços

ATENÇÃO: gravações na cloud com mais de 6 meses são apagadas

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Contribuinte

  

  Soube hoje através do Blue_Zee (a quem muito agradeço a informação) que todos os que fazem gravações para a cloud têm no máximo 6 meses para as verem até estas serem apagadas. Se, como eu, também não sabiam... ficam agora prevenidos.

 

 

  Portanto tenham todos atenção e passem a escolher muito bem aquilo que querem ver pois tenhamos nós 10 horas de gravações na cloud, 100 horas, 200 ou mesmo 500 horas... apenas temos 6 meses para as vermos. É tempo suficiente? Ora, que interessa isso. a Vodafone é que manda nas gravações!

 

 

  Seria lógico pensarmos que a Vodafone nos avisaria convenientemente se decidisse fazer tal coisa mas não só a vodafone o faz como o faz sem nos avisar CONVENIENTEMENTE a todos nós, seus clientes... pelos vistos dá demasiado trabalho colocar um aviso a esse respeito em local apropriado quer na box quer na app Tv vodafone!

 

 

  Um simples aviso, assim do estilo:

 

  Gravações com mais de 6 meses serão apagadas!

 

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26 RESPOSTAS
Ultra Contribuinte
Solicita a passagem das gravações para disco e deixas de ter tempo limite.
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Ultra Visitante

Mas que... Smiley maluco

 

A única coisa que a Vodafone anuncia é um limite de s.e. 200 horas de gravação, seja em disco (box local) seja em servidor deles (nuvem)! Por que raio de razão haveriam de criar um limite de 6 meses, que sentido é que isto faz?... E ainda para mais não o anunciam nem o avisam previamente?... Se isto é assim acho bem que a VDF altere isso, o único limite que faz sentido (por o espaço nos servidores não ser ilimitado) são o n.º de horas máximas de gravação. Vodafone, p.f. acordem!!!!!

 

P.S.: Por analogia, um tipo que tivesse mensagens de correio eletrónico p. ex. no Gmail já não lhe bastaria ter 15 GB de limite, ainda lhos apagariam ao fim de 6 meses... deveria ser giro... e o Gmail (que por óbvio não faz isto) é um serviço gratuíto!

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Contribuinte

  

  Sim, imgod, é verdade mas se fizer isso deixo de poder ver as gravações na app. Ou seja, nenhuma das soluções satisfaz completamente.

 

  Como clientes, ou temos uma coisa ou temos a outra e dadas as limitações de cada uma das soluções é preciso analisar qual delas é a menos inconveniente, penso eu.

 

 

 Mas, no meio desta história, o que eu teria gostado mesmo é de não ter sido surpreendido já por várias vezes com gravações a desaparecerem sem saber porquê mas principalmente, quem sabe, de andarmos provavelmente todos aqui em casa a comertermos pequenas injustiças acusando-nos uns aos outros de apagar gravações quando a culpa era afinal da Vodafone. 

  

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Contribuinte

  

  Caro jomaci, que sentido faz?! Nenhum, não faz sentido absolutamente nenhum este limíte de 6 meses.

 

 O único límite realmente admissível (como muito bem escreveu), seria mesmo as 200 horas ou então o espaço total ainda disponível em disco nos servidores em nuvem, isto dependendo do límite que fosse atingido primeiro... as 200 horas ou o tal espaço em disco nos servidores. Isso sim, ainda seria tolerável. 

 

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Visitante Junior

Não tirando a razão às reclamações colocadas neste post (com as quais concordo a 300%!), informaram-me agora no apoio ao cliente que é possível proteger gravações dessa "limpeza": no menu Gravador, clicar no episódio/filme gravado, depois em Opções e escolher "Prrogeter gravação". Tem é que ser depois de gravadas e uma a uma... Poderá ajudar enquanto a Vodafone não resolver o problema.

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Ultra Contribuinte
Penso que protege apenas da limpeza automática em caso de estar a ficar sem espaço. Não previne a limpeza após 6 meses.
ATENÇÃO
Não pertenço nem trabalho para a Vodafone.
Todos os meus comentários relacionados com a Vodafone são opinião própria ou de conhecimento geral normalmente adoptado por esta.

A Vodafone não tem qualquer responsabilidade por qualquer comentário efectuado por mim.

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Contribuinte

  
  doloresbf, a confirmar-se será essa uma informação valiosa para as nossas gravações mas, tal como o pedrorios, também eu sempre assumi que essa opção de "Proteger gravação" se referia àqueles momentos de necessidade de arranjar espaço para novas gravações quando o disco da box fica cheio ou então ao atingir-se as 200 horas de gravação na nuvem.

 


  Certamente, qualquer um de nós em breve terá oportunidade de verificar se alguma gravação com essa protecção activada e com mais de 6 meses será apagada ou não.

 


  O certo, para já, é que, pelo menos no meu caso, apesar de nunca ter tido essa protecção activada em nenhuma das minhas gravações, nem todas as gravações com mais de 6 meses foram apagadas:


- apagaram todos os filmes com mais de 6 meses;


- apagaram todos os episódios da série "The Walking dead" com mais de 6 meses;


- mas ficaram (não apagaram) episódios de uma outra série gravados há mais de 6 meses;

 

 

  Desonfio que a existência da Fox play teve papel determinante no facto de terem apagado os episódios de "The Walking dead" já que a outra série que não foi apagada é de outro canal que não da Fox mas também posso estar enganado e não terem apagado tudo pode ter-se devido a uma falha da "limpeza dos 6 meses".

 

 

  A ver vamos...

  

 

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Ultra Mentor

A proteção à gravação referida por @doloresbf não impede a limpeza aos 6 meses.

 

Reparem que o espaço em cloud não é infinito, logo não é possível manter as gravações para sempre.

FIFO com prazo de 6 meses...

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
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Contribuinte

  
  Para que, como eu, outros não tenham de pesquisar o significado de FIFO aqui fica:

 

"Em Ciência da Computação, FIFO (acrônimo para First In, First Out, que em português significa primeiro a entrar, primeiro a sair) (...)" (wikipedia)

 

  Ou seja, a primeira gravação a ser feita é também a primeira a ser apagada quando há falta de espaço.

 

 

 

  Pessoalmente não pus em causa a necessidade de em determinado momento terem de ser apagadas gravações para dar lugar a novas gravações. O que realmente é inadmissível é a falta de aviso (tanto na box como na app) desse prazo o que deixa os clientes da Vodafone desprevenidos e apanhados de surpresa ficando sem saber por que razão desapareceram as suas gravações.

 


  Mas quanto aos 6 meses propriamente ditos... tal prazo parece-me arbitrário. Se em todo o lado o que anunciam é o limite de 200 horas então deviam respeitá-lo e só mesmo em caso de força maior como estar prestes a acabar o espaço em disco nos servidores na nuvem é que seria admíssivel essa limpeza FIFO mas mesmo assim deveriam envidar todos os esforços para que tal limpeza antes do límite anunciado não acontecesse.

 


  Se o limite de 200 horas é demasiado alto então que o baixem mas suponho que isso não cairia bem na secção de marketing da Vodafone mas há outras formas de prevenir que tenha de ser efectuada qualquer limpeza aos 6 meses e antes das 200 horas...

 


  Tal como eu, também o Blue_Zee já viu por aqui no fórum inúmeras reclamações quanto ao agendamento das séries e respectivas temporadas que, não poucas vezes, provoca grande confusão na nossa lista de gravações com episódios que já não nos interessam nada a serem gravados a toda a hora o que, inevitavelmente acaba por resultar numa grande quantidade de horas a serem gravadas e a desnecessariamente comer-nos o limite de horas e, claro... a ocupar também desnecessariamente muito espaço de gravação nos discos do servidor na nuvem (e no disco na box).

 

 

  Desconfio que se a Vodafone fizesse um agendamento de séries minimamente decente muito, mas muito do espaço agora desperdiçado nos discos do servidor na nuvem seria rapidamente recuperado e essa aparente necessidade de limpeza a cada 6 meses desapareceria como por magia!

 


  Se ao menos houvesse dentro da Vodafone verdadeira vontade para resolver certos problemas evitar-se-iam também uns quantos outros problemas que tendem a aparecer tipo bola de neve.

  

 

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