Menu Toggle

Bem-vindo ao Fórum Vodafone

Tv / Serviços

ATENÇÃO: gravações na cloud com mais de 6 meses são apagadas

Ultra Mentor

A gestão de temporadas nas gravações de séries em cloud ainda é pior do que em disco.

Creio ter sido também um dos primeiros a chamar a atenção para esse problema acrescido na cloud depois de um breve teste de um par de horas com cloud antes de reverter para disco precisamente há um ano atrás.

Quanto às 200 horas versus 6 meses, infelizmente não são diretamente proporcionais.

Salvo melhor explicação técnica, os 6 meses de todos os canais ficam na cloud independentemente das horas de gravação. A esses 6 meses de gravações são apostos marcadores que representam cada cliente que decidiu gravar determinado programa e que permitirá a esse cliente aceder a essa gravação.

O cliente apagando a gravação o sistema apaga esse marcador específico.

Ora, independentemente das horas de gravação de cada cliente os servidores mantêm em permanência esses 6 meses de programação e para manter esse volume de informação é necessário um determinado espaço que não é infinito.

Obviamente há meios para emagrecer tudo isto, eliminando por exemplo programas que ninguém marcou para gravar, etc., etc.

Dada a explicação técnica simplista, resta-nos a falta de publicidade e aí sim, concordo na generalidade nunca foi óbvia essa informação.

Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Mostrar mais
Contribuinte

"Salvo melhor explicação técnica, os 6 meses de todos os canais ficam na cloud independentemente das horas de gravação. A esses 6 meses de gravações são apostos marcadores que representam cada cliente que decidiu gravar determinado programa e que permitirá a esse cliente aceder a essa gravação.

O cliente apagando a gravação o sistema apaga esse marcador específico."

Blue_Zee, obrigado pela explicação que,aliás, faz todo o sentido.

Sendo assim, se a cada programa gravado é aposto um marcador por cada cliente que decidiu gravar esse programa então a mesma gravação serve para vários clientes o que é já um meio de poupar espaço em disco nos servidores e assim sendo admito que a solução de uma melhor gestão de temporadas não teria aqui qualquer impacto (o que não significa que não se imponha a necessidade de uma melhor gestão de temporadas).

Mas há aqui algo que ainda me faz confusão. Se a Vodafone grava os últimos 6 meses na íntegra (e a questão agora está se é mesmo na íntegra) então está a gravar 182,5 dias x 24 horas = 4380 horas de gravação por canal.

Pelo exemplo das gravações automáticas dos últimos 7 dias é exactamente o que a Vodafone faz pois nestas gravações já me dei conta por diversas vezes que os últimos 7 dias são gravados na íntegra (7 dias x 24 horas = 168 horas de gravações por canal) pois pela diferente publicidade que antecede o programa (nomeadamente filmes ou episódios) torna-se óbvio que se o mesmo programa, por exemplo com a duração de uma hora:

- for transmitido só uma vez nesses 7 dias então só é gravado uma vez -> uma gravação de uma hora;

- mas se for transmitido meia dúzia de vezes então é gravado meia dúzia de vezes -> seis gravações diferentes para o mesmo programa de uma hora = 6 horas de gravações o que significa 5 horas de gravação a mais... desperdiçadas;

Transpondo esta situação para os 6 meses... dá muitas e muitas horas que poderiam poupar, ou seja, muito espaço em disco que poderia ser recuperado.

Não é minha intenção fazer publicidade mas na meo (gravações dos últimos 7 dias) só é guardada a última emissão de cada programa. Se um determinado programa já foi transmitido e se o voltarem a transmitir a nova gravação substitui a anterior gravação desse programa o que inevitavelmente implica uma significativa poupança de espaço em disco.

Se os reponsáveis da Vodafone seguissem o exemplo, parece-me que os 6 meses (só tinham dinheiro para 6?) cairiam por terra. Se não seguirem ainda há outras opções que também não obrigam a comprar mais espaço em disco.

Outro exemplo, quando o mesmo canal é transmitido em sd e em hd, por que não gravarem, por exemplo, só o canal em sd já que uma hora em sd ocupa muito menos espaço em disco do que em hd. Ou o inverso, se preferirem: gravarem só o canal em hd. Para quê os dois?

E ainda mais outro exemplo, podem começar a pensar em utilizar um codec que utilize o novo H.265 (HEVC) como norma de compressão. Não sei que norma utilizam actualmente mas se for H.264 a passagem para H.265 significaria que o mesmo espaço em disco que agora dá para 6 meses passaria a dar para 12 só pela utilização desta nova norma de compressão. Se utilizam actualmente uma norma ainda mais antiga (por ex. H.263) o ganho seria ainda maior.

E outras soluções deve haver para cumprirem o que prometem mas, para já... já não era nada mau que se despachassem a colocar o aviso

Gravações com mais de 6 meses serão apagadas!

na box e na app para que outros como eu não fiquem a coçar a cabeça a pensar: "Para onde *"#$/&% foram parar as minhas gravações?!!!"

Mostrar mais
Contribuinte

3 semanas passadas, vale a pena insistir...

Mostrar mais
Antigo Moderador

Olá @madgv,

A informação sobre as condições e caracteristicas do Gravador está disponível no site da Vodafone, incluindo a questão da disponibilidade por 6 meses das gravações efetuadas. 

Esta limitação existe devido a questões relacionadas com direitos de autor ou por imposição dos respetivos canais.

Cumprimentos,

JoaoPP_Vodafone

Mostrar mais
Contribuinte

Caro JoaoPP_Vodafone, não quero cansá-lo mas para que se relembre do que se passa copio aqui partes de mensagens que já lhe dirigi a si mesmo JoaoPP_Vodafone há algumas semanas no tópico "O mistério das gravações desparecidas"

" Caro JoaoPP_Vodafone, respondendo agora ao seu comentário a Vodafone deveria avisar os seus clientes desse facto em local apropriado tanto no menu das gravações da box como na app Tv vodafone mas não o faz, não há qualquer aviso. Nada, em lado nenhum! Será que custava muito? Ou é preferível surpreender os clientes eliminando-lhes as gravações sem qualquer aviso?

Não me parece ser boa política para a vodafone. não concorda?"

´´´´´´

" Não considera então o caro JoaoPP_Vodafone (em nome da Vodafone) importante que este tipo de informação esteja bem vísivel e em local apropriado tanto na box como na app Tv vodafone?

Se eu clicar no ponto de interrogação no canto inferior esquerdo da app encontro lá esta informação? Ou se eu for ao menu de ajuda da box encontro lá esta informação? Não me parece...

Não é este tipo de informação digna de se colocar nestes locais?

Não é a Vodafone uma empresa com um serviço de televisão por cabo a fornecer também um serviço de gravação? Acha mesmo que basta colocar este tipo de informação no contrato em letras minusculas que, ainda mais com a passagem do tempo, já mal se conseguem ler e não colocá-la em mais lado nenhum?"

´´´´´´

...e, já agora, parte de uma outra mensagem dirigida ao seu colega BrunoC_Vodafone também no mesmo tópico "O mistério das gravações desparecidas" (substitua BrunoC_Vodafone por JoaoPP_Vodafone e faça de conta que também lhe foi dirigida):

" Caro BrunoC_Vodafone, tenho de humildemente tirar-lhe o chapéu pois o BrunoC_Vodafone conseguiu algo que eu não tive habilidade suficiente para descobrir nem mesmo quando andei a vasculhar o vosso site em busca de informações sobre os vossos pacotes de TV NET VOZ, o que me deixa curioso sobre há quanto tempo estará esta informação no local que acabou de indicar.

Seja como for, suponho que não deva sentir-me particularmente mal pela minha aparente inabilidade já que é obrigação de quem, por parte da vodafone, nos presta informações saber estas coisinhas todas na ponta da língua... ou dos dedos, neste caso.

Finalmente, não posso deixar de agradecer terem registado a... sugestão de colocarem um aviso em local apropriado tanto na box como na app de que gravações com mais de 6 meses serão apagadas!

Cá ficarei então à espera que a sugestão seja rapidamente aceite e implementada para bem de outros clientes que continuam na ignorância tal como eu estava até há poucas horas em relação a este respeito."

´´´´´´

Mas dada a resposta que agora o JoaoPP_Vodafone me deu, parece-me afinal que o registo da minha... sugestão foi apenas mental e que bem poderei esperar sentado até que a minha... sugestão seja aceite e implementada!

Se depois de tanto palavreado já se esqueceu da... sugestão, então aqui fica mais uma vez, coloquem o aviso

nos menus de gravação tanto da App como da Box  ou então, mais fácil ainda para os vossos mui talentosos engenheiros, nos respectivos menus de ajuda já que isto seria o mínimo dos mínimos para alertar os restantes clientes de modo a que estes não sejam também apanhados de surpresa (cmo eu fui) por tal limitação!!!

Mostrar mais
Antigo Moderador

Olá @madgv,

A informação (nos menus da box) pode ser encontrada no menu Gravador > Opções > Espaço de gravação.

Cumprimentos,

JoaoPP_Vodafone

Mostrar mais
Contribuinte

JoaoPP_Vodafone, agradeço o esforço que despendeu neste seu recente esclarecimento.

Não sei há quanto tempo foi colocada essa informação na box (particularmente nessa box ou eventualmente noutras) apenas sei que é a primeira vez que estou a ver essa mensagem e estou a vê-la apenas na foto que colocou. Na box para onde olhei há minutos pude confirmar que não aparece essa informação no menu que indica ( Gravador > Opções > Espaço de gravação ).

Só posso supor que essa informação apareça na box na próxima actualização...

Falta então a dita informação aparecer também na app (que não tem uma actualização há já várias semanas).

Já agora, peço um esclarecimento não relacionado: ao escrever-se uma mensagem como esta que estou agora a escrever... qual é o tamanho predefinido do texto?

As escolhas apresentadas vão de 1 até 7 mas eu no navegador que mais utilizo (Opera 12.17) não vejo qualquer diferença de tamanho entre elas quer ao escrever quer ao ver a mensagem já publicada.

(Só recentemente reparei nessa diferença de tamanho ao visualizar o fórum com um outro navedagor pois até aí julguei que a escolha de diferentes tamanhos não estivesse a funcionar.)

Mostrar mais
Moderador

Olá @madgv

Ao escrever no fórum, o tamanho pré-definido é o 2.

Em relação ao menu das gravações, encaminhámos a situação à área responsável. Logo que possível receberás um contacto.

Obrigado

BrunoF_Vodafone

Mostrar mais
Contribuinte

BrunoF_Vodafone, obrigado pelo esclarecimento em relação ao tamanho pré-definido do texto.

Em relação ao menu das gravações... não percebi. Agradeço a disponibilidade mas não percebi. Diz-me que receberei um contacto?! Que contacto e para quê?

Não estão já, vocês moderadores em nome da Vodafone, a contactar-me ao responderem aqui no fórum? Se se refere a um contacto via telefone então não será a mim que irão contactar pois vocês não têm qualquer outro modo de me contactarem que não seja aqui através do fórum.

Mas se se refere ao contacto via SMS que a pessoa que fez o contrato convosco (e em nome de quem já eu expus aqui no fórum um problema de facturação, pois já não tem idade para se chatear com estas coisas e muito menos em como utilizar fóruns na internet) recebeu ontem (dia 11) da Vodafone onde (para sua surpresa e completo desconhecimento) é-lhe dito que em breve a iriam contactar de novo para resolverem "este" problema então tenho agora de perguntar... que problema pretende a Vodafone resolver na box deste vosso cliente que contactaram via SMS?

Por aqui ainda ninguém detectou qualquer problema na box: a imagem é boa, o menu de gravações funciona tal como é pretendido. Enfim, a box está a funcionar bem, não tem (felizmente) qualquer problema que necessite da intervenção da Vodafone. Portanto tirem da ideia voltarem a contactar este cliente (a quem eu, a seu pedido, ocasionalmente dei voz aqui no fórum) seja para enviarem técnicos a sua casa ou seja lá para o que for, alegando um problema que não existe.

O que existe é o problema de haver quem ainda não saiba que passados 6 meses as suas gravações são apagadas, apenas e só isso e mais nada!

De facto, o JoaoPP_Vodafone colocou aqui uma foto do menu de opções das gravação de uma box onde a informação dos 6 meses está presente mas isso não quer dizer que todas as box tenham essa informação e não tendo essa informação muitas outras pessoas continuam sem saber que as suas gravações são apagadas ao fim de 6 meses. É a estas pessoas que interessa informar através da colocação dessa informação nesse menu das suas box e, não esqueçamos, através da colocação de algo semelhante algures na App TV.

Tenho de insistir, tirem da ideia de voltarem a contactar-me seja por chamada telefónica ou SMS pois não serei eu o contactado, nunca eu cá deixei o meu contacto no fórum nas mensagens privadas dirigidas aos moderadores. Além do mais, a box que eu vi não ter essa informação dos 6 meses nem sequer foi em casa da pessoa que ontem vocês contactaram via SMS portanto agradeço, neste caso, que não sejam tão voluntariosos e que não voltem a contactar a pessoa a quem ontem enviaram a SMS pois essa pessoa não tem nada a ver com o assunto, não tem nada a ver com o meu pedido de a Vodafone colocar em locais apropriados na box e na app a informação dos 6 meses.

Repito, desencaminhe a situação à área responsável que enviou ontem a SMS e não voltem a incomodar a pessoa a quem enviaram a SMS!

Mostrar mais
Antigo Moderador

Olá @madgv

Verificamos que a situação já se encontra encaminhada para o departamento técnico, pelo que o contacto será efetuado para o titular da conta TV Net Voz..

Obrigado

João - Vodafone

Mostrar mais